O processo de obtenção de alumina causa diversos impactos ambientais,pois o ínicio do processo de obtenção do alumínio começa com a extração do minério de bauxita,o qual contém de 40 a 60 % de óxido de alumínio e é frequentemente minado em minas abertas , exigindo a remoção completa da vegetação e da camada superior do solo.
Depois a bauxita será transformada em alumina,durante o processo de transformação a emissão de um resíduo chamado lama vermelha . O
descarte dos resíduos da lama vermelha que são altamente cáusticos, quase sempre com um Ph acima de 13,2, é um problema ambiental significativo. Normalmente, a lama vermelha é despejada em áreas já mineradas. Além de penetrar no lençol freático e nos córregos, a lama vermelha eleva o teor de sódio dos poços artesianos vizinhos.
Outros impactos incluem poluição do ar proveniente da refinação da alumina, onde gases,aerossóis cáusticos, e outras poeiras corrosivas são liberados na atmosfera. A queima de óleos com alto teor de enxofre na usina libera gases ácidos, dióxido de enxofre e trióxido de enxofre, levando à chuva ácida. Um estudo recente associou a poluição causada pelas refinarias de alumina à hipersensibilidade brônquica em crianças. Habitantes locais também atribuem à exposição aos poluentes das usinas de alumina a culpa por doenças cardíacas,
distúrbios da fala e convulsões.
Então resumindo os impactos são grandes do tipo:florestas destruídas, água contaminada com resíduos de alumínio, vales férteis e ecossistemas inexplorados submersos,populações deslocadas por doenças geradas pela exploração, a perda de habitat de espécies naturais e a contaminação do solo.
2007-02-25 20:50:27
·
answer #1
·
answered by jorge oberdan 3
·
0⤊
0⤋
O óxido de alumínio (Al2O3) é um composto químico de alumínio e oxigénio. Também é conhecido como alumina, um nome usado frequentemente pelas comunidades mineira, de cerâmica e da ciência dos materiais.
O óxido de alumínio é o principal componente da bauxita, o principal minério de alumínio. Industrialmente, a bauxita é purificada em óxido de alumínio através do processo de Bayer, e o óxido é depois convertido em alumínio metálico pelo processo de Hall-Heroult.
As pedras preciosas rubi e safira são compostas principalmente por óxido de alumínio e as suas cores características são-lhes dadas por traços de impurezas.
Não existem até o momento estudos sobre os impactos da extração desse "sal" no meio ambiente.
2007-02-28 23:35:53
·
answer #2
·
answered by STRYPER FOXHAWK 4
·
0⤊
0⤋