Ninguém deu o poder para ninguém,isso não é eleição. A questão é que EUA é o país mais desenvolvido do mundo,portanto tem o poder de veto de qualquer decisão em ambito mundial. Mas isso não quer dizer que só os EUA se destaque,outras potências como:Japão,Inglaterra,França,Itália,entre outras também tem parte do poder,uma vez que, o Nova Ordem Mundial é MULTIPOLAR,ou seja,várias potências disputando o poder. A questão é que:se algum país conseguir ser mais rico que os EUA a maior fatia do poder será dele. É o que a China vem tentando fazer investindo em :tecnologia,educação,industria de ponta,pesquisas,entre outros. Porém,prefiro que fique assim pois,se todos quizerem alcançar o desenvolvimento dos EUA o mundo vai acabar em fogo devido o aquecimento global,uma vez que,quanto mais desenvolvido o país,mais poluente ele é.
2007-02-26 04:21:15
·
answer #1
·
answered by Yumi 3
·
0⤊
0⤋
Infelismente, o maior poderio bélico do mundo. Mas eles estão se endividando cada vez mais com as guerras, e a queda do império não deve demorar muito, assim como aconteceu um dia com o Império Romano, com os Espanhóis, com os Ingleses, com os Franceses, com os maias.
Espero muito estar vivo para ver isso.
2007-02-26 11:01:10
·
answer #2
·
answered by Brasileiro 5
·
1⤊
0⤋
bom, infelizmente todos os que comem no mc donalds, bebem coca cola, e ultilizam o yahoo por exemplo, essas foram as pessoas que deram a eles a ideia de que eles tem todo esse poder! realmente é muito dificil um pais se levantar contra a maior potencia belica e economica, mas a verdade é que eles não podem viver sózinhos no mundo, cabe a todas as pessoas do mundo se levantarem contra o imperialismo, não a governos, por que esses não tem mesmo saida( não por serem corruptos ou algo assim, nem todos são!). o MUNDO tem que aprender de vez a levantar a CONCIENCIA sem levantar a VOZ!
2007-02-27 15:09:09
·
answer #3
·
answered by joao c 1
·
0⤊
0⤋
Não fale isso.
Poucas nações tiveram na História o feliz destino dos Estados Unidos da América. Apesar de envolverem-se em duas guerras mundiais, a de 1914-18 e a de 1939-45, os americanos, por estarem bem afastados dos frontes, protegidos por dois imensos Oceanos, o Pacífico e o Atlântico, pouco sofreram diretamente com as conseqüências delas. Se perderam, entre 1941-45, 300 mil homens, praticamente não contabilizaram vitimas civis. Nova Iorque, Chicago, Detroit, e demais centros industriais, não sofreram um só ataque aéreo, nem seus campos tiveram que suspender as colheitas ou abater o gado às pressas em razão de ataques ou invasões. Ao contrário.
Conscientes que o mundo do pós-guerra giraria ao redor dos seus interesses, os Estados Unidos preocuparam-se em criar as novas bases da Ordem Mundial do pós-guerra. Convocaram para tanto, bem antes que a guerra acabasse, entre 1º e 22 de julho de 1944, em Bretton Woods, perto de Nova Iorque, uma conferencia para determinar quais seriam as diretrizes econômicas futuras. Acertou-se lá, na presença de 44 delegados de diversos países, inclusive a URSS, que seria criado um Fundo Monetário Internacional (International Monetary Found) para regular as relações financeiras entre as nações e um Banco para a Reconstrução Mundial (International Bank for Reconstruction and Development), responsável pela recuperação das economias combalidas pela guerra. Acatou-se que o sistema funcionaria com o dólar sendo lastreado pelo ouro. Como os Estados Unidos possuíam a maior reserva aurífera do mundo (acredita-se que perfazia 60% do total) e a sua moeda - o dólar - era a única aceita e conversível por todos os demais, isto fez com que sua liderança fosse quase incontestável no após-guerra.
Terminada a guerra contra a Alemanha nazista em maio, e contra o Japão em agosto de 1945, num mundo exaurido e arruinado, os Estados Unidos estavam intocados. Tinham naquele momento, apesar de perfazerem menos de 6% da população mundial, o controle sobre 50% da produção industrial existente (entre 1938 a 1947, o índice da produção cresceu em 63%); quase todas as reservas de ouro do mundo (elas pularam de 14.592 milhões para 22.868 milhões em dez anos); as cidades e a população civil intocadas; suas forças espalhadas pelo mundo inteiro; e, como arremate, nesta incrível concentração de poder, eram a única das nações em posse de um arsenal nuclear. Nunca, enfatize-se, um só país na História arrematara, simultaneamente, o poder militar, o econômico, o financeiro e o atômico.
2007-02-27 11:38:16
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
De um lado, parece sem nenhum sentido um país decidir o que os outros devem fazer, mas, por outro lado, os países hegemônicos tem maior responsabilidade pela ordem mundial, para evitar que um doido qualquer detone o planeta Terra com guerra nuclear ou terrorismo. Entendo que o poder dos EUA decorra dessa dessa sua hegemonia.
2007-02-26 21:12:27
·
answer #5
·
answered by podocarpo 7
·
0⤊
0⤋
na fase da industrialização mundial os EUA superaram os grandes países por causa do declinio da guerra,por esse motivo temos a infelicidade de sermos controlados por uma nação egocentrica preconceituosa e com a maior taxa de depressivos suicidas.
2007-02-26 11:40:01
·
answer #6
·
answered by fafaha 3
·
0⤊
0⤋
sempre na história da humanidade, se levanta uma nação autoritária, injusta, com líderes mais autoritários ainda, dizem ser super potências, conseguem o poder econômico q compra e corrompe muitos e quebra outros, mas como sempre essas super potências caem pq ñ são competentes o suficiente e pq há grandes revoltas e revoluções no mundo, aguarde!
2007-02-26 11:20:10
·
answer #7
·
answered by val_jr5 3
·
0⤊
0⤋
Todos os paises apos a segunda guerra mundial. Eles enclacraram a Europa e o Japão com a reconstrução de seus paises. No japao (que era do eixo) "ajudaram" a escrever a constituição. Enquanto durou o dualismo com a ex-União Sovietica parecia que o mundo era bipolar, mas apos a queda do bloco comunista ficou mais facil e mais exposto na condução de sua politica.
2007-02-26 11:10:11
·
answer #8
·
answered by edu f 1
·
0⤊
0⤋
Ninguem deu o poder a eles, eles conquistaram a custa de um poder economico e militar que deixa todos os paises receosos e o diferencial e que eles tem um presidente louco.
2007-02-26 11:09:48
·
answer #9
·
answered by jair da silva 2
·
0⤊
0⤋
Sua hegemonia econômica , militar e política...
Que saudade da URSS !!!!
2007-02-26 11:09:05
·
answer #10
·
answered by O Aprendiz 2
·
0⤊
0⤋