Cara KENI,
consulte o site abaixo que você terá informações completas sobre o clima mediterrâneo, como flora, fauna, vegetação e etc...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_mediterr%C3%A2nico
Abraços, Moran
2007-02-28 01:19:37
·
answer #1
·
answered by Moran 5
·
0⤊
0⤋
CLIMA TEMPERADO MEDITERRÂNEO
LOCALIZAÇÃO: Localiza-se nas áreas litorais do Mar Mediterrâneo, na África do Sul, no sudoeste da Austrália, na Califórnia e no litoral do Chile central.
REGIME TERMOPLUVIOMÉTRICO: O clima temperado mediterrâneo apresenta Verões quentes, longos e secos (a temperatura média do mês mais quente poderá oscilar entre os 21 e os 27 °C e temperaturas máximas que podem atingir os 40 °C, em alguns locais) e Invernos amenos e curtos (a temperatura média do mês mais frio pode variar entre 6° e 10 °C). A amplitude térmica anual é pouco acentuada (entre 6 e 17 °C). A precipitação distribui-se de forma irregular e ocorre sobretudo no Outono e no Inverno. O número de meses secos pode variar entre 4 a 6.
BIOMA CARACTERÍSTICO: A Floresta Mediterrânea original praticamente já não existe devido ao processo de degradação causado pela acção do homem, pois, como se sabe, a região do Mediterrâneo é densamente povoada desde os primórdios da humanidade. Restam alguns vestígios localizados como são os casos das Ilhas da Madeira, dos Açores e das Canárias, onde ainda é possível encontrar resquícios dessa vegetação também conhecida como “Floresta Laurissilva” por apresentar como espécies dominantes variedades dos loureiros. Na Madeira, a área ocupada pela “Floresta Laurissilva” foi classificada pela UNESCO como Património Mundial. O termo Laurissilva deriva de duas palavras: silva que, em latim, significa floresta e Lauri que nos transmite o sentido de Lauraceae (família a que pertencem as principais espécies arbóreas da Laurissilva, o Loureiro).
Floresta Laurissilva na Madeira - várias vistas
Na origem a floresta Mediterrânea caracterizava-se pela presença de árvores espaçadas entre si que favoreciam o crescimento do extracto arbustivo.As principais árvores representantes da floresta Mediterrânea são: a azinheira, o sobreiro, a oliveira-brava, os pinheiros, o cedro e o cipreste.
Devido ao intenso processo de ocupação e utilização dos solos da região para pastoreio e cultivo, a vegetação natural foi sendo degradada e deu lugar a dois tipos de vegetação secundária essencialmente arbustiva e herbácea chamada de maquis e garrigue.
O maquis é uma zona de mato que se encontra na região mediterrânica, em geral em solo siliciosos, fase de degradação de áreas onde predominava o sobreiro. É composto por arbustos muito densos e de difícil penetração. Entre as várias espécies de plantas que compõem o maquis, destacam-se o medronheiro, o loureiro, a urze, a giesta espinhosa, a piteira e alguns cactos.
O garrigue caracteriza-se por ser uma formação vegetal menos densa do que o maquis, constituída por pequenos arbustos, mais ou menos dispersos. O garrigue desenvolve-se, geralmente, em solos calcários, onde outrora predominou a azinheira. Forma áreas muito aromáticas e onde predominam o buxo, o carrasco, o alecrim, o rosmaninho, a alfazema e o timo.
2014-02-25 12:49:34
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋