English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

J. K. Rowling, como J. R. R. Tolkien (O Senhor dos Anéis) e C. S. Lewis (As Crônicas de Nárnia), introduziu na sua obra mais famosa muita simbologia cristã, e também metáforas cristãs. Quais simbologias e metáforas você consegue identificar?

2007-02-26 07:36:48 · 4 respostas · perguntado por Sr Americo 7 em Artes e Humanidades Livros e Autores

Vou dar uma pista. O nome do fundador da casa do Harry Potter tem o nome de Gryffindor, ou "Grifo de Ouro". O Grifo, animal mítico com corpo de leão e cabeça e asas de águia, era usado por muitas igrejas primitivas como um símbolo de Cristo, Rei do Mundo e Rei do Céu. Mas existem outras simbologias cristãs em Harry Potter.

2007-02-27 04:46:16 · update #1

Ao "Curious" (que gente que tem mania de não permitir email), tanto a JKRowling, quanto o JRRTolkien e o CSLewis escreveram livros para divulgar o cristianismo de forma subliminar. A simbologia, os nomes, e o enredo são cristãos, e evocam contos antigos que os cristãos liam e divulgavam já na Idade Média. Aliás, a JKRowling é presbiteriana.

Quem acha que os livros "O Senhor dos Anéis", "As Crônicas de Nárnia" e a série "Harry Potter" são livros de divulgação de ocultismo e coisa do gênero, fez uma leitura muito superficial dos mesmos.

2007-02-27 22:12:33 · update #2

4 respostas

Não acho q a autora tenha a intenção de fazer uma propaganda religiosa... ou satânica. Ela mesma disse q estudou magia negra para escrever os livros e q estes só contam uma história do bem vencendo o mal. As lendas foram escolhidas para dar um toque especial na história, um monte de gente faz isso.

O grifo foi escolhido como sendo o sobrenome do fundador Godric por causa de sua natureza corajosa e virtuosa (q tb são as características da casa), surgiram na Índia, onde guardam tesouros de peças de ouro (talvez daí tenha vindo o dourado da casa) e vencem facilmente a maioria dos outros animais (grifinorianos costuma ser ótimos duelistas).
Por causa de sua analogia com Jesus e da associação da águia e do leão com o Sol, o grifo se torno adversário das serpentes, as encarnações do diabo.

Tem tb os olhos verdes de Harry, q são a cor favorita de Satan e inspiraram uma onda de teorias cosnpiratórias. Ainda não sabemos o por que dessa cor, a autora ainda vai nos dizer.

O Cálice de Fogo se assemelha ao Santo Graal, e os campeões do Torneio Tribruxo parecem cavaleiros da Távola Redonda por causa disso.
O Cálice e o Graal são objetos mágicos e pressentem se determinada pessoa o merecia. Ambos são responsáveis por torneios e lutas, além de serem cosntantemente representados como taças de madeira.

Ainda no campo das histórias do rei Arthur, temos as lendas de um personagem chamado Percival. Ele nasceu em uma família de camponeses e viria a provar sua virtude, posteriormente se transformando em um cavaleiro da Távola Redonda.
O nome verdadeiro de Percy Weasley é Percival, e ele nasceu em uma família pobre. Vamos ver se ele irá demonstrar semelhança com seu homônimo...

A Marca Negra é uma versão de Voldemort para a Marca do Diabo, q poderia ter a forma de animais variados ou poderiam ser marcas de nascença.

Até o episódio onde o hipogrifo Bicuço é acusado e processado por atacar Draco Malfoy tem uma história por trás, embora não ligado ao cristianismo, mas é bem engraçada.
Na Idade Média, insetos, roedores, lagartas, moscas, caracóis, lesmas, galos cães e cavalos eram frequentemente acusados de destruição de lavouras, assasinatos, destruição de propriedade privada, etc. Existem atas de julgamento para provar isso. Os animais eram formalmente acusados e julgados. No caso dos animais pequenos, um era capturado para responder em nome dos demais. Os animais grandes podiam ser presos, confinados nas mesmas prisões dos seres humanos, eram tratados da mesma forma q nós e tb eram torturado para se obter confissões(?).

2007-03-01 06:53:17 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Caro amigo, muito interessante sua pergunta! Nos filmes que vc citou essas caracteristicas saltam aos olhos... basta conhecer um pouquinho a Biblia. Mas se vc comecar a analisar, muitos e muitos outros q nos nem pensariamos tbem fazem relacoes incriveis. A primeira vista, as estorias q vc citou sao todas baseadas em bruxaria... o nome pode ser um pouco pesado, mas Harry e um bruxinho... Harry aprende a fazer formulas, q na verdade sao drogas e todos bebem sem o menor problema... Ocultistas acreditam q espelhos sao um portal do tempo...eh onde Harry sempre ve seus pais... A autora faz o criador da pedra filosofal ter 666 anos... e segundo ela Harry tem que buscar essa pedra para ter vida eterna; ou seja somos levados a querer encontrar a pedra filosofal que esta ligada ao numero 666 que eh o numero do anticristo.... Ufa!!! E assim vai. Eu nao sou contra vc assistir ou ler os livros, pelo contrario, sou bem a favor, pq assim vc consegue distinguir varias coisas q muitas vezes passam despercebidas, mas para isso vc tambem deve estudar e pesquisar, exatamente como esta fazendo!!!!

2007-02-28 01:04:10 · answer #2 · answered by curious 1 · 0 0

Essa autora é espetacular, eu a adoro.
Mais e mais vão surgindo detalhes despercebidos.
Seria muito interessante se nós fossemos trouxas e realmente existissem os "não trouxas".
Faça uma outra pergunta trazendo para nós analfabetos em inglês todas essas informações que você tem sobre a obra dessa incrível senhora !
parabéns pelo bom gosto.

2007-02-27 23:20:00 · answer #3 · answered by vitor m 6 · 0 0

Eu não te entendi muito bem, mas penso que duas coisas que se assemelham são o culto do bem contra o mal, a aparência das pessoas.

2007-02-27 11:40:13 · answer #4 · answered by telawi 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers