Pantagruel é filho de Gargântua, ambos são personagens criados pelo francês François Rabelais.
A palavra Pantagruel tornou-se adjetivo como indicadora de fartura e bom gosto no que se refere a comidas e bebidas em ambientes alegres. Portanto, uma farta refeição ou banquete pode ser considerado “pantagruélico”.
Isto porque nos contos de Rabelais, esta dupla percorreu a pé quase toda a Europa, amealhando histórias interessantes por onde passavam. De volta a Paris, onde residiam, convidavam os amigos para escutar suas narrativas. Estas eram feitas em torno de lautas mesas bem sortidas de vinhos finos e iguarias requintadas, sempre dentro de um clima amigável e alegre
Nêmesis (em grego, Νέμεσις), deusa grega da segunda geração era, segundo Hesíodo, uma das filhas da deusa Nix (a noite). Pausânias citou-a como filha dos titãs Oceano e Tétis. Autores tardios puseram-na como filha de Zeus e de Têmis. Apesar de Nêmesis nascer na familia da maioria dos deuses trevosos, vivia no monte Olimpo e figurava a justiça divina. Nêmesis era deusa da ética. Nêmesis nasceu ao mesmo tempo em que Gaia concebeu Têmis. Gaia, preocupada com a infante Têmis, que poderia vir a ser vítima da loucura de Urano, entregou-a a Nix. Esta, cansada de tanto gerar por esquizogênise, entregou as deusas aos cuidados das moiras, as deusas do destino. Assim, Nêmesis e Têmis foram criadas como irmãs e educadas por Cloto, Laquésis e Átropo. As deusas possuíam, além de atributos comuns, educação comum. Têmis tornou-se a personificação da ética, e Nêmesis a personificação da retribuição e da justiça distributiva. Em Ramnunte localizava-se o templo de Nêmesis, e onde havia uma estátua das duas deusas juntas, atribuída a Fídias (as mais belas estátuas de Têmis e de Nêmesis). Em Ramnunte, pequena cidade da Ática não muito longe de Maratona, na costa do estreito que separa a Ática da Eubéia, Nêmesis tinha um templo célebre. A estátua da deusa foi esculpida por Fídias num bloco de mármore de Paros trazido pelos persas e destinado a fazer um troféu. Os persas tinham-se mostrado demasiado seguros da vitória (sinal de desmesura - Hibridis) e nunca tomaram Atenas, pois Nêmesis tomou partido em favor de Atenas. Nêmesis encorajou o exército ateniense de Maratona. Nêmesis representa a força encarregada de abater toda a desmesura (Hibridis), como o excesso de felicidade de um mortal, ou o orgulho dos reis, etc. Essa é uma concepção fundamental do espírito helênico:
Veja mais no Wikipedia
2007-02-26 04:28:45
·
answer #1
·
answered by V. 6
·
0⤊
0⤋
PANTAGRUÉLICO: Tipo de panta-** que se usa ao fabricar material bélico. CICLOTÍMICA: ginástica rítimica feita em uma bicicleta. NÊMESIS: nome mitológico para Nemézio.
2007-02-26 04:41:26
·
answer #2
·
answered by AGCabeção 3
·
0⤊
0⤋
Pantagruélico é referente ao personagem Pantagruel, criado por François Rabelais (1494-1553), escritor renascentista francês. Trata-se de um sujeito muito comilão.
Ciclotímico é quem tem ciclotimia, ou seja, predisposição a mostrar alternâncias de comportamento, que ora é de depressão, ora de excitação.
Nêmesis é o nome da deusa menor graga da vingança. Quando um deus tinha vontade de se vingar de alguém por uma ofensa, mandava Nêmesis atrás do dito cujo, e aí coitado do sujeito. Hoje, nêmesis tem sentido de justiça distributiva.
2007-02-26 04:32:08
·
answer #3
·
answered by Me 7
·
0⤊
0⤋
pantagruélico - vem do alegre e gigantesco
ciclotímica - Transtorno Afetivo da Personalidade
Nêmesis - deusa grega da ética, ou um livro de Agatha Christie
2007-02-26 04:29:33
·
answer #4
·
answered by Thalita M 6
·
0⤊
0⤋