Eu sinceramente acredito que sim. Assim como moléculas formam células vivas, nós somos um montante de células e, a terra pode ser vista como um único ser vivo formado por matéria e muita energia.
Para mim, a vida é propriedade de um planeta e não de um ser vivo individual. Assim como cada parte de nosso corpo, o planeta tem diversas parte que cooperam cada uma com sua função para a boa saúde do planeta. Dentre as parte formadoras da terra, podemos citar os seres "vivos", os oceanos, a matéria aquecida no centro da terra e a atmosfera. E, se repararmos bem, tudo tem um fluxo onde um componente interfere no funcionamento do outro.
Imagine que a energia do sol alimenta a terra, o calor do mesmo faz com que funcionem as correntes marinhas e atmosféricas que matêm a temperatura ideal para o desenvolvimento dos seres vivos.
Certa vez, lí um livro que dizia que, a cada vêz que uma célula acumula energia suficiente, ele evolui. Assim é a terra, de tempos em tempos ela acumula energia e se modifica. A existência do ser humano é mais uma fase da evolução da vida na terra e, por mais que venhamos a destruir a vida como ela existe hoje, a terra continuará existindo e, a forma como ela reagir para retomar seu equilíbrio a tornará apta a acumular energia novamente e iniciar uma nova fase evolutiva.
Eu penso que a ocorrência de seres com inteligência é um estágio decisivo na evolução de um planeta.
Sobre a sua pergunta. Não acredito que sejamos como parasitas porque somos parte da terra. Acredito que o termo "câncer" seja uma definição melhor.
Vale lembrar que, o cancêr sempre acaba eliminado, seja pelas defesas do organismo ou pela morte do mesmo. Não há dúvida que somos uma espécie de tumor, já que trabalhamos mais por razões individuais que pelo todo mas, se fomos um tumor benigno, teremos chance e sobreviver e , que sabe, evoluir e voltar a cumprir nosso papel como anticorpos(já que não existe ser mais apto a esta tarefa) da terra.
2007-02-26 01:37:49
·
answer #1
·
answered by Joaquim 3
·
1⤊
0⤋
A Terra não é um SER vivo. Mas é um SISTEMA vivo. Como tal, depende do equilíbrio de todos os seres vivos (biota) e dos fatores abióticos (químicos, físicos ou físico-químicos do ambiente, como luz, temperatura, etc), os quais estão relacionados entre si.
Neste sentido, nossa espécie, ao provocar danos a este equilíbrio poderia ser comparada ao que você chama de "parasitas destruidores". Poderíamos inclusive chamar de parasitas AUTO-destruidores, já que ameaçando o planeta estamos ameaçando nossa própria sobrevivência nele.
2007-02-26 01:18:41
·
answer #2
·
answered by Lui 3
·
1⤊
0⤋
Considero que sim pois moramos dentro dela aonde estão seus frutos que geram outros frutos faz desta forma um ciclo interminável geração de geração pena que não dão o devido zelo pelo nosso planeta e não a vem com certo carinho que deveriam ter a Terra é como a mãe que cria seus filhos com carinho mas não tem a gratidão que deveria ter.
2007-02-26 10:49:48
·
answer #3
·
answered by cabeludo 2
·
0⤊
0⤋
... ser vivo? Claro que não... a Terra é um gigantesco sistema fechado (com trocas de energia, mas não de massa, pelo menos em quantias razoáveis) constituida por diversos subsistemas abertos que são: geosfera, hidrosfera, biosfera, atmosfera e há quem considere a criosfera (agua no estado solido nom planeta, como os calotes polares)
Espero ter ajudado.
2007-02-26 07:30:49
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ésta sua pergunta encontra adeptos e simpatizantes em todo o mundo, tem até uma hipótese para isso. A hipótese Gaia.
Foi criada pelo cientista James Lovelock, um dos mais importantes e originais pensadores do nosso tempo, criador do campo da geofísica, é responsável em muito da consciência ecológica existente hoje.
A Hipótese Gaia , examina a Terra não como um hospedeiro rochoso e inerte para a vida, mas, sim como um organismo vivo.
2007-02-26 07:14:05
·
answer #5
·
answered by comandante 7
·
0⤊
0⤋
A terra é o berço da genética da vida, que seja ela unicelular ou multicelular, até atingir a biogenética humana (única consciência responsável por tudo ao contrario do nada).
2007-02-26 06:20:04
·
answer #6
·
answered by britotarcisio 6
·
0⤊
0⤋
Depende da tua definição de ser vivo. Se você considerar um dos critérios para a vida a reprodução, a Terra não é um ser vivo, já que não se reproduz, e não surgiu de um processo reprodutivo.
2007-02-26 01:56:37
·
answer #7
·
answered by Sr Americo 7
·
0⤊
0⤋
Conforme a "Hipótese de Gaia", a Terra é sim um ser vivo!
Mais acerca da Hipótese de Gaia:
2007-02-26 01:39:54
·
answer #8
·
answered by Diego DeBritto 5
·
0⤊
0⤋
e nos somos as bactérias. as plantas são os mofos e a Terra toda uma célula do universo.
2007-02-26 01:28:40
·
answer #9
·
answered by UM CERTO ALGUÉM 4
·
0⤊
0⤋
Zeus -
Faz tempo ouvi alguém dizer, e confesso fiquei um pouco assustado: - "somos para o Planeta Terra assim como o CÂNCER para NOSSO CORPO".
É óbvio que o Planeta como um todo é um ser VIVO (Teoria de GAIA), e como se sabe o ser humano não destruiu os dinossauros, (à sua época eram os seres que dominavam), eles foram eliminados pelo próprio Planeta e do jeito que as coisas estão andando os próximos a serem excluídos de sua face parece ser A RAÇA HUMANA.
Abraços.
2007-02-26 01:07:27
·
answer #10
·
answered by munchausen 7
·
1⤊
1⤋