English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-25 09:51:20 · 5 respostas · perguntado por carlos rodrigo branquinho b 1 em Ciências e Matemática Química

5 respostas

Porque a amaralina não é uma buzina !!!!!
Essa é fácil.
Tem uma mis difícil ?

2007-02-25 09:55:02 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

Segundo a definição, temos:

CAFEÍNA: Sólido branco, de sabor amargo, solúvel em solventes comuns. É um ALCALÓIDE que se encontra em café, chá, mate, etc.

ALCALÓIDE: Composto orgânico, em geral heterocíclicos (com um átomo de enxofre, oxigênio, nitrogênio, etc. no meio da molécula cíclica), nitrogenados, de caráter básico, de origem vegetal, que possui acentuada ação fisiológica (sobre o organismo), atuando como tóxicos e alucinógenos. Ex.: cafeína, quinina, morfina, cocaína, etc.

XANTINA: Sólido amarelo, pouco solúvel em solventes comuns. É um ALCALÓIDE que se encontra nas folhas do chá.

Resumidamente: a cafeína é uma xantina porque provém de um alcalóide.

Espero ter ajudado.

Abraços.

2007-02-26 11:26:01 · answer #2 · answered by quimicorodrigo 2 · 0 0

resposta
resumo sobre porque a cafeina é uma xantina=A cafeína é um composto químico de fórmula C8H10N4O2 — classificado como alcalóide do grupo das xantinas e designado quimicamente como 1,3,7-trimetilxantina. É encontrado em certas plantas e usado para o consumo em bebidas, na forma de infusão, como estimulante.

A cafeína apresenta-se sob a forma de um pó branco ou pequenas agulhas, que derretem a 238°C e sublimam a 178°C, em condições normais de temperatura e pressão. É extremamente solúvel em água quente, não tem cheiro e apresenta sabor amargo.

Entre o grupo das xantinas (que incluem a teofilina e a teobromina) a cafeína é a que mais atua sobre o sistema nervoso central. Atua ainda sobre o metabolismo basal e aumenta a produção de suco gástrico.

Doses terapêuticas de cafeína estimulam o coração aumentando a sua capacidade de trabalho, produzindo também dilatação dos vasos periféricos.

Uma xícara média de café contém, em média, cem miligramas de cafeína. Já numa xícara de chá ou um copo de alguns refrigerantes encontram-se quarenta miligramas da substância. Sua rápida ação estimulante faz dela poderoso antídoto à depressão respiratória em conseqüência de intoxicação por drogas como morfina e barbitúricos. A ingestão excessiva pode provocar, em algumas pessoas, efeitos negativos como irritabilidade, ansiedade, agitação, dor de cabeça e insônia.

Altas doses de cafeina excitam demasiadamente o sistema nervoso central, inclusive os reflexos medulares, podendo ser letal. Estudos demonstraram que a dose letal para o homem é, em média, de 10 gramas.

As principais plantas que contem o princípio ativo cafeína são:

* Chá Mate: folhas e talos da Ilex paraguariensis.
* Café: sementes da Coffea arábica.
* Cacau: frutos da Theobraoma cacao.
* Guaraná: frutos da Paulinia cupana.
* Cola: Cola acuminata.

2007-02-26 10:02:04 · answer #3 · answered by neto 7 · 0 0

assisti vários programas de tv,que em testes do que faz mal à saúde,o cafézinho é o que mais trz beneficios,qdo tomado sem exageros....

2007-02-25 17:55:40 · answer #4 · answered by SombrA 2 · 0 0

Xantinha?
Não captei a vossa mensagem.

2007-02-25 17:54:09 · answer #5 · answered by Eretuz 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers