English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-26 14:31:18 · 4 respostas · perguntado por Tricolor Flu 4 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

4 respostas

Chiclete, goma de mascar ou chiclé (Brasil), pastilha elástica (Portugal) ou chuinga (Moçambique e Angola) é um tipo de confeito que é produzido para ser mastigado e não engolido. Tradicionalmente é produzido a partir do látex de uma árvore denominada chicle ("TCHI - CLÉ" que quer dizer Tchi=boca e Clé=movimento), um produto natural. Atualmente, por razões econômicas, os chicletes são produzidos a partir do petróleo.

A origem do hábito de mascar chiclete é controversa. Alguns autores afirmam que o hábito de mascar gomas surgiu entre os índios da Guatemala, que mascavam uma resina extraída de uma árvore denominada chicle com a finalidade de estimular a salivação. Outros, que o hábito surgiu entre os Maias, no México, que mascavam uma goma obtida de um látex que escorria de cortes de uma árvore conhecida como Sapota zapotilla, hábito que os Astecas posteriormente assimilaram. Também na Grécia antiga era comum mastigar a resina de uma árvore chamada mastiche para lavar os dentes e melhorar o hálito.

Nos anos 60 do século XIX, Antonio Lopez de Santa Anna (presidente e general mexicano exilado nos EUA) trouxe para a América do norte uma resina cremosa (látex) a que chamavam chicle. Apresentou-a a Thomas Adams Jr, um fotógrafo e inventor nova-iorquino, que tentou, sem sucesso, vulcanizá-la, utilizando-a depois para o fabrico de pastilhas elásticas que se tornaram um sucesso. Mais tarde, melhorou-lhes o sabor acrescentando um pouco de licor, o que agradou aos seus clientes.

Industrialmente, a produção do chiclete iniciou-se em 1872 quando o americano Thomas Adams Jr iniciou a venda de pedaços de cera parafinada com alcaçuz. O nome Chiclete deriva-se de Chiclets, um produto da ADAMS.

As duas grandes guerras mundiais, principalmente a segunda, contribuíram para o aumento da popularidade da pastilha elástica, não só nos EUA mas também um pouco por todo o mundo. Era tida como terapia relaxante para o stress diário de que as pessoas eram vítimas.

Com o aumento do seu consumo, os fabricantes tiveram de procurar novos produtos que substituíssem as resinas naturais. Surgiram novos tipos (sem açúcar, com novas cores, novos sabores, novos formatos, etc.) e novas marcas de pastilhas, como é o caso da Trident em 1962.

No Brasil , a fabricação e a venda do produto iniciou-se em 1945.

2007-02-26 14:35:50 · answer #1 · answered by Anonymous · 3 0

A origem eu não sei, deve ser coisa de americano, mas eles sempre surgem colados debaixo da mesa

2007-02-26 22:47:47 · answer #2 · answered by Sou eu 5 · 1 0

Não sei como surgiu, mas acredito que foi descoberto acidentalmente assim como tantas outras comidas...
Pode ser que alguma tribo ou região gostasse demais de carne e certa vez o pedaço estava duro demais de engolir então ficassem mascando aquilo pra ver se disolvia, mas cada vez mais aquilo ia ficando mais borrachudo e com gostinho bom...E daí a moda pegou, com o tempo foram inovando...até mudarem o sabor...hj temos de tutti frutti, morango...enfim, uma grande diversidade...
O sabor carne foi deixado de lado qdo a indústria confeiteira resolveu patentear a descoberta e torna-la uma guloseima doce.
=)

2007-02-26 22:55:40 · answer #3 · answered by 000 2 · 0 0

Como dizia minha mãe, a anos atras..
FILHO NAO COME ISSO! É ISOPOR QUEIMADO..
vai ver é né..

(aff, ainda tem gente aí em cima que busca um texto. alguém lê? rs)

2007-02-26 22:43:57 · answer #4 · answered by Mr. v7nn7 ® 3 · 0 3

fedest.com, questions and answers