English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

vento, granizo, chuva..............e quantas mais?

2007-02-26 05:26:00 · 2 respostas · perguntado por ete 5 em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

2 respostas

NUVEM: É um conjunto visível d partículas diminutas d gelo ou água em seu estado líquido ou ainda d ambos ao mesmo tempo (mistas), q c encontram em suspensão na atmosfera, após terem c condensado ou liquefeito em virtude d fenômenos atmosféricos. A nuvem pode tb conter partículas d água líquida ou d gelo em maiores dimensões e partículas procedentes, por exemplo, d vapores industriais, d fumaças ou d poeiras. As nuvens apresentam diversas formas, que variam dependendo essencialmente da natureza, dimensões, número e distribuição espacial das partículas que a constituem e das correntes de ventos atmosféricos. A forma e cor da nuvem depende da intensidade e da cor da luz que a nuvem recebe, bem como das posições relativas ocupadas pelo observador e da fonte de luz (sol, lua, raios) em relação à nuvem.
As nuvens são constituídas por gotículas ou cristais de gelo que se forma em torno de núcleos microscópicos na atmosfera. Há vários processos de formação das nuvens e das suas conseqüentes formas e dimensões.
As nuvens são formadas pelo resfriamento do ar até a condensação da água, devido à subida e expansão do ar. É o q sucede qdo uma parcela de ar sobe p/ níveis onde a pressão atmosférica é cada vez menor e o volume d ar se expande. Esta expansão requer energia q é absorvida do calor da parcela, e, por isso, a temperatura desce. Este fenômeno é conhecido por resfriamento adiabático. A condensação e congelamento ocorrem em torno d núcleos apropriados, processos q resultam ao resfriamento adiabático, o qual, em troca, resulta d ar ascendente.
Uma vez formada a nuvem poderá evoluir, crescendo cada vez mais, ou c dissipar. A dissipação da nuvem resulta da evaporação, das gotículas d´água que compõem motivada por um aumento d temperatura decorrente da mistura do ar c/ outra massa d ar mais aquecida, pelo aquecimento adiabático ou, ainda, pela mistura c/ uma massa d ar seco.
Uma nuvem pode surgir qdo uma certa massa d ar é forçada a deslocar-se p/ cima acompanhado o relevo do terreno. Essas nuvens, ditas d “origem orográfica” também decorrem da condensação do vapor d´água devido ao resfriamento adiabático do ar.
GRANIZO: é uma forma d precipitação, composta por pedras sólidas d gelo q podem medir 5 mm ou ser do tamanho d uma toronja. Em muitas partes do mundo, é c/ a tempestade c/ pedras d gelo do tamanho d uma bola d tênis.
O granizo forma-se qdo pekenas partículas d gelo caem dentro das nuvens, recolhendo assim a umidade. Essa umidade se congela e as partículas são levadas p/ cima novamente pelas correntes de ar, aumentando d tamanho. Isso acontece várias vezes, até q a partícula se transforma em granizo, q tem o peso suficiente p/ cair em direção à terra.
CHUVA: Chuva é um fenômeno meteorológico q consiste na precipitação d água sobre a superfície da Terra. A chuva forma-se nas nuvens. Nem todas as chuvas atingem o solo, entretanto, algumas evaporam-se enquanto estão ainda a cair, num fenômeno q recebe o nome de virga e acontece principalmente em períodos/locais de ar seco.

2007-02-26 06:21:23 · answer #1 · answered by boiler_viewer 6 · 4 0

As nuvens são constituídas por gotículas ou cristais de gelo que se forma em torno de núcleos microscópicos na atmosfera. Há vários processos de formação das nuvens e das suas conseqüentes formas e dimensões.


As nuvens são formadas pelo resfriamento do ar até a condensação da água, devido à subida e expansão do ar. É o que sucede quando uma parcela de ar sobe para níveis onde a pressão atmosférica é cada vez menor e o volume de ar se expande. Esta expansão requer energia que é absorvida do calor da parcela, e, por isso, a temperatura desce. Este fenômeno é conhecido por resfriamento adiabático. A condensação e congelamento ocorrem em torno de núcleos apropriados, processos que resultam ao resfriamento adiabático, o qual, em troca, resulta de ar ascendente.


Uma vez formada a nuvem poderá evoluir, crescendo cada vez mais, ou se dissipar. A dissipação da nuvem resulta da evaporação, das gotículas dágua que compõem motivada por um aumento de temperatura decorrente da mistura do ar com outra massa de ar mais aquecida, pelo aquecimento adiabático ou, ainda, pela mistura com uma massa de ar seco.


Uma nuvem pode surgir quando uma certa massa de ar é forçada a deslocar-se para cima acompanhado o relevo do terreno. Essas nuvens, ditas de “origem orográfica” também decorrem da condensação do vapor dágua devido ao resfriamento adiabático do ar.

Tipos de nuvens:

Cirrus(CI); Cirrocumulus(CC); Cirrostratus(CS); Altostratus (AS); Altocumulus (AC); Stratus (St); Nimbostratus (NS);
Cumulus (C.u); Cumulonimbus (CB).

2007-02-26 13:32:42 · answer #2 · answered by Marko 6 · 1 1

fedest.com, questions and answers