English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Em uma visita à livraria vemos títulos dos mais variados assuntos, incluindo coisas do tipo: "10 passos para isso, ou 10 para aquilo"; "Dicas para...." como se a vida tivesse um manual de instruções a ser seguido. Considerando a diversidade de personalidades e na medida que cada um concebe seu modo de viver é praticamente impossível estabelecer uma fórmula pronta para assuntos que envolvam sentimentos. O que pensam a respeito?

2007-02-25 20:09:40 · 10 respostas · perguntado por albafeline 2 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

10 respostas

Como já foi dito, eu também acho que livros de auto-ajuda somente promovem reais benefícios à conta bancária dos seus autores (Paulo Coelho que o diga). Embora tenha deixado de acreditar nesse tipo de literatura (?), li há pouco tempo "O Monge e o Executivo" (por insistência de um colega) e só conformei o que já pensava: são livros escritos por pessoas muito inteligentes e espertas que se baseiam na sabedoria popular e em experiências vividas por outras pessoas, nunca por eles próprios - embora digam o contrário. Auto-ajuda, como o nome diz, consiste na ajuda que parte do próprio ser: sua necessidade e sua disposição de mudar. Ninguém consegue operar esse milagre em nome de outra pessoa se esta pessoa não quiser - e, se esta pessoa quiser, foi ela que operou o milagre e não o "santo do pau-oco" que aparece só como o elemento oportunista que enche os bolsos (e as contas das editoras) de dinheiro.

2007-02-25 23:11:02 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Não se pode generalizar, mas na grande maioria dos casos são livros que não ajudam muito. É mais uma forma de ganhar dinheiro fácil. Claro que existem bons livros nesta área. As Editoras Vozes e Sinodal por exemplo são são muito criteriosas. Quando publicam algo nesta área é sério e vale a pena ser lido. Nosso povo está carente. Precisamos de pessoas e instituições sérias que possam ajudar de fato e não alienar ainda mais o nosso já tão alienado povo brasileiro.

2007-02-26 06:34:08 · answer #2 · answered by waldir s 3 · 0 0

Eu acho que se deve ler e praticar,as pessoas compram livros de auto ajuda para mostrar aos outros,e não para realmente mudar em busca de resultados práticos.Na vida temos que aprender com quem sabe mais,alias a vida é um eterno aprendizado,nem todo livro de auto-ajuda é bom,mas tem alguns ótimos,livros do Paulo Coelho e tantos outros que podem funcionar para sempre com seu aprendizado.

2007-02-26 05:39:33 · answer #3 · answered by alemão bactéria 3 · 0 0

Já vi muitas pessoas enriquecerem intelectualmente lendo esse tipo de livro. Na verdade qualquer tipo de leitura nos enriquece,ñ é mesmo? Mas voltando ou assunto, eu acho que a ajuda que o ser humano mais precisa é esquecer as culpas. Ficam se atormentando, se corroendo, se desvalorizando por uma coisa q já aconteceu, fazendo essa culpa crescer além do necessário deixando-as deprimidas em demasia. Depois de feito chorar ñ é proveito. (Já dizia um ditado muito antigo) Outra coisa q noto nas pessoas que seguem algum tipo de religião, é tipo assim: Oh por favor tô precisando de ajuda, chora todas as pitangas e por fim diz, deixo tudo em tuas mãos. Na minha opinião, vira-se as costas e se vai, esquece do problema, afinal entregou nas mãos do seu DEUS. Mas ñ é isso q acontece, na 1ª esquina encontra um conhecido e: Pô cara tô na pior, e lá vai chorar todas as pitanga de novo. Mais se ela entregou nas mãos de Deus e se ela acredita mesmo nele ñ era pra ela confiar e ñ falar mais naquele problema, é lógico Deus estaria resolvendo pra ela. Só q ao falar ela anula na minha opinião o pedido feito pois o DEUS dela pode pensar: Ela pediu ajuda da boca pra fora. E ela própria, logo ali, já esqueceu do seu DEUS e da a luz novamente ao problema.

2007-02-26 05:25:08 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Também acho difícil estabelecer um padrão para esse tipo de questão, mas como o tema da questão já diz: auto ajuda, precisamos estar receptivos quando necessitamos de qualquer tipo de ajuda, um livro destes passa a ser muito útil se além de assimila-lo você conseguir trazer atitudes positivas sugeridas por ele para a sua vida diária. Acima de tudo nós temos que ajudar a nós mesmos.

2007-02-26 05:21:59 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Não acredito nesses livros. Não perco meu tempo com esse tipo de leitura.

Rj

2007-02-26 04:46:22 · answer #6 · answered by Manéu Rair 4 · 0 0

Só promove benefício para o autor.
Afinal cada livro que vende, rende-lhe dinheiro, daí o nome
"auto-ajuda", ele está se ajudando, financeiramente...
As pessoas que compram o livro, apenas se beneficiam
de alguns poucos conhecimentos, que na prática, não é
tão fácil, como o autor do livro quer demonstrar.
Só você tem poder de mudar seu mundo, suas questões
espirituais, sentimentais e financeiras.
Enquanto vc está lendo esse tipo de livro, estará perdendo
um tempo de sua vida, em que poderia arregaçar as mangas
e agir, e não esperar que outros vá lhe ensinar o que fazer.
O que pode ser bom para ele, pode ser o pior para você.

2007-02-26 04:39:44 · answer #7 · answered by lLENIRA G 2 · 0 0

Acredito que livros de auto ajuda , beneficia apenas quando está lendo, pois depois que fecha , tudo aquilo que leu , acaba ficando só na teoria.

2007-02-26 04:20:40 · answer #8 · answered by ♡Sophia♡ 7 · 0 0

Os livros de auto-ajuda promovem realmente um benefício muito bom....para o autor do livro:-) Procuram um título atual e de interesse de muitas pessoas, escrevem um livro e soltam no mercado. P.Ex. "Como ficar milionário em pouco tempo" Oras se eles soubessem estariam escrevendo livros? E assim tem um monte de "abobrinhas" no mercado :-)

2007-02-26 04:43:48 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 1

o livro de alto ajuda...ajuda sim,

2007-02-26 04:43:29 · answer #10 · answered by åñåmëüry 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers