Isso é pergunta de química. Mas, já que está aqui...
1) Ferro é o elemento Fe da TP dos elementos e é metal puro.
2) Aço é a mistura de Fe e C => chamamos de aço ao carbono.
3) Todo Aço (Fe + C em concentração variada de carbono) sofre oxidação, ou seja, na superfície do metal ocorre a reação O2Fe (dióxido de carbono) pois o oxigênio "rouba" elétrons do Fe com mais facilidade que o carbono.
4) O alumínio é outro elemento da TP e, como o Fe, faz parte do grupo de metais e é metal puro, sendo este muito menos propenso a reações com o oxigênio do ar.
Curiosidade. O alumínio também sofre oxidação.
2007-02-26 01:06:54
·
answer #1
·
answered by Wagner A 4
·
0⤊
0⤋
Ferro é um metal puro. Nao existe ferro comercial puro, apenas para uso em quimica pq é muito caro. Por definicao, o ferro comercial tem, no maximo, 0,08% de carbono.
O aço é uma liga metalica de ferro e carbono. Ele tem no maximo 2% de carbono e com taxa maiores de carbono ele passa a se chamar de ferro fundido.
Aço inoxidavel é uma liga de aço-carbono que contem um percentual de cromo e outros elementos que o torna muito resistente a corrosão na temperatura ambiente.
Aluminio é um elemento quimico, um metal, tambem muito usado como material de construção de objetos metalicos.
2007-02-26 08:09:44
·
answer #2
·
answered by Luiz S 7
·
1⤊
0⤋
---Ferro Fundido tem mais 2,11% de Carbono (C), aços possuem um teor de Carbono (C) menor do que 2,11%, aços com menos de 0,2% de Carbono são chamados de aços doce. Tanto aços como ferros fundidos a temperatura ambiente são duros e no caso do ferro fundido, este é mais frágil que os aços.
---Aços inoxidáveis podem ser de três tipos, Austeníticos, Martensíticos e Ferríticos, possuem elementos de liga como Cromo (Cr) e Níquel (Ni) em quantidades consideráveis tipo (18-8), 18% de Cr e 8% de Ni, são muito utilizados na indústria de alimentos, frigoríficos, e tb como utensílios cirúrgicos e talheres de mesa.
---O Alumínio é um elemento químico que possui uma baixa densidade quando comparado a maioria dos outros metais, daí a sua utilização em diversas aplicações onde se precise descartar o excesso de peso, por exemplo na indústria aeronáutica, indústria de bicicletas e até mesmo nos meios militares.
---O Alumínio naturalmente não apresenta dureza elevada (resistência a penetração) e tb é muito dútil (capacidade de ser transformado em fio) e tem uma boa resistência a oxidação e atualmente com o aprimoramento dos tratamentos térmicos, químicos e mecânicos, o alumínio tem conseguido excelente dureza e resistência mecânica, com pouca fragilidade e mantendo a "leveza". A adição de elementos de liga como Níquel, Cromo, Molibidênio e outros, aliado a tratamentos térmicos modernos como a Austêmpera tem contribuído para o sucesso do Alumínio na atualidade.
2007-02-26 08:03:08
·
answer #3
·
answered by Mazopust 7
·
1⤊
0⤋