Oi,
Apitoxina
Apesar de ser letal para o homem, quando aplicado em grandes proporções, o veneno da abelha (Apis sp) é, paradoxalmente, um consagrado medicamento contra diversos distúrbios e problemas. O veneno da abelha, também é chamado de apitoxina, ele é produzido por glândulas existentes no abdômem e introduzido no corpo das vítimas através do canal existente no ferrão, provocando reações que variam de intensidade de acordo com a sensibilidade de cada pessoa, podendo levar até a morte.
O uso da apitoxina é muito antigo e veio provavelmente da observação de que os primeiros apicultores recebiam muitas picadas e não tinham problema de reumatismo. A picada natural da abelha também é um método empregado, principalmente por acupunturistas. É recomendada para doenças como artrites, nevrites, traumas, cicatrizes, tendinite, bursite, inflamações comuns, afecções cutâneas, doenças oftalmológicas, no tratamento de esclerose múltipla, porém é importante ressaltar que nenhum desses tratamentos têm embasamentos científicos, e assim são todos baseados em observações e crendice popular.
Saiba mais em:
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./natural/index.html&conteudo=./natural/artigos/apitoxina.html
Um abraço
2007-02-26 22:59:14
·
answer #1
·
answered by Tin 7
·
1⤊
0⤋
Benefícios porque é utilizado em curas e riscos devido ao choque anafilático que pode causar
2007-02-26 13:41:34
·
answer #2
·
answered by Mystic 7
·
0⤊
0⤋
Se você está falando do ferrão de abelhas, o risco, é a pessoa ser alérgica ao veneno e o benefício, é que ajuda na cura de reumatismos.
2007-02-26 11:46:19
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋