Existem uma série de elementos químicos que são considerados essenciais para a vida humana ou para algum outro organismo. Para que se considere um elemento químico essencial este deve cumprir quatro condições:
A ingestão insuficiente do elemento provoque deficiências funcionais, reversíveis se o elemento voltar a ficar nas concentrações adequadas;
Sem o elemento, o organismo não cresce e nem completa o seu ciclo vital;
O elemento influi diretamente no organismo e está envolvido em seus processos metabólicos;
O mesmo efeito no organismo não pode ser conseguido por nenhum outro elemento.
A maioria dos elementos que compõem os seres vivos são denominados elementos organógenos ou bioelementos. Geralmente são classificados segundo a sua abundância em majoritários, traços e microtraços. Os elementos em quantidades muito pequenas, traços e microtraços, são denominados oligoelementos.
A lista seguinte mostra os bioelementos presentes no ser humano, ordenados por ordem de abundância:
Majoritarios: oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo, enxofre, potássio, sódio, cloro e magnésio.
Traços: ferro, zinco, cobre, flúor , bromo e selênio.
Microtraços ( ultratraços ): iodo, manganês, vanádio, silício, arsênio, boro, níquel, cromo, molibdênio e cobalto.
Existem outros elementos sem uma essencialidade muito clara como, por exemplo, lítio, cádmio e estanho.
Nem todos os os seres vivos tem os mesmos elementos essenciais, por exemplo, o tungstênio não é essencial para os humanos mas é essencial para outros seres vivos. Na tabela periódica a seguir estão destacados os elementos químicos essenciais, assim como alguns outros cuja essencialidade está sendo discutida.
Existem elementos que estão presentes num organismo, porém não são essenciais. A comprovação e verificação da deficiência de um elemento num organismo é um estudo muito complicado devido às pequenas concentrações que atuam. É possível que o elemento se incorpore ao organismo de maneira inadvertida, e o organismo utilize as reservas que possui. São situações de difícil observação pelos estudiosos, durante algum tempo.
Normalmente a essencialidade se demonstra quando se descobre uma função biológica para algum composto do elemento. Se acredita que estes elementos químicos se têm convertido em essenciais devido à sua abundância e acessibilidade. Assim, existe uma boa relação entre a essencialidade de um elemento e a sua abundância na crosta terrestre e na água do mar.
Há casos em que o elemento é abundante mas não é essencial. Isto se explica pela dificuldade que o organismo apresenta em disponibilizá-lo. Por exemplo, o alumínio é um elemento muito abundante na crosta terrestre e não é essencial, seguramente porque forma compostos insolúveis em água e os organismos não podem captá-los facilmente.
As condições tem mudado desde o início da vida e os organismos têm podido se adaptar às mudanças ocorridas. Por exemplo, o ferro agora é pouco acessível, pois é encontrado principalmente como Fe+3 que forma compostos poucos solúveis, sendo necessário os organismos formarem complexos solúveis para captá-lo. Quando a atmosfera era menos oxidante era encontrado principalmente na forma de Fe+2, que forma compostos mais solúveis.
2007-02-26 18:17:25
·
answer #1
·
answered by STRYPER FOXHAWK 4
·
1⤊
0⤋
Sei que são em número de 17. Mas acho que não lembro de todos, vejamos:
1. hidrogênio - 2. oxigênio - 3. carbono - 4. fósforo - 5. nitrogênio -
6. enxofre - 7. cálcio - 8. sódio - 9. potássio - 10. ferro - 11. zinco - 12. silício - 13. cobalto - 14. manganês - 15. flúor - 16. magnésio - 17. cloro.
Talvez tenha trocado algum.
2007-02-26 19:13:45
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
são os elementos orgânicos, os principais e mais abundantes são o nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e o carbono, que é o que compõem cerca de 70% do corpo.
2007-02-26 19:46:06
·
answer #4
·
answered by Nostradamus 2
·
0⤊
0⤋
Telminha infelizmente vc fez uma pergunta q nao tem resposta, a resposta a essa pergunta praticamente é a receita pra fabricar um ser humano, o que sabe-se com certeza hoje é que somos formas de vida baseada em carbono, é o elemento indispensável em nosso organismo para haver vida mais uma infinidade de outros elementos mas nao é possivel dar uma quantidade correta para isso. Mas o que é interessante dizer tbem é que a agua é muito importante no nosso organismo, nós so resistiriamos 3 dias sem ela e ela chega a compor ate 70% do conteudo de alguns tecidos como o tecido nervoso e tbem compoe a maior parte do tecido muscular nao sei a porcentagem ao certo.
Vleu ?!?!
2007-02-26 19:36:31
·
answer #5
·
answered by Rod 1
·
0⤊
0⤋
Bem sei que o carbono está presente em todo organismo vivo, mas não sei dizer a qtde.
2007-02-26 18:37:56
·
answer #6
·
answered by fabys_soares 3
·
0⤊
1⤋