Um mecanismo comum é a sincronização de rotação e translação de planetas e de satélites. As luas de Marte, por exemplo, já estão sincronizadas com o período de translação, de forma que o período é o mesmo.
O que ainda está acontecendo é a Lua se afastar da Terra (ganhando momento angular) e a Terra girar mais lentamente (perdendo momento angular). Em um futuro distante, se o Sol não destruir o planeta antes, a Lua e a Terra estarão sincronizadas, e não só a Lua apresentará a mesma face para a Terra, mas a Terra também apresentará a mesma face para a Lua.
Agora imagine que este fenômeno tivesse acontecido há alguns milhões de anos atrás. Em um lugar do planeta, a Lua estaria no zênite, e seria só neste lugar. Não haveriam marés nos oceanos, pelo menos não as causadas pela Lua. Quem estivesse no hemisfério em que a Lua seria visível, veria todas as fases da Lua em um só dia. Só não sei como ficariam os eclipses do Sol e da Lua...
2007-02-26 04:39:13
·
answer #1
·
answered by Sr Americo 7
·
0⤊
0⤋
Porque a rotação da Lua foi "travada" pelas marés geradas pela Terra.
Todos os satélites têm esta tendência, com o passar do tempo.
O caso de Plutão e Caronte é ainda mais interessante: Plutão travou a sua lua maior e a lua travou o planeta.
Os dois ficam face a face o tempo todo.
2007-02-27 09:36:46
·
answer #2
·
answered by Obs. Phoenix 7
·
0⤊
0⤋
---Porque o período de rotação da Lua em torno de seu próprio eixo é igual ao seu período de translação, desta maneira vemos sempre o mesmo lado da Lua.
2007-02-26 12:11:23
·
answer #3
·
answered by Mazopust 7
·
0⤊
0⤋
Porque, depois de muito tempo rodando em volta da Terra, a rotação da Lua ficou na mesma velocidade de sua translação, o que leva a vermos sempre o mesmo lado...
2007-02-26 12:01:55
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋