Oswaldo Cruz (São Luís do Paraitinga, 5 de agosto de 1872 — Petrópolis, 11 de fevereiro de 1917) foi um cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. Foi o fundador do Instituto Oswaldo Cruz.
Foi o pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Nacional no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, transformado em Instituto Oswaldo Cruz e, hoje, instituição respeitada internacionalmente.
Paulista, ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1887. Em 1896, estagiou no Instituto Pasteur, em Paris, onde foi discípulo de Émile Roux, seu diretor à época. Voltou ao Brasil em 1899 e organizou o combate ao surto de peste bubônica registrado em Santos (SP) e em outras cidades portuárias brasileiras. Demonstrou que a epidemia era incontrolável sem o emprego do soro adequado. Como a importação era demorada à época, propôs ao governo a instalação de um instituto para fabricá-lo. Foi então criado o Instituto Soroterápico Nacional. Diretor geral da Saúde Pública (1903), coordenou as campanhas de erradicação da febre amarela e da varíola, no Rio de Janeiro. Organizou os batalhões de “mata-mosquitos”, encarregados de eliminar os focos dos insetos transmissores. A medida provocou a rebelião da Escola Militar e de populares contra o que consideram uma invasão de suas casas e uma vacinação forçada o que ficou conhecido como Revolta da Vacina. Dirigiu a campanha de erradicação da febre amarela em Belém (PA) e estudou as condições sanitárias do vale do Rio Amazonas e da região onde seria construída a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Em 1916, ajudou a fundar a Academia Brasileira de Ciências e, no mesmo ano, assumiu a prefeitura de Petrópolis (RJ). Doente, veio a falecer um ano depois
2007-02-26 05:00:02
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
resposta
resumo sobre Oswaldo Cruz=Oswaldo Cruz (São LuÃs do Paraitinga, 5 de agosto de 1872 — Petrópolis, 11 de fevereiro de 1917) foi um cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. Foi o fundador do Instituto Oswaldo Cruz.
Biografia=Foi o pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Nacional no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, transformado em Instituto Oswaldo Cruz e, hoje, instituição respeitada internacionalmente.
Paulista, ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1887. Em 1896, estagiou no Instituto Pasteur, em Paris, onde foi discÃpulo de Ãmile Roux, seu diretor à época. Voltou ao Brasil em 1899 e organizou o combate ao surto de peste bubônica registrado em Santos (SP) e em outras cidades portuárias brasileiras. Demonstrou que a epidemia era incontrolável sem o emprego do soro adequado. Como a importação era demorada à época, propôs ao governo a instalação de um instituto para fabricá-lo. Foi então criado o Instituto Soroterápico Nacional. Diretor geral da Saúde Pública (1903), coordenou as campanhas de erradicação da febre amarela e da varÃola, no Rio de Janeiro. Organizou os batalhões de “mata-mosquitos”, encarregados de eliminar os focos dos insetos transmissores. A medida provocou a rebelião da Escola Militar e de populares contra o que consideram uma invasão de suas casas e uma vacinação forçada o que ficou conhecido como Revolta da Vacina. Dirigiu a campanha de erradicação da febre amarela em Belém (PA) e estudou as condições sanitárias do vale do Rio Amazonas e da região onde seria construÃda a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Em 1916, ajudou a fundar a Academia Brasileira de Ciências e, no mesmo ano, assumiu a prefeitura de Petrópolis (RJ). Doente, veio a falecer um ano depois. Reconhecimento=No Brasil, foi realizado um filme sobre Oswaldo Cruz, Sonhos Tropicais (2001) de André Sturm, baseado no romance homônimo de Moacyr Scliar. Quem interpretou o sanitarista foi Bruno Giordano. Polêmica no espiritismo=Entre os espÃritas brasileiros, há quem acredite que o espÃrito André Luiz, que psicografou suas obras através do medium Chico Xavier, teria sido, em vida, Oswaldo Cruz. O parapsicólogo padre Oscar González Quevedo chega a afirmar que o próprio André Luiz teria se identificado como Cruz, o que não corresponde à verdade. Uma leitura atenta de Nosso Lar, obra na qual André Luiz narra suas experiências após haver desencarnado, aliada a um pequeno conhecimento da biografia de Oswaldo Cruz, chega-se à conclusão de que são personalidades distintas uma da outra. André Luiz fora filho de um comerciante, enquanto que Oswaldo Cruz era filho de Bento Gonçalves Cruz, médico veterano da Guerra do Paraguai. Oswaldo Cruz morreu em 1917, vÃtima de insuficiência renal, sendo que André Luiz desencarnou em decorrência de oclusão intestinal e, tendo passado "mais de oito anos" nas regiões umbralinas), estava ainda se adaptando à vida em Nosso Lar, para onde acabara de ser levado, quando recebeu a notÃcia de que era agosto de 1939. Portanto, deve ter morrido aà por 1929 ou 1930.
Através do Livro " Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho" de Chico Xavier pode-se ler a informação de que Oswaldo Cruz foi a última encarnação de Estácio de Sá.
[editar] Representações na cultura
Oswaldo Cruz já foi retratado como personagem no cinema, interpretado por Bruno Giordano no filme "Sonhos Tropicais" (2001). Também teve sua efÃgie impressa nas notas de Cz$ 50,00 (cinqüenta cruzados; a partir de 1989, com valor de cinqüenta centavos de cruzados novos) de 1986.
2007-02-26 13:27:12
·
answer #2
·
answered by neto 7
·
1⤊
0⤋