English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

é q sempre vejo fotos, camisetas com seu rosto, mas não se iquem ele foi, porque é tão famoso e onde??

2007-02-26 01:29:59 · 24 respostas · perguntado por Karla 4 em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

24 respostas

Che

2007-02-26 01:39:56 · answer #1 · answered by Johnny Amaro 5 · 1 0

Karla, sei quem é, mas não simpatizo muito. Sou contra violência e quem é a causa da violência, assim como o socialismo á fórceps que é o desejo de muitos. Tem até um filme contando as peripécias deste latino americano.

"Nasci na Argentina; não é um segredo para ninguém. Sou cubano e também sou argentino e, se não se ofendem as ilustríssimas senhorias da América Latina, me sinto tão patriota da América Latina, de qualquer país da América Latina, que no momento em que fosse necessário, estaria disposto a entregar a minha vida pela liberação de qualquer um dos países da América Latina, sem pedir nada para ninguém, sem exigir nada, sem explorar ninguém."

2007-02-26 09:45:12 · answer #2 · answered by lu♪s ♫ 7 · 1 0

Um dos maiores personagens da história da Argentina nascido Ernesto Guevara, mas conhecido mundialmente por Che Guevara, idealista marxista, socialista e defensor do mais puro socialismo uniu-se a Fidel Castro na luta contra Fulgêncio Batista em Cuba, depois de depor Fulgêncio e Fidel assumir o poder em cuba, Guevara foi atras de nova guerras, e acabou morto pelo exercito boliviano.

2007-02-26 11:24:57 · answer #3 · answered by Julio Jr 4 · 0 0

Bom, se vc ler minha resposta é porque já sabe. Concorde ou não com suas idéias ou métodos isso já não interessa. o importante é que vc procura saber quem é esta figura marcante dos nossos dias que vemos a sua imagem estampada em cada camiseta em qualquer parte do mundo. Não se admire que pessoas usem esta imagem como puro símbolo de moda e que não saibam quem era e o que ele fez. Foi ele um homem corajoso, cheio de vontade de vencer a sua própria guerra contra a desigualdade. Você agora já sabe quem foi Che e pode, se assim desejar, usar a sua camiseta com a face de um homem que covarde ele foi nunca, e responder com sabedoria a marca registrada da sua moda. Faça como eu não fiz que foi fingir saber quem era Che para poder participar de grupos sendo eu o hipócrita. Boa pergunta que esta cheia de boas respostas. Parabéns por querer aprender.

2007-02-26 11:16:12 · answer #4 · answered by Maka 3 · 0 0

Che Guevara

Nascido em 14 de junho de 1928 na cidade de Rosário, Guevara foi o primeiro dos cincos filhos do casal Ernesto Lynch e Celia de la Serna y Llosa

Em 1959 Che torna-se cidadão cubano e vira o segundo homem mais poderoso de Cuba. Marxista-leninista convicto, é apontado por especialistas como o responsável pela adesão de Fidel ao bloco soviético e pelo confronto do novo governo com os Estados Unidos.

Guevara queria levar o comunismo a toda a América Latina e acreditava apaixonadamente na necessidade do apoio cubano aos movimentos guerrilheiros da região e também da África. Da revolução em Cuba até sua morte, amargou três mal-sucedidas expedições guerrilheiras. A primeira na Argentina, em 1964, quando seu grupo foi descoberto e a maioria morta ou capturada. A segunda, um ano depois de fugir da Argentina, no antigo Congo Belga, mais tarde Zaire e atualmente República Democrática do Congo. E por fim na Bolívia, onde acabaria executado.

Sem a barba e a boina tradicionais, disfarçado de economista uruguaio, Che Guevara entrou na Bolívia em novembro de 1966. A ele se juntaram 50 guerrilheiros cubanos, bolivianos, argentinos e peruanos, numa base num deserto do Sudeste do país. Seu plano era treinar guerrilheiros de vários países para começar uma revolução continental.

Guevara foi capturado em 8 de outubro de 1967. Passou a noite numa escola de La Higuera, a 50 quilômetros de Vallegrande, e, no dia seguinte, por ordem do presidente da Bolívia, general René Barrientos, foi executado com nove tiros numa escola na aldeia de La Higuera, no centro-sul da Bolívia, no dia seguinte à sua captura pelos rangers do Exército boliviano, treinados pelos Estados Unidos.

Sua morte, no dia 9 de outubro de 1967, aos 39 anos, interrompeu o sonho de estender a Revolução Cubana à América Latina, mas não impediu que seus ideais continuassem a gozar de popularidade entre as esquerdas.

Os boatos que cercaram a execução de Che Guevara levantaram dúvidas sobre a identidade do guerrilheiro. A confusão culminou no desaparecimento dos seus restos mortais, encontrados apenas em 1997, quando o mundo recordava os trinta anos de sua morte, sob o terreno do aeroporto de Vallegrande. O corpo estava sem as mãos, amputadas para reconhecimento poucos dias depois da morte, e contrabandeadas para Cuba.

Em 17 de outubro de 1997, Che foi enterrado com pompas na cidade cubana de Santa Clara (onde liderou uma batalha decisiva para a derrubada de Batista), com a presença da família e de Fidel. Embora seus ideais sejam românticos aos olhos de um mundo globalizado, ele se transformou num ícone na história das revoluções do século XX e num exemplo de coerência política. Sua morte determinou o nascimento de um mito, até hoje símbolo de resistência para os países latino-americanos.

entre neste site e conheça a vida de che guevara

http://www.cheguevaradelaserna.hpgvip.ig.com.br/index.html

2007-02-26 11:14:14 · answer #5 · answered by Cronos 2 · 0 0

resposta
resumo sober Che-Guevara=Ernesto Guevara de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che (Rosário, Argentina, 14 de Junho[1] de 1928 — La Higuera, Bolívia, 9 de Outubro de 1967) foi um dos mais famosos revolucionários marxistas da História.
Biografia=Juventude=Filho de uma família de classe média alta em processo de empobrecimento, Che sofreu desde a infância com a asma. Porém, apesar da saúde debilitada sempre foi uma criança curiosa e audaz, exercendo papel de liderança entre seus colegas de escola. Aprendeu a jogar xadrez com seu pai, participando de torneios ainda criança. Mais tarde, se apaixonou pela poesia, principalmente a de Pablo Neruda e durante sua vida escreveu diversos poemas.

Em 1948 Che ingressou na Universidade de Buenos Aires onde estudou Medicina, incentivado em parte por sua própria doença. Nessa época, realiza várias viagens pela América Latina, a mais famosa delas em 1952, com o seu amigo Alberto Granado um bioquímico, Guevara realiza um sonho: atravessa a América do Sul numa velha motocicleta Norton 500cc conhecida pelo nome de La Poderosa II. Nessa viagem, Guevara começa a ver a América do Sul como uma única entidade econômica e cultural. Visita minas de cobre, povoações indígenas e leprosários, interagindo profundamente com a população, especialmente os mais humildes. De volta à Argentina em 1953 acaba os estudos de Medicina e passa a se dedicar à política.

Che Guevara atuou como repórter fotográfico em uma carreira de êxito. Cobriu o Pan-Americano de 1953 por uma agência de notícias Argentina no México. Em julho de 1953, inicia sua segunda viagem pela América Latina. Nessa oportunidade visita Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, El Salvador e Guatemala.

Foi diante da visão de miséria e impotência das massas, e das lutas e sofrimentos que presenciou em suas viagens, que Guevara concluiu que a única maneira de acabar com as desigualdades sociais era a revolução socialista.
Guatemala=Em sua passagem pela Guatemala, aonde chegou em Dezembro de 1953, Che presencia a luta do recém eleito presidente Jacob Arbenz Gúzman, liderando um governo de cunho popular, na tentativa de realizar reformas de base, eliminar o latifúndio e diminuir as desigualdades sociais.

O governo Americano se opunha á Arbenz, e através da CIA coordenou várias ações, incluindo o apoio a grupos paramilitares, contra o governo eleito da Guatemala, por nao se alinhar a suas políticas para a América Latina.

As experiências na Guatemala são importantes na construção de sua consciência política, lá Che Guevara se auto define um Revolucionário e se posiciona contra o imperialismo Americano.

Nesse meio tempo Che conhece Hilda Gadea, com quem se casa e de cuja união nasce sua primeira filha, Hildita.

[editar] Militância e guerrilha

Em 1954, no México através de Ñico López, um amigo das lutas na Guatemala, ele conhece Raul Castro que logo o apresentaria a seu irmão mais velho, Fidel Castro. Este último organiza e lidera o movimento guerrilheiro 26 de Julho, ou M26, em referência a Jose Martí e que tem por objetivo tomar o poder em Cuba. Guevara faz parte dos 82 homens que partem para Cuba em 1956 com Fidel Castro e dos quais só 12 sobreviveriam.

É durante esse ataque que Che, o médico do grupo, larga a maleta médica por uma caixa de munição de um companheiro abatido, um momento que tempos depois ele iria definir como o marco divisor na sua transição de doutor a combatente.

Em seguida eles se instalam nas montanhas da Sierra Maestra de onde iniciam a guerrilha contra o ditador cubano Fulgêncio Batista, que era apoiado pelos Estados Unidos.

Os rebeldes lentamente se fortalecem, aumentando seu armamento e angariando apoio e o recrutamento de muitos camponeses, intelectuais e trabalhadores urbanos. Guevara mostra grande coragem, talento em combate, e crueldade com os inimigos e logo se torna um dos homens de confiança de Fidel Castro. Guevara toma a responsabilidade de medico revolucionario, mas em pouco tempo, foi se tornando naturalmente líder, e seguido pelos rebeldes.

Após a vitória dos revolucionários em 1959, Batista exila-se em São Domingos e instaura-se um regime comunista em Cuba, comandado por Fidel Castro. Governo cubano=Guevara, então braço direito de Fidel, torna-se um dos principais dirigentes do novo estado cubano: Embaixador, Presidente do Banco Nacional, Ministro da Indústria. Mas rapidamente, apesar de marxista-leninista convicto, ele opõe-se à URSS, então principal força de apoio ao regime cubano e é progressivamente deixado de lado por Fidel Castro.

Che esteve oficialmente no Brasil em abril de 1961, quando foi condecorado pelo então Presidente Jânio Quadros com a Ordem do Cruzeiro do Sul.

Em 1965, Guevara deixa Cuba para propagar os ideais da revolução cubana pelo mundo com ajuda de voluntários de vários países latino americanos.

[editar] Retorno à guerrilha e morte

Ele parte primeiramente para o Congo, na África (onde encontra-se com Kabila mas em quem ele não tem confiança). Após o fracasso dos combates no Congo, parte para a Bolívia, onde tenta estabelecer uma base guerrilheira para lutar pela unificação dos países da América Latina. Mas enfrenta dificuldades com o terreno desconhecido e em conquistar a confiança dos camponeses. É finalmente cercado e capturado em 8 de outubro de 1967 e executado no dia seguinte por soldados bolivianos na aldeia de La Higuera, possivelmente sob as ordens de agentes da CIA, agência de inteligência norte-americana. Os boatos que cercaram a execução de Che Guevara levantaram dúvidas sobre a identidade real do guerrilheiro, que utilizava documentos uruguaios falsos. A confusão estabelecida em torno do caso culminou no desaparecimento do seu corpo, que só foi encontrado trinta anos depois.

Em 1997 seus restos mortais foram encontrados por pesquisadores numa vala comum, junto a outras ossadas, na cidade de Vallegrande, a cerca de 50 Km de onde ocorreu a sua execução. Sua ossada estava sem as mãos, que segundo consta em relatos não oficiais, teriam sido amputadas para o reconhecimento de sua identidade logo após a sua morte. Seus restos mortais foram transferidos para Cuba, onde em 17 de outubro deste mesmo ano são enterrados com honrarias de Estado na presença de membros da sua família e do líder cubano e antigo companheiro de revolução Fidel Castro.

[editar] Culto

A reprodução da imagem de Che Guevara em camisetas, posters geralmente utiliza uma famosa pintura feita pelo artista plástico estadunidense Jim Fitzpatrick a partir da foto tirada por Alberto Korda, que se tornou a segunda imagem mais difundida da era contemporânea, atrás apenas de uma imagem de Jesus Cristo.

A imagem do Che é mítica em toda a América Latina. Na localidade onde foi assassinado em 1967 ergue-se atualmente uma estátua em sua homenagem. Passou a ser conhecido na região como "San Ernesto de La Higuera" e é cultuado como santo pela população local.

O atual regime cubano ainda se vale da imagem de Che Guevara para manter uma imagem positiva junto à sociedade.

2007-02-26 11:02:36 · answer #6 · answered by neto 7 · 0 0

Ernesto Che-Guevara era um médico Argentino ou quase médico ou recém formado em medicina que saiu viajando pela América latina e Central. Idealista e comprometido com a defesa dos mais pobres e necessitados, veio a participar da famosa revolução Cubana ao lado de Fidel Castro, que o tinha como a sua mão direita nas ações revolucionárias. Foi morto na Colômbia por forças do governo local que impiedosamente o tratava como comunista e estava em território a mando de Fidel para disseminar a revolução nas Américas. Leia sobre a revolução cubana e assista também o filme

2007-02-26 09:47:27 · answer #7 · answered by Romanovisck 3 · 0 0

no filme "diários de motocicleta" terás uma boa resposta sobre o médico/guerrilheiro.

bom filme.

2007-02-26 09:45:17 · answer #8 · answered by VOLTANDO. Bem devagarinho. Com outra cabeça. 5 · 0 0

[...] Che Guevara foi um estadista na acepção forte da expressão. Na condição de homem de Estado, Che Guevara foi responsável pelo Instituto Nacional de Reforma Agrária e pelo Banco Nacional de Cuba e, depois, Ministro das Indústrias. À frente desses cargos, Che consolidou, aquilo que já havia afirmado nos campos de batalha: sua condição entre os principais dirigentes do processo revolucionário cubano.

2007-02-26 09:43:58 · answer #9 · answered by Moreninha_007 7 · 0 0

é minha cara colega Karla, vc esta precisando ler um pouquinho mais... primeiramente vc tem que parar de assistir esses canais da Burguesia, por exemplo a GLOBO, eles manipulam os fatos...
Ha vc quer saber quem é Che Guevara né.... ele foi um revolucionario que ajudou a Cuba a fazer a Revolução Cubana... Ele nasceu na Argentina, ele fazia as suas viagem pela america de motocicleta, e começou analisar a miseria que este povo latino americano sofrem, devido a um sistema que excluem a maioria da classe trabalhadora.Indignado com tanta injustiça, ele se aliou com Fidel Castro para juntos organizar a Revolução Cubana.
Foi morto a mando provalvelmente dos EUA... Assista um filme que fale sobre ELE: o nome do filme é: DIARIO DE MOTOCICLETA.

2007-02-26 09:42:42 · answer #10 · answered by aparecidosf 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers