English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-26 09:39:04 · 9 respostas · perguntado por Abel Alves 2 em Ciências e Matemática Ciências da Terra

9 respostas

Água do mar é a água d um mar ou oceano. Em média, a água do mar d todo o mundo tem uma salinidade de 35 (3,5%). Isto significa q p/ cada litro d água do mar há 35 gramas d sais dissolvidos (a maior parte é cloreto d sódio, NaCl). Esta água não é potável, devido a sua alta concentração d sais, q podem desidratar uma pessoa. A água do mar não tem salinidade uniforme ao redor do globo. A água menos salina do planeta é a do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico. O mar + salino é o Mar Vermelho, no Oriente Médio, onde o calor aumenta a taxa d evaporação na superfície, e há pouca descarga fluvial. As teorias científicas p/ explicar as origens do sal marinho começaram c/ Edmond Halley, em 1715, q propôs q os sais e outros minerais foram transportados p/ o mar pelos rios, tendo sugado da terra por queda da chuva, lavando as rochas. Ao alcançar os oceanos estes sais seriam retidos e concentrados pelo processo d evaporação q removem a água. Halley notou q do pequeno número d lagos no mundo q não têm saídas p/ o oceano (como o Mar Morto e o Mar Cáspio), a maioria têm alto teor d sais. Halley denominou este processo de "intemperismo continental".
A teoria de Halley estava correta em parte. Em adição, o sódio foi sugado do fundo do oceano qdo os oceanos c formaram. A presença dos outros elementos dominantes como cloreto, resultaram do escape d gases do interior da terra (na forma d ácido clorídrico), por vulcões e fontes hidrotermais. O sódio e o cloreto então c combinaram p/ formar o constituinte + abundante da água do mar.
A salinidade do oceano tem ficado estável por milhões de anos, provavelmente como uma conseqüência d um sistema tectônico/químico q recicla o sal. Desde o surgimento do oceano, o sódio não é + trazido do fundo do oceano, mas é capturado d camadas sedimentares q cobrem o leito do oceano. Uma teoria diz q a tectônica d placas faz c/ q o sal seja forçado p/ baixo das massas continentais, onde é lentamente sugado d volta à superfície. Outra fonte importante é o q chamamos d Água Juvenil, este material é proveniente do interior da Terra e sai por meio d fenômenos como o vulcanismo. Esta água nunca esteve na superfície da Terra, por isso leva esse nome

2007-02-26 09:44:13 · answer #1 · answered by boiler_viewer 6 · 2 0

por conta das algas

2007-02-26 17:42:53 · answer #2 · answered by gabriella d 2 · 1 0

DEVIDO AO grande excesso do cloreto de sodio popularmente conhecido como sal um exemplo da sua pergunta e claro o mar morto de tanta sanilidade que possue nao tem vida marinha nenhuma e ainda por cima vc consegue boiar tranquilamente la devido ao excesso de sal

2007-02-26 17:41:56 · answer #3 · answered by Eretuz 6 · 1 0

resposta
resumo sobre Por que a água do mar é salgada=No primeiros tempos de formação da Terra, esta era constituída por uma massa em fusão. À medida que foi arrefecendo, os elementos mais densos ficaram no centro e os menos densos migraram para a superfície, tendo alguns gases (oxigênio, hidrogênio, metano, vapor de água) escapado para formar uma atmosfera. Quando a Terra arrefeceu ainda mais, formou-se uma crosta sólida e o vapor de água condensou em grande parte, dando lugar aos oceanos. A água dos oceanos é salgada porque contém sais dissolvidos (com concentrações entre cerca de 33 e 37 g por cada quilograma de água do mar) que têm várias origens:1. As rochas da crosta vão-se desgastando por erosão e há uma parte dissolvida desse material que é transportada para o oceano pelos rios

2. As erupções vulcânicas libertam substâncias voláteis (tais como dióxido de carbono, cloro e sulfato) para a atmosfera, uma parte das quais acaba por ser transportada com a precipitação diretamente para o oceano ou indiretamente através dos rios.

3. As erupções vulcânicas submarinas contribuem fortemente para os íons no oceano.

4. Para além destas fontes naturais, há sais que provêm de poluentes gasosos, líquidos ou sólidos.

Mas para além destas fontes de sais há também sumidouros que consomem parte dos sais dissolvidos: plantas e animais marinhos que usam sais (por exemplo, sílica, cálcio e fósforo) para construir os seus esqueletos ou conchas, sedimentos depositados no fundo do mar e que incorporam alguns sais (por exemplo, potássio e sódio), e ainda outros processos. Mas há um equilíbrio entre as fontes e os sumidouros pelo que a composição da água do mar é essencialmente constante.

2007-02-27 14:55:15 · answer #4 · answered by neto 7 · 0 0

porque o plante terra tem 98% de agua salgada e 2% de agua doce..

2007-02-26 17:48:34 · answer #5 · answered by darticley q 1 · 0 0

A água do mar é salgada porque, durante milhões de anos, a chuva formou cursos de água que foram dissolvendo lentamente rochas nas quais o sal comum sempre foi encontrado em abundância. E como todos os rios correm para o mar, a água do mar ficou salgada.

2007-02-26 17:45:52 · answer #6 · answered by Quevedão 3 · 0 0

Por que a Água do Mar é Salgada?

No primeiros tempos de formação da Terra, esta era constituída por uma massa em fusão. À medida que foi arrefecendo, os elementos mais densos ficaram no centro e os menos densos migraram para a superfície, tendo alguns gases (oxigênio, hidrogênio, metano, vapor de água) escapado para formar uma atmosfera. Quando a Terra arrefeceu ainda mais, formou-se uma crosta sólida e o vapor de água condensou em grande parte, dando lugar aos oceanos. A água dos oceanos é salgada porque contém sais dissolvidos (com concentrações entre cerca de 33 e 37 g por cada quilograma de água do mar) que têm várias origens:

1. As rochas da crosta vão-se desgastando por erosão e há uma parte dissolvida desse material que é transportada para o oceano pelos rios

2. As erupções vulcânicas libertam substâncias voláteis (tais como dióxido de carbono, cloro e sulfato) para a atmosfera, uma parte das quais acaba por ser transportada com a precipitação diretamente para o oceano ou indiretamente através dos rios.

3. As erupções vulcânicas submarinas contribuem fortemente para os íons no oceano.

4. Para além destas fontes naturais, há sais que provêm de poluentes gasosos, líquidos ou sólidos.

Mas para além destas fontes de sais há também sumidouros que consomem parte dos sais dissolvidos: plantas e animais marinhos que usam sais (por exemplo, sílica, cálcio e fósforo) para construir os seus esqueletos ou conchas, sedimentos depositados no fundo do mar e que incorporam alguns sais (por exemplo, potássio e sódio), e ainda outros processos. Mas há um equilíbrio entre as fontes e os sumidouros pelo que a composição da água do mar é essencialmente constante.

2007-02-26 17:43:46 · answer #7 · answered by Pollynnha 3 · 0 0

Porque Deus quis!

2007-02-26 18:02:16 · answer #8 · answered by ? 7 · 0 1

As teorias científicas para explicar as origens do sal marinho começaram com Edmond Halley, em 1715, que propôs que os sais e outros minerais foram transportados para o mar pelos rios, tendo sugado da terra por queda da chuva, lavando as rochas. Ao alcançar os oceanos estes sais seriam retidos e concentrados pelo processo de evaporação (veja Ciclo hidrológico) que removem a água. Halley notou que do pequeno número de lagos no mundo que não têm saídas para o oceano (como o Mar Morto e o Mar Cáspio), a maioria têm alto teor de sais. Halley denominou este processo de "intemperismo continental".
A teoria de Halley estava correta em parte. Em adição, o sódio foi sugado do fundo do oceano quando os oceanos se formaram. A presença dos outros elementos dominantes como cloreto, resultaram do escape de gases do interior da terra (na forma de ácido clorídrico), por vulcões e fontes hidrotermais. O sódio e o cloreto então se combinaram para formar o constituinte mais abundante da água do mar.
A salinidade do oceano tem ficado estável por milhões de anos, provavelmente como uma conseqüência de um sistema tectônico/químico que recicla o sal. Desde o surgimento do oceano, o sódio não é mais trazido do fundo do oceano, mais é capturado de camadas sedimentares que cobrem o leito do oceano. Uma teoria diz que a tectônica de placas faz com que o sal seja forçado para baixo das massas continentais, onde é lentamente sugado de volta à superfície. Outra fonte importante é o que chamamos de Água Juvenil, este material é proveniente do interior da Terra e sai por meio de fenômenos como o vulcanismo. Esta água nunca esteve na superfície da Terra, por isso leva o nome de água juvenil.
Composição química
A ciência que estuda a composição química dos oceanos e as concentrações dos compostos na água do mar se chama oceanografia química. A água do mar tem composição química quase constante. Há um pouco mais de 70 elementos dissolvidos na água do mar, mas apenas seis desses constituem mais de 90% dos sais dissolvidos; todos ocorrem como íons.
Os cientistas estudam principalmente os macronutrientess na água do mar (nitrogênio, fósforo e enxofre), já que são os mais importantes para a vida marinha, principalmente para as plantas, que são a base da produção primária. Mas os micronutrientes também são largamente estudados, uma vez que, devido às suas baixas concentrações, podem tornar-se limitantes para vários tipos de organismos marinhos.
Principais íons salinos da água do mar
Cloreto (Cl-): 55,04 %m (%m significa porcentagem em massa)
Sódio (Na+): 30,61 %m
Sulfato (SO42-): 7,68 %m
Magnésio (Mg2+): 3,69 %m
Cálcio (Ca2+): 1,16 %m
Potássio (K+): 1,10 %m
Gases dissolvidos na água do mar
A água do mar também contém pequenas quantidades de gases dissolvidos, principalmente nitrogênio, oxigênio e dióxido de carbono. A água a uma dada temperatura e salinidade está saturada com gás quando a quantidade de gás que se dissolve na água é igual à quantidade que sai ao mesmo tempo. A água do mar superficial está geralmente saturada com gases atmosféricos, como oxigênio e nitrogênio. A quantidade de gás que pode se dissolver na água do mar é determinada pela temperatura e salinidade da água. Aumentando-se a temperatura ou a salinidade reduz-se a quantidade de gás que pode ser dissolvido.
Uma vez que a água afunda para baixo da superfície oceânica (por exemplo, por se tornar mais densa pela evaporação), os gases dissolvidos não podem mais ser trocados com a atmosfera. A quantidade de gás num dado volume de água permanecerá inalterado, exceto pelo movimento das moléculas de gás através da água -- difusão (processo lento), ou pela mistura da água com outras massas de água que contêm diferentes teores de gases dissolvidos.
Em geral, o nitrogênio e raros gases inertes (argônio, hélio, etc.) comportam-se dessa maneira - suas concentrações são conservativas e somente afetadas por processos físicos. Em contraste, alguns gases dissolvidos são não-conservativos e participam ativamente em processos químicos e biológicos que modificam suas concentrações. Exemplos são o oxigênio e o dióxido de carbono - liberados e usados a diversas taxas nos oceanos, especialmente pelos organismos.
Ciclo do carbono
Os oceanos (pela sua dimensão, mas também as massas de água continentais) têm um papel muito importante no equilíbrio do dióxido de carbono na atmosfera terrestre. Este gás têm a propriedade de reagir com os íons presentes na água para formar íons bicarbonato. Dessa maneira, quando há excesso de dióxido de carbono na atmosfera, ele é "absorvido" pela água que se torna um reservatório de carbono. Quando a biomassa vegetal na água aumenta (por exemplo, por aumento da temperatura ou dos nutrientes), aumenta também a necessidade de dióxido de carbono para essas plantas realizarem a fotossíntese - nessa altura, o bicarbonato pode "transformar-se" de novo em dióxido de carbono para repôr o equilíbrio.
Aspectos culturais
Mesmo num navio ou ilha no meio do oceano pode haver falta de água, isto é, água doce. É um paradoxo, já que uma pessoa cercada de água pode morrer de sede. Muitas nações na África e no Oriente Médio com problemas hídricos aplicam hoje um processo caro, chamado dessalinização, para obterem água potável à partir da água do mar. No futuro este processo pode se tornar muito utilizado, dada a presente poluição intensa dos corpos d'água continentais.

2007-02-26 17:53:51 · answer #9 · answered by JR 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers