English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Será que realmente se parece com as imagens que vemos em calendários, nas igrejas...???

2007-02-26 05:44:13 · 21 respostas · perguntado por Aliel SAINDO DO YAHOO 4 em Ciências Sociais Antropologia

21 respostas

Como já dito em um post acima: moreno, cabelos escuros, olhos escuros... aparência árabe. Afinal, Jesus morava no Oriente Médio.

2007-02-26 05:56:39 · answer #1 · answered by Evy Lynn 3 · 1 0

Ele era moreno olhos castanhos, magro, pois caminhava demais,cabelos curtos pois nao havia meio de cuida-los em suas andancas.Os pintores que idealizaram um jesus europeu que nao tem nada a ver com a realidade de onde ele vivia.
Abraço

2007-02-26 13:48:49 · answer #2 · answered by Eu vou ser... 4 · 3 0

Jesus é simplesmente perfeito e nós somos muito conropidos e incapazes de ver a sua face, assim fica impossivel saber exatamente como é sua fisionomia. Mas, podemos saber que nós fomos feitos à sua imagem.

2007-02-26 14:09:37 · answer #3 · answered by Allan Tavares 3 · 2 0

Meramente ilustrativa...A população daquela região,digo da região onde a Jesus nasceu não possui nem de longe as caracteristicas que a igreja nos mostra.Possivelmente mudaram a aparência para terem melhor aceitação da religião ,uma vez que naquela época a população européia jamais aceitaria um Jesus negro ou mestiço,e talves esse ainda seja o maior erro das pessoas ,julgar os outros pela a aparência.

2007-02-26 13:59:55 · answer #4 · answered by Anonymous · 2 0

Alto, magro, branco.
Caracteristicas aceitas como "boas" pra atrair mais fiéis!
Duvido que se ele fosse mulher gorda negra e careca ia ter tantos fiéis pagadores de dizimos. A igreja sabe o que faz!

2007-02-26 13:48:06 · answer #5 · answered by Fer 1 · 2 0

A imagem que todos nos conhecemos foi criada muito depois da historia de Jesus ter acontecido.
Na minha opinião ele tinha a aparencia muito diferente da europeia que conhecemos. Ele provalvelmente tinha o "biotipo" do povo do lugar onde ele nasceu.

2007-02-26 19:41:37 · answer #6 · answered by thurzinho 2 · 1 0

não faço a minima idéia mas eu sei que ele é formidavel e majestoso não importa a cor /tamanho/cabelo /etc... o que importa é que ele é digno de toda adoração.

2007-02-26 14:05:19 · answer #7 · answered by prithi 2 · 1 0

A imagem da Igreja passa a sensação de um Jesus Calmo e carinhoso de fato ele é , mais acima de tudo Jesus foi um homem humilde e um andarilho , então ele deveria ter uma imagem de um homem moreno de olhos negros, cabelo impoeirado e de um tamanho médio , barbudo e principalmente deveria ter a aparência do grande líder que ele foi.

Mas na visão da minha fé imagino um homem com espírito de liderança e um ar bem -humorado, diria bem extrovertido. fisicamente não consigo imagina-lo.

2007-02-26 14:01:31 · answer #8 · answered by Nessa 2 · 1 0

Eu estive pesquisando e achei um texto muito bom sobre isso...e deve-se salientar que tem uma certa razão nisso!

Sabe aquela imagem de Jesus, de cabelos alourados e traços bem europeus? Estudos mais recentes comprovam que esse pode não ser o rosto verdadeiro do Mestre. Acompanhe aqui as tentativas de desvendar a real face de Cristo.

Os evangelhos canônicos nada dizem sobre a aparência de Jesus. E as primeiras imagens cristãs, produzidas sob influência da arte romana, o mostravam como um jovem imberbe, de cabelos frisados.

O Cristo Pantocrator. Tal forma de representação sofreu uma brusca mudança no século 6 d.C.. Foi quando os religiosos do mosteiro de Santa Catarina, no Egito, produziram um magnífico ícone, que apresenta Jesus de barba, longos cabelos repartidos ao meio, e feições muito próximas do tipo semítico. Esse ícone - o Cristo Pantocrator do Sinai - tornou-se um modelo para a posteridade e ainda impressiona pelo realismo, beleza e majestade. Que fator teria provocado essa mudança na representação de Jesus?

O desafio do Santo Sudário. Utilizando uma sofisticada técnica de superposição de imagens, o pesquisador americano Alan Whanger, da Universidade de Durham, na Carolina do Norte, obteve nada menos do que 170 pontos de congruência entre a face desse ícone e a figura impressa no Santo Sudário - um tecido de linho, que, segundo a tradição, teria sido o lençol mortuário de Jesus.

A autenticidade do Santo Sudário é um assunto extremamente polêmico. Nenhum objeto foi tão estudado quanto essa relíquia, guardada na catedral de Turim, Itália. E dezenas de livros e artigos foram escritos a favor ou contra a tradição de que ele tenha envolvido o corpo de Jesus morto.

Uma datação feita em 1988, com base no método do carbono 14, fixou como período de fabricação do tecido os anos compreendidos entre 1260 e 1390. Concluiu-se então, apressadamente, que o lençol seria uma fraude medieval. Porém a qualidade desse teste foi contestada por especialistas com as melhores credenciais científicas. E Harry Grove, principal responsável pela datação, admitiu que a grande contaminação que o pano sofreu ao longo dos séculos pode ter falseado seus resultados.

A questão continua em aberto. Não se trata de desenvolvê-la aqui. Mas vale lembrar a opinião de vários pesquisadores que associam o Sudário ao Mandylion de Edessa, uma relíquia venerada em território bizantino desde o século 6 d.C. e desaparecida durante o saque de Constantinopla pelos cruzados, em 1204. Se for verdadeira, a hipótese de que o Mandylion era o Sudário restabelece a conexão entre o lençol de Turim e os primeiros tempos do cristianismo. E fortalece a opinião de que esse pano tenha sido utilizado no sepultamento de Jesus.

Retrato do mestre.
Nesse caso, o estudo da imagem do Sudário forneceria informações detalhadas de como teria sido a aparência do mestre:
1. Ele teria aproximadamente 79 kg de peso e 1,80 m de altura - pouco mais do que a estatura média dos judeus adultos do século 1, estimada em 1,77 ou 1,78 m;
2. Seria um homem musculoso - o que converge com a informação dos evangelhos de que exercia a profissão de carpinteiro e fazia longas viagens a pé;
3. Possuiria barba e cabelos longos, trançados abaixo do pescoço - uma moda comum entre os homens judeus de sua época;
4. Seus traços faciais seriam característicos do grupo racial semita - o que diverge dos retratos convencionais, inspirados pela arte renascentista européia, que o mostram com olhos azuis e cabelos ruivos.

http://www.auxiliadora.org.br/avidadejesus/cap4.htm

2007-02-26 13:57:41 · answer #9 · answered by Pollynnha 3 · 1 0

Naum faço a minima ideia...quem garante que ela naum era negro?? ou loiro.... sei lá...quem vai saber...ng aqui na terra nunca o viu...

2007-02-26 13:52:22 · answer #10 · answered by melzinha 2 · 1 0

fedest.com, questions and answers