English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

com apenas umas bacias,umas formas,jornais,folhas e só !

2007-02-27 05:36:12 · 27 respostas · perguntado por Cherry 2 em Casa e Jardim Faça Você Mesmo

27 respostas

botando ele vc sabe aonde

2007-02-27 07:08:39 · answer #1 · answered by picão 1 · 0 9

que você precisa:

papel e água
bacias: rasa e funda
balde
moldura de madeira com tela de nylon ou peneira reta
moldura de madeira vazada (sem tela)
liquidificador
jornal ou feltro
pano (ex.: morim)
esponjas ou trapos
varal e pregadores
prensa ou duas tábuas de madeira
peneira côncava (com "barriga")
mesa
Etapas:

A - Preparando a polpa:

Pique o papel e deixe de molho durante um dia ou uma noite na bacia rasa, para amolecer. Coloque água e papel no liquidificador, na proporção de três partes de água para uma de papel. Bata por dez segundos e desligue. Espere um minuto e bata novamente por mais dez segundos. A polpa está pronta.

B - Fazendo o papel:

1. Despeje a polpa numa bacia grande, maior que a moldura.


2. Coloque a moldura vazada sobre a moldura com tela. Mergulhe a moldura verticalmente e deite-a no fundo da bacia.


3. Suspenda-as ainda na posição horizontal, bem devagar, de modo que a polpa fique depositada na tela. Espere o excesso de água escorrer para dentro da bacia e retire cuidadosamente a moldura vazada.


4. Vire a moldura com a polpa para baixo, sobre um jornal ou pano.


5. Tire o excesso de água com uma esponja.


6. Levante a moldura, deixando a folha de papel artesanal ainda úmida sobre o jornal ou morim.



C - Prensando as folhas

Para que suas folhas de papel artesanal sequem mais rápido e o entrelaçamento das fibras seja mais firme, faça pilhas com o jornal da seguinte forma:

Pendure as folhas de jornal com o papel artesanal no varal até que sequem completamente. Retire cada folha de papel do jornal ou morim e faça uma pilha com elas. Coloque esta pilha na prensa por 8 horas ou dentro de um livro pesado por uma semana.

Efeitos decorativos

Misture à polpa: linha, gaze, fio de lã, casca de cebola ou casca de alho, chá em saquinho, pétalas de flores e outras fibras.

Bata no liquidificador junto com o papel picado: papel de presente, casca de cebola ou de alho.

Coloque sobre a folha ainda molhada: barbante, pedaços de cartolina, pano de tricô ou crochê. Neste caso, a secagem será natural - não é necessário pressionar com o pedaço de madeira.

Para ter papel colorido: bata papel crepom com água no liquidificador e junte essa mistura à polpa. Outra opção é adicionar guache ou anilina diretamente à polpa.




Dicas importantes

tela de nylon deve ficar bem esticada, presa à moldura por tachinhas ou grampos.
Reutilize a água que ficar na bacia para bater mais papel no liquidificador
Conserve a polpa que sobrar: peneire e esprema com um pano. Guarde, ainda molhada (em pote plástico no congelador) ou seca (em saco de algodão). A polpa deve ser ainda conservada em temperatura ambiente.

2007-02-27 13:40:45 · answer #2 · answered by elidarolim 4 · 8 1

Raquel, vou te dar o site, não por preguiça de escrever, mas para visualizar todo processo com tudo colorido, tudo em 16 passos, esse não é o mesmo que os dois colegas mandaram prá vc. Inclusive, a estilista Érika Senra mostra quais os papéis melhores para serem utilizados, os cuidados como usar o liquidificador sem queimá-lo por excesso de papel, também a quantidade correta de água conforme a quantidade de papel.

http://www.acessa.com/mulher/arquivo/artesanato/2005/11/29-papel/

Agora, é uma outra orientação de como fazer papel reciclado, veja a seguir.
Materiais necessários:
-Liquidificador
-Varal
-Pregadores de roupa
-Bacias (rasas e fundas)
-Esponja
-Peneira Côncava (com barriga)
-Pano de prato
-Uma pilha de jornais
-Moldura de madeira com tela de nylon ou peneira reta
-Moldura de madeira vazada (sem tela)
-Prensa (utilizamos duas tábuas de madeira ou mesmo de polietileno)
-Mesas (utilizamos três mesas)
Rasga-se o papel a ser reciclado em pedaços de aproximadamente 3x3 cm.
Deixando de molho de um dia para o outro.
1- No dia seguinte, bate-se no liquidificador o papel que ficou de molho. Cuidado com a quantidade de papel que vc vai colocar para não queimar o motor de liquidificador.
2- Mede-se a a massa de papel e coloca-se numa bacia usando o dobro de água.
3- Em seguida, mergulha-se o papel na peneira. Cachoalhe a peneira devagar, espalhando a massa por igual. Deixe o excesso de água escorrer da peneira em cima da bacia. Nesse momento, pode-se acrescentar folhas secas de plantas, pétalas secas de flores ou pedaços de papel colorido.
4- Invertemos a peneira com a massa de papel em cima do pano de prato, que por sua vez estará em cima de uma pilha de jormais.
5- Prensamos com cuidado a esponja sobre a massa de papel, (fazendo uma leve pressão), absorvendo toda água possível.
6- Em seguida, levanta-se a peneira pelas bordas. A massa de papel que ficou aderida ao pano. Dobra-se o pano sobre a massa, embrulhando bem, pendurando-se assim num varal.
7- O tempo de secagem varia conforme a umidade do dia.
Quando o papel estiver totalmente seco, retira-se do varal aquele papel embrulhado no pano de prato, estende-se sobre uma mesa e vá descolando com cuidado o papel seco. Agora ele está pronto.
8 - Depois de pronto e seco, o papel pode ser cortado, decorado ou uitlizar para fazer cadernos, cartões, envelopes, blocos, convites, panfletos, etc. etc.
Fica muito bonito se vc cortar com tesoura p/decoração para fazer cartões. essa tesoura é encontrada em lojas que vendem material p/artesanato, o preço varia entre aproximadamente entre R$4,00 a R$6,00.
OBSERVAÇÕES:
Tipos de papel que PODEM SER RECICLADOS:
jornais e revistas, formulários de computador, folhas de caderno, papel sulfite, provas, apostilas, envelopes, aparas de papel, caixas em geral, papel de fax, cartazes, folhetos, panfletos, papel ou sacolas de padaria, papel de embrulho.

Tipos de papel que NÃO PODEM SER RECICLADOS:
Fita crepe, papéis metalizados, papel carbono, papéis parafinados, papel manteiga, papel plastificado, papel sanitário, como também papéis sujos em geral, etiquetas adesivas, fotografias, tocos de cigarro; papel de bala, de chicletes, de picolé e de chocolates; embalagens de biscoitos.
OBS2: Você verá na matéria do site que lhe dei, que não deve-se utilizar papel de jornal e nem de revista devido sua qualidade. Eu, particularmente, ainda não fiz o teste com papel jornal e enm revista.
BOA SORTE!!!

2007-02-27 18:09:51 · answer #3 · answered by billi 6 · 3 0

Deixe o jornal de "molho" na bacia... atém que ele vai estar uma pasta.... se tiver um liquidificador ainda bata pasta que se formará.
Se você tiver um tipo de peneira melhor, senão pegue um pano velho e coloque esta "pasta" junto. Torça bem, tirando todo líquido que puder, depois pode passar ainda um rolo de macarrão por cima...
Deixe bem fino e coloque para secar, demora um pouquinho mas logo você terá um papel reciclado. Se colocar anilina quando estiver batendo no liquidificador ainda terá a cor que você quiser.

2007-02-28 05:58:22 · answer #4 · answered by Camila C 1 · 2 0

O material disponível precisa ser mais específico; p.ex. folhas de que?
Se for de papel, tudo bem. As formas quadradas, tipo peneira. fina.
Será necessário 1 l de ÁGUA DE LAVADEIRA(cloro a 2%) e talvez um pouco de SODA CÁUSTICA. Ambos servirão para branquear as folhas de papel e os jornais em bacias separadas para banhos de imersão, dosados e diluídos em água, conforme a quantidade programada.
Após 2 a 4 dias, ou mais, se obterá uma pasta branca (celulose), compacta, mas mole, a qual irá para a secagem das folhas de papel assim obtido, estendidas e aplainadas (com rolo de macarrão) nas formas. A secagem deverá ser á sombra, evitando-se a exposição solar direta.
O produto final será um papel grosseiro, tipo cartão.

2007-02-27 19:43:21 · answer #5 · answered by Zéduardo 4 · 2 0

Que maravilhosa aula recebemjos da nossa colega. Parabens. Fico com a sua resposta que me ajudou bastante. Aliás, como informação para todos:
Temos no Rio de Janeiro a Cia. Federal de Fundição (fundada em 14/09/1901) que fabrica máquinas e equipamentos para a industria de papel e celulose e que funde peças como o monolucido de l8 toneladas. Fica em Pavuna.

2007-03-01 07:08:18 · answer #6 · answered by Alberto Bento 7 · 1 0

A maneira de fazer já foi informada mas tenho dicas de utilização.
1) Pode-se fazer impressões com papel transfer e ferro quente sobre o papel reciclado e utilizá-lo em envelopes e cartões.
2) Para não perder a característica artística de reciclagem, o papel reciclado deve ser rasgado e não cortado. Corta-se fazendo um risco com objeto pontiagudo, passa-se um pincel molhado com água (bem estreito) nesse risco, para amolecer o papel, coloca-se uma régua em um dos lados do risco e, delicadamente, separa-se o outro lado. As bordas devem ficar "peludinhas".
3) Na hora de virar a tela sobre o tecido, coloca-se rendas plásticas (imitando crochê), que depois de seco são retiradas, ficando somente a impressão em baixo relevo. Pode-se pintar o baixo relevo com um pouco de guache bem aguada, só para dar um pouco de contraste.
4) O papel reciclado pode ser utilizado em impressora mas ele não poderá ser muito grosso e nem fino demais. Fica lindo em pergaminhos, que depois de escritos devem ter as bordas rasgadas delicadamente, imitando um papel velho.
5) Fiz lindos objetos para escritório (porta-lápis, porta-clips, etc...) forrando latas de leite condensado, extrato de tomate, caixinhas de creme de leite e colando-as sobre uma base de papelão, também forrada com papel reciclado.
6) Caixas de leite longa vida devem ser lavadas com um pouco de bicarbonato de sódio para tirar o cheiro azedo. Podem ser transformadas em sacolas para presente, abrindo a parte de cima e fazendo dois furos de cada lado para passar um cordão ou, para quem tem boas habilidades, em baús.

Baú: São necessárias duas caixas de leite.
A caixa é utilizada na horizontal, com a parte mais larga para baixo. Corta-se a parte de cima nas dobras dos lados e da frente, deixando preso na parte de trás (que será a tampa). Recorta-se mais uma borda de 1 cm nos três lados para ficar mais baixo.
Abra a outra caixa e recorte duas meias-luas cuja base deve ter a largura do lado do baú. Deixe uma borda de 0,5 cm. para colar. Cole nas laterais do baú.
Forre com o papel reciclado.
Faça dois furinhos na frente, bem no meio, distantes 3 mm um do outro e 1 cm abaixo da borda e prenda um anel de lata de refrigerante. Na tampa, na mesma direção, faça os mesmos furos e faça uma argola com fio de juta ou qualquer outra fibra, para enganchar no anel e imitar a fivela. Faça dois furos de cada lado e prenda duas argolas de fio, iguais à da frente, para imitar as alças do baú.
Se o baú for utilizado como porta-jóias, pode-se forrá-lo por dentro.
Para utilizá-lo como caixa de bombons pode-se deixá-lo sem forrar por dentro, já que a caixa de leite é impermeabilizada e aluminizada.

2007-02-28 15:06:16 · answer #7 · answered by Mirna D 1 · 1 0

So vc entrar nesse site e vc vai ver como é o procedimento do papel reciclavel.
http://mg.misterape.com/?ac=vid&vid=57109726

2007-02-28 14:46:15 · answer #8 · answered by William Dias de Oliveira Souza S 1 · 1 0

Lendo tudo que foi explicado achei muito interessante e é por ai mesmo, agora temos que tomar cuidado com o meio ambiente.
Se não estaremos, reciclando o papel e ao mesmo tempo poluindo com água de papéis contaminados etc....
Fiz um curso e é super interessante. Informações

marcelobr1@yahoo.com.br

2007-02-28 14:42:22 · answer #9 · answered by Marcelo G 2 · 1 0

Você precisa de uma bacia, uma tela de serigrafia, uma moldura de tela de serigrafia, bastante pano velho para enxugar, liquidificador. No caso do papel colorido anilina de bolo ou papel crepom e para decorar use petalas e folhas coloridas.
Para fazer:
Coloque o papel de molho por +- 8 horas. Depois bata no liquidificador e despeje na bacia. Quanto mais agua mais fino fica a folha. Misture a massa com a mão e acrescente anilina para colorir e pétalas picadas para decorar.Jogue a massa na tela de serigrafia. Vai sacudindo até ficar uniforme. Em seguida coloque a tela vazia e enxugue o avesso com os panos velhos. Despeje sobre um jornal e coloque para secar. Eu gosto de passar o papel com ferro bem quente depois de seco. E só colocar outra folha por cima antes de passar. Entendeu? Qualquer dúvida estou a disposição

2007-02-28 11:22:27 · answer #10 · answered by Thereza Fialho F 1 · 1 0

As dicas estão todas no site www.acessa.com. Lá tem o passo a passo ensinado por mim, Érika Senra. Boa sorte!

2007-02-28 09:57:50 · answer #11 · answered by Erika Senra 1 · 1 0

fedest.com, questions and answers