Dissertação é bem mais ampla e regrada, podendo ser de somente um assunto a variados temas, dentre outros; conquanto que artigo é somente a divagação(mesmo que científica) escrita acerca de determinado assunto ou assuntos de uma mesma área cultural, ou assuntos que se interligam. podendo o artigo estar incluso em uma dissertação.Podemos dizer que dissertação é uma saia e artigo uma mini-saia, para ser breve, pois é assunto bem mais complexo. Um abraço.
2007-03-01 05:42:56
·
answer #1
·
answered by ian 3
·
0⤊
0⤋
OLHA O EXEMPLO DE UMA DISSERTAÃÃO
Franco, Gustavo, (1946 - ), economista carioca, nascido na cidade do Rio de Janeiro, cujo nome completo é Gustavo Henrique de Barroso Franco. à filho do banqueiro Guilherme Arinos Barroso Franco, um dos principais sócios do Banco Garantia, secretário particular de Getúlio Vargas, além de chefe de gabinete de dois ministros da Fazenda (Gastão Vidigal e Horácio Lafer). Foi por influência do pai que começou a estudar Economia na PUC do Rio de Janeiro, em 1974. Ele mesmo admite que não foi um aluno dos mais brilhantes. Sua vida começou a mudar no mestrado, que fez na mesma PUC. A dissertação que apresentou, Reforma monetária e instabilidade na transição republicana, lhe valeu não apenas o prêmio de melhor tese outorgado pelo BNDES, como também o convite para fazer o seu mestrado em três das melhores universidades norte-americanas: Chicago, Yale e Harvard. Na dissertação, estudou os diversos aspectos do chamado Encilhamento, perÃodo durante o qual a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro atraiu verdadeiras multidões para as suas portas. Usando o pano de fundo da especulação financeira, fez uma profunda análise de uma época marcada por grandes transformações, como o fim da escravidão, a criação da moeda fiduciária, a instauração da República. Em 1983, foi para Harvard, onde, orientado por Jeffrey Sachs, Barry Eichengreen e Lance Taylor, estudou a hiperinflação na Europa Central na década de 1920. Naquele momento, seu interesse pelo tema se devia muito mais ao fascÃnio que sempre teve pela história monetária do que à discussão que iria marcar a vida cotidiana e os debates acadêmicos nacionais ao longo das décadas de 1980 e 1990. No entanto, a tese, que ganhou o prêmio Haralambos Simeonidis da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Economia, deu a ele a base necessária para que se tornasse um dos principais arquitetos do Plano Real, implantado durante o governo Itamar Franco. Voltou para o Brasil em 1986 e se tornou professor da PUC do Rio de Janeiro, onde ficou até 1993, quando o então presidente Itamar Franco o convidou para o cargo de secretário-adjunto de PolÃtica Econômica. Altamente identificado com a equipe do então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, em grande parte egressa da PUC do Rio de Janeiro, nela permaneceu quando esse último se tornou presidente da República, primeiro como diretor de assuntos internacionais do Banco Central e posteriormente como presidente do Banco Central. Durante o governo Fernando Henrique, chegou a ser considerado o segundo homem mais poderoso do paÃs, perdendo em importância apenas para o próprio presidente. No entanto, caiu em desgraça devido à intransigência com que defendia a polÃtica cambial do governo, que nos primeiros anos do Plano Real manteve a moeda brasileira num patamar muito próximo ao do dólar. Foi substituÃdo por Francisco Lopes durante a crise cambial de janeiro de 1999.
A Dissertação é feita por perguntas e respostas, eu fazendo perguntas e respondendo ao mesmo tempo, justificando-as, atraves de fatos ou fontes consistentes, para provar que meu racocinio esta certo.
JA O EXEMPLO DE UM ARTIGO
Artigo, determinante que precede o substantivo, com o qual concorda em gênero e número. Existem duas classes de artigos: definidos e indefinidos. Os artigos definidos (o, os, a, as) antepõem-se a um substantivo, o elemento de referência para o destinatário da mensagem — seja porque já foi feita alguma menção anterior a ele, seja porque este conhecimento é produto da experiência. Os indefinidos (um, uns, uma, umas) servem para apresentar um substantivo ao qual não se fez qualquer menção anterior.
Os artigos também podem preceder um adjetivo, um advérbio, um verbo e uma oração.
UM ARTIGO JORNAILISTICO Ã UM RESUMO SOBRE ALGUM ASSUNTO PREECHIDO DE CRITICAS OU HIPOTESES, O8U MESMO JUSTIFICATIVAS, MAS COM POUCAS LINHAS EM FORMA DE SINOPSE OU SINTESE, PROPRIAS PARA REVISTAS, JORNAIS, SEMANARIOS, BOLETINS, ETC. DIFERE DAS DISSERTAÃÃES PORQUE NA DISSERTAÃÃO O PESQUISADOR DEFENDE UM ASSUNTO MUITAS VEZES NOVO, OU DESENVOLVE UM JA ESSISTENTE (CRIA UM TEMA PARA JUSTIFICA-LO) TIPO - DE TEMA COMO - CRIAÃÃO DE UMA MOEDA COMUM NO MERCOSUL, Ã A MINHA DISSERTAÃÃO DE MESTRADO, PARA UM CURSO QUE FAÃO NUMA UNIVERSIDADE ESPANHOLA. JÃ HA BLOCOS QUE TEM UMA MOEDA COMUM, MAS NA AMERICA LATINA E DO SUL Ã UMA NOVIDADE.
2007-02-26 00:31:48
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Dissertação:
É um estudo teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de idéias sobre um determinado tema. A característica básica da dissertação é o cunho reflexivo-teórico. Dissertar é debater. Discutir. Questionar. Expressar o nosso ponto de vista, qualquer que seja. Desenvolver um raciocínio, desenvolver argumentos que fundamentem nossa posição. Polemizar, inclusive, com opiniões e com argumentos contrários aos nossos. Estabelecer relações de causa e conseqüência. Dar exemplos. Tirar conclusões. Apresentar um texto com organização lógica de nossas idéias.
Artigo:
O termo artigo, quando relativo a publicações, refere-se a uma matéria escrita sobre algum tema específico, na qual, geralmente, o autor expressa sua opinião sobre o tema ou o resultado de estudos ou pesquisas que tenha feito sobre ele.
Os artigos podem ser voltados a um público geral, como em jornais e revistas de notícias ou a um público determinado, como em revistas sobre temas escolhidos ou áreas específicas do conhecimento, sejam de divulgação ou acadêmicas.
Há um caso em que um artigo pode ser o resultado de um consenso entre as posições de vários autores sobre um assunto. É quando se trata de artigos enciclopédicos como os da Wikipédia.
2007-02-25 19:50:53
·
answer #3
·
answered by erisson c 5
·
0⤊
0⤋