English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quem é a favor ou contra?
"Menores de idade" devem ser punidos pelos seus crimes como qualquer outro criminoso?
E em relaçao a votaçao? já que com 16 anos já se pode votar, creio que com 16 anos você já tem sua palavra, ou seja, pode ser dono de seus atos.
O que vocês acham?
Com qual idade jovens já podem responder pelos seus atos?

2007-02-25 11:34:52 · 16 respostas · perguntado por Jess M. 1 em Governo e Política Lei e Ética

16 respostas

Sou afavor
eles tem capacidade de votar alguns até são pais meninas gravidas com 11 anos 12,13,14... ou pessoas se emvolvendo con drogas etc(nem todos fazem isso ...)
mas sou a favor sim

2007-02-25 11:44:26 · answer #1 · answered by Jéssiquinha 2 · 0 1

Olha ja que deram o direito de um menor de 16 anos a votar por que esse mesmo menor não pode ser preso e cumprir pena como um adulto qualquer. Acho que isso deveria ser aplicado no Brasil, pois hoje os meliantes contratam os menores a participarem de crimes com eles, e caso alguem seja preso o menor sempre e que tem a culpa pois seu tempo de penalidade de menor. Mais também tem que ter uma cultura melhor de socialização. Esse negocio de preso ficar na cadeia fazendo nada e arquitetando sequestro por telefone. Preso dando ordem a advogados/mulheres para que o crime não pare isso tem que acabar. Preso tem que trabalhar sim. Caso seje muito perigoso coloque ele só pra serviços pesados em ferrovias, construção de estradas, limpesa de fossa coisas desse tipo. Minha opinião e meio longa mais e por esse caminho.

2007-02-26 07:36:00 · answer #2 · answered by JavaNegro 1 · 2 0

Vivemos em um país onde o a demanda por presídios já chega a setenta mil.Sem falar que, em vez de reeducar-se, o preso, na maioria das vezes, sai desses lugares ,mais preparado para o crime.Portanto a redução da idade penal só agravaria a situação dos centros de reeducaçao de menores,transformando-os em presídios infantis super lotados verdadeiras escolas de criminosos.
Oferecer uma educação preventiva e não punitiva seria a solução.Ou seja, colocar esses adolescentes na escola oferecer condições para que possam estudar; construir centros cultura ,esporte, entretenimento lugares em que eles tenham oportunidade de aprender e elevar a auto estima, consequentemente saindo do mundo das drogas que é estopim da violencia.Afinal quem não gostaria de saber que o país é conhecido pela valorização dos seus jovens e não pelo número de presídios existentes? porque na ritmo que estamos indo,haja presídio!!Portanto é bom seguirmos aquele velho ditado, ""melhor prevenir que remediar"" ou o Brasil em vez de paraíso tropical pode vir a ser' , o inferno dos presídios.

2007-02-26 09:40:54 · answer #3 · answered by flor 6 2 · 1 0

Na verdade, segundo o Ordenamento Jurídico nacional, o adolecente a partir de 12 anos torna-se responsável pelos seus atos no que tange a sanções de caráter penal socio-educativo (ver Estatuto da Criança e do Adolecente), entretanto somente a partir dos 18 anos é que ele torna-se imputável.
A redução da maioridade penal não vai resolver o problema da violência, muito menos amenizá-lo, pois apenas estariamos jogando pessoas cada vez mais cedo dentro das penitenciárias, verdadeiras "universidades do crime".
A meu ver, deveriamos primeiro rever todo o sistema educacional brasileiro, depois passarmos por uma reforma no sistema prisional (já que o modelo atual mostra-se completamente ineficiênte) antes de pensarmos em redução da maioridade penal.
Além disso, nenhum país que reduziu a maioridade penal conseguiu resolver, ou sequer reduzir o problema da violência.
Portanto, o que falta não é a maioridade mais cedo, o que falta é EDUCAÇÃO e vergonha na cara dos governantes, que deixaram o país chegar a situação atual.

2007-02-26 07:34:19 · answer #4 · answered by rdeoliveirateixeira 1 · 1 0

Em minha opinião, a maioridade penal deveria ser aplicada no jovem infrator. Se o jovem de 16 anos (ou mais) é capaz de decidir o futuro do país, ele já tem mentalidade suficiente para distinguir o certo do errado. Mas acontece que esses jovens, na maioria das vezes, praticam esses atos pois não tiveram uma conscientização do “certo e errado” quando menores. A solução correta não seria simplesmente jogá-los em uma cadeia onde aumentaria o seu ódio e conseqüentemente retornariam a mesma vida de antes, e sim colocá-los para fazerem trabalhos onde seriam remunerados e aulas pra serem conscientizados do “CERTO e ERRADO”.

2007-02-25 20:24:54 · answer #5 · answered by Davi G 1 · 1 0

Acho que 16 anos, já é uma idade onde se tem noção de certo e errado. Portanto Já pode responder por seus atos... ser preso inclusive. Porem ainda é um adolescente, e apesar de saber o que é certo e o que errado, ainda nao é totalmente adulto, portanto maduro pra assumir 100% seus atos e consequencias... por exemplo acho que poderia responder por um crime...alias ja pode até ser pai... mas ainda nao é totalmente independente... ou preparado pra tomar conta de sua propria vida.

2007-02-25 20:13:30 · answer #6 · answered by aladim 1 · 1 0

Sou a favor, nos estamos na era da informação onde o conhecimento esta aí na porta de todos os jovens de hoje sabem perfeitamente a diferença entre certo e errado se podem votar dirigir ser pai ou mãe e querem de toda toda forma ser donos do próprio nariz tem sim que responder pelos seus atos.

2007-02-25 19:56:40 · answer #7 · answered by IANDHIR 6 · 1 0

A favor!
Com certeza!
Acho q um adolescente de 16 já é bem consciente!e crime é crime!ele têm q ser punido devida-mente por isso!

2007-02-25 19:53:30 · answer #8 · answered by juvs 1 · 1 0

Sou a favor, muitos adolescentes já transam, portanto já sabem o que fazem.

2007-02-25 19:52:15 · answer #9 · answered by Melissinha 5 · 1 0

A solução não está na moior idade penal,mas, sim em criar alternativas para que o adolescente seja respeitado

2007-02-25 19:49:23 · answer #10 · answered by Daiana Ribeiro 1 · 1 0

Olá "Jeh M.",

Quanto a imputabilidade penal, concordo com a redução para 16 anos, todavia, mesmo essa alteração tem que ser vista com a devida cautela, principalmente quando as conseqüências (como o direito de dirigir também aos 16 anos, etc).

Além disso, com os congressistas que temos, qualquer alteração pode ser perigosa.

Também há que se conscientizar o povo de que nenhuma lei será efetivamente aplicada, se todas não forem devidamente respeitadas em conjunto. Neste país as pessoas falam em alterar a lei como mudar de roupa... Mudam e mudam a lei e nada muda... Por quê será?!

Antes de alterar a Lei, temos que saber se é viável, válido, ou não, é preciso conhecer, é preciso mensurar as alternativas... Não adianta trocar 06 por meia-dúzia.

De qualquer forma, se a Lei fosse cumprida, já seria uma grande coisa.

B-jos para todos.

2007-02-27 08:39:06 · answer #11 · answered by Si 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers