English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sobretudo a nível de preços e nos compromissos assumidos ao nível de credores e devedores.

2007-02-26 09:52:27 · 4 respostas · perguntado por R Campos 5 em Ciências Sociais Economia

Claro que nos credores e devedores me queria referir aos compromissos no comércio externo, pois cá dentro tudo fica na mesma. Desculpem!

2007-02-26 10:15:49 · update #1

4 respostas

Amigo, inflação é quando os produtos e serviços sobem de preço. Deflação é o inverso. Em última análise, quando há inflação a moeda se desvaloriza, pois você precisa de mais dinheiro para comprar a mesma coisa e quando há deflação, a moeda se valoriza, pois aumenta seu poder aquisitivo. Quanto aos compromissos assumidos entre credores e devedores, não muda nada, salvo negociação entre eles. Espero ter respondido à sua pergunta. Complementando para sua nova observação, as negociações feitas no exterior são contratuadas em dólar e é no valor dessa moeda na data de vencimento da dívida que deve ser feito o pagamento. Portanto, se o dólar subiu, serão necessários mais reais para pagar a dívida e se o dólar caiu, serão necessários menos reais.

2007-02-26 09:59:59 · answer #1 · answered by lilinha32 7 · 0 0

Basicamente, podemos definir como inflação o aumento generalizado de preços (e salários) em uma dada economia. De forma simplória, deflação "seria" o contrário.

Existem dois tipos de inflação: 1) Inflação de custos, que é o aumento do preço do bem, causado pelo aumento no preço dos insumos necessários a sua confecção. É o que acontece com o preço do pão frances, quando o preço do trigo que importamos para fabricá-lo aumenta no mercado externo, haja visto o Brasil não produz trigo. 2) Inflação de demanda, que é causada pelo aumento na demanda por um determinado bem. E o que acontece com os preços dos cítricos a cada vez que um furacão passa sobre a Flórida, quando isso acontesse, nossa laranja tem um aumento de demanda pois passa a ser consumida (e disputada) não só por nós mas também pelos americanos (que pagam em dólar).

No entanto, de forma assim tão abrangente, deflação não é um evento comum em nenhuma economia (quase impossível, para ser mais exato). Por mais que possa ocorrer deflação, tal ocorrência normalmente é setorizada, ou seja um determinado setor (ou poucos setores) apresenta uma queda de seus preços e essa queda acaba puxando os índices de inflação oficiais para baixo em alguns casos até abaixo de zero.

Algo que pode exemplificar a raridade desse evento, é que para ocorrer uma deflação plena, os salários (que são os preços cobrados pelo uso da mão de obra), também deveriam cair, no entanto os salários são, na maioria dos paises, protegidos por leis, e por tanto não podem ser reduzidos. Diante diso deflações plenas dificilmente ocorrem e isso sem contar os subsídios, os repasses governamentais, etc.

Em relação à Balança Comercial, que acredito ser a segunta parte de sua pergunta, a situação é muito relativa. Primeira coisa que se deve ter em mente é que para transações comerciais com outros países a moeda oficial é o dólar, portanto inflação ou deflação interna não afetam os preços das exportações ou importações, em outras palavras, se os preços aumentam no Brasil em Reais, isso não "necessariamente" acontecerá com as exportações e/ou importações em dólar

Porem podem acontecer uma infinidade de questões que graças a Inflação ou deflação, poderá indiretamente afetar o desempenho da Balança Comercial. Citarei um: Se estamos em um processo de deflação ou inflação baixa, significa que no mercado interno os preços estão caindo. Isso poderá sinalizar aos empresários, que eles poderão lucrar mais vendendo suas mercadorias lá fora (no exterior). Isso num primeiro momento aumentaria nossas exportações e geraria um superafit na balança comercial. Mas num segundo momento causaria desabastecimento interno, ou seja redução da oferta. Diante disso num terceiro momento, com a oferta reduzida os preços aumentam e aqueles empresários podem rever suas atitudes e, a) aumentar a produção e suprir tanto a demanda externa quanto a interna, ou b) se voltar novamente a demanda interna, haja visto, o aumento dos preços nesse terceiro momento pode lhe ser mais rentável. Como disse acima essa é apenas "uma" questão que poderia ocorrer para exemplificar os efeitos da Inflação ou deflação na Balança Comercial.

Finalizando, só mais um esclarecimento. Embora pareça melhor uma deflação, isso é apenas ilusão. Deflação tem efeitos catastróficos em uma economia, geralmente são acompanhadas de grandes recessões, desemprego e estagnação. Um dos motivos é óbvio: que empresário investiria, produziria, geraria empregos para se fabricar um bem se seu preço está caindo, ou não tem perspectiva de crescimento no médio prazo?

Confundi mais né?

Barbosa.

2007-02-26 19:37:26 · answer #2 · answered by BARBOSA® 7 · 0 0

bem inflação é qdo vc vai ao mercado, todos os valores aumentaram,
deflação é qdo vc vai ao depto pessoal de sua empresa assinar seu olerite, ai todos os valores baixaram

2007-02-26 18:07:27 · answer #3 · answered by marcos chacal 2 · 0 0

a deflação é quando não há inflação e os precos caem , ou seja o % , foi - (menos ) negativo , e a inflação é quando o preço aumento e o % é +( mais)
bjão baby

2007-02-26 17:58:47 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers