English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

gentiii, eu acho um absurdo isso!
tudo bem que o ingles eh uma lingua universal e que eh importante aprendermos, mas dai a ficar utilizando no nosso dia dia eh demais!!!!!
lojas, programas de tv, restaçrantes, tudoo as pessoas tao utilizando o ingles..
assim eh q o brasil nao vai p frente mesmo..
temos que valorizar a nossa lingua galeraaa!
entao, o q vcs pensam sobre isso???

2007-02-26 04:39:39 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

5 respostas

Concordo em gênero, número e grau.
Aqui em Curitiba, a uns dois anos, uma empresa de propaganda vinculou um comercial na TV que mostrava uma pastelaria que tinha um nome em português, do tipo "Pizzaria do toninho" e estava falida, mas ao contratar os serviços da tal agência tiudo mudou para melhor porque até um nome novo a agência havia errumado para a pizzaria.
Aí mostravam a "cara nova" da "Tony's Pizza".
Acho que a primeira providência a ser tomada seria a "tradução literal" de todos os cartazes, anúncios e marcas para o portuguâs. e depois as escolas difundirem o nosso idioma, que é um dos mais ricos do mundo com muito mais respeito do que é feito hoje.
Só permitir o ensino de língua estrangeira a pessoas que tiverem um aproveitamento superior à média 7,0 (70%) na matéria de português, ou seja, se o aluno fosse mal em português, as horas aula de lingua estrangeira deveriam ser utilizadas para o seu reforço ou recuperação.
Para um adulto frequentar curso de língua estrangeira teria que ser aprovado com nota superior a 70% também.
Proibir o uso de qualquer outro idioma que não fosse o português dentro de empresas, mesmo que estrangeiras e traduzir todos os desenhos e projetos para com essa medida reduzir o número absurdo de erros que ocorrem por interpretação errada.
Proibir o "Internetês" em escolas e repartições públicas e privadas de interesse público.
Permitir um máximo de 25% do tempo de transmissão de radios e TVs com programação em outro idioma. Tem rádios por aí que nunca tocaram nenhuma música brasileira.
As gravadoras de discos só poderiam gravar 25% dos seus produtos em língua estrangeira.
Conceder subsídio a livros de autores que escrevem em português com os impostos sobretachados dos livros importados.
Acho que essas medidas seriam um início para um nacionalismo conciente como existe em outros países, tais como nos EUA, França Holanda e outros.
Bjs

2007-02-26 05:08:34 · answer #1 · answered by Químico 7 · 0 2

Acho bobagem. Se uma língua precisa de proteção para sobreviver, é sinal que ela já não é mais útil para os falantes e não vai fazer tanta falta assim. Além do mais, é desse processo de mistura cultural que nascem novas línguas. O português que nós falamos já é uma mistura de uma língua ibérica bárbara com o latim dos "imperialistas" romanos. Isso é apenas um processo natural.

2007-02-26 04:50:28 · answer #2 · answered by leticia25 5 · 3 0

Nine,
Este seu nick (ou apelido, se você preferir) é 9 em inglês ou é nine mesmo?
Eu acho que a predominância de um idioma sobre outros é uma seleção natural, que deve estar baseada em facilidade de falar e escrever, eficiência na comunicação e também no que diz respeito aos países que são mais procurados, em termos de comércio, artes, literatura, etc.
Foi assim no passado (por exemplo, o grego, o latim, etc.), é assim no presente e será assim no futuro.
Creio que quanto melhor, mais eficiente e fácil a comunicação, maior o desenvolvimento de um país. E isto não atrapalha a valorização do próprio idioma.
Os israelitas em geral são poliglotas. Se dão bem em todo o mundo. E mantém o seu idioma fantástico, o hebraico, cuja escrita, além disto, é bem diferente das línguas não semíticas.
E o nosso cérebro aumenta e muito as suas redes neurais (i. é, a inteligência) com o conhecimento de outros idiomas (sem contar no aumento do conhecimento científico, tecnológico, cultural e artístico.
Eu mesma estudo vários idiomas e prezo muito o português. Leio muito, decoro muitas poesias maravilhosas e, de vez em quando, dou até uma rabiscadinha de alguma poesia, artigo ou conto.

2007-02-26 04:50:54 · answer #3 · answered by Vovó (Grandma) 7 · 2 0

O q vc chama d "imperialismo linguistico" é apenas consequência do poder dos EUA. É "imperialismo" na cultura, na economia, etc. Quer país q seja forte, vai kerer impor seu modo d vida aos outros, não tem o q estranhar

2007-02-26 04:52:48 · answer #4 · answered by boiler_viewer 6 · 0 1

É verdade!
Em Portugal é bem pior que vocês aí!
Toda a gente fala em "sites" , "downloads", e quando se trata de termos técnicos, nem imagine. Por vezes quando pegamos em livros traduzidos por brasileiros ficamos baralhados.
Aqui estamos completamente colonizados pela língua inglesa!

2007-02-26 04:48:44 · answer #5 · answered by sue 1 · 0 1

fedest.com, questions and answers