Em física, partícula, é a designação genérica daquelas cujas dimensões são muito menores que as de um átomo. Entre as partículas subatômicas, existem determinadas denominações que foram escolhidas para designar os números quânticos. O conhecimento das propriedades destas partículas foi a partir do final do século XIX.
No decorrer do século XX foi comprovada a existência de aproximadamente 200 destes corpúsculos. Neste período foram descobertas muitas das leis que governam as inter-relações e interações entre estas partículas, as forças e campos que regem o Universo. Sua quantidade e complexidade levou ao desenvolvimento de formulações matemáticas cada vez mais complexas na tentativa de predizer seu comportamento.
Atualmente, os estudiosos através de exercícios teóricos e experimentos práticos buscam teorias para unificar e simplificar o estudo da estrutura universal, cujo tecido se desdobra a cada nova descoberta.
Os Físicos que descobriram alguns destes pequenos elementos, utilizaram nomenclaturas que podem ser consideradas ou soar estranhas. Porém, analizando mais profundamente, observaremos que os quarks, por exemplo, chamados de: quark do topo; quark do fundo; quark estranho, quark charmoso, têm razões para receberem estes nomes. Estas nos dão uma idéia aproximada das propriedades singulares desses corpúsculos cujas dimensões são inferiores ao átomo.
Espero ter ajudado...
Bjus =]
2007-02-25 08:31:59
·
answer #1
·
answered by cris 7
·
3⤊
0⤋
particula é o corpo cuja sua dimensão forma e porção de matéria são desprezíveis na explicação do fenômeno.....
2007-02-25 22:44:52
·
answer #2
·
answered by Alexandre 3
·
0⤊
0⤋
Partícula em física é a mesma coisa que massa puntiforme (ou pontual)
Um corpo é considerado como partícula quando considerá-se que toda a sua massa está concentrada em um único ponto.
Para que um corpo possa ser considerado como partícula é necessário que as suas dimensões (o seu tamanho) sejam pequenas quando comparadas com a distância que ele vai percorrer.
Por exemplo: Um carro fazendo uma viagem entre São Paulo e Brasília. A distância que o carro percorre é muito grande quando comparada com as suas dimensões (o tamanho do carro). Nesse caso podemos considerar o carro como uma partícula.
No entanto, se este mesmo carro estiver fazendo uma manobra em uma garagem. Como as dimensões da garagem são próximas das dimensões do carro, ele não poderá ser considerado como partícula. Nesse caso o carro deve ser considerado como um corpo extenso (ou corpo rígido).
Um caso particular: Quando um corpo tem a forma esférica, devido à simetria, ele sempre poderá ser considerado como uma partícula. Independente da relação entre as suas dimensões e a distância percorrida. Ok!
Espero ter ajudado.
Um abraço!
2007-02-25 16:39:52
·
answer #3
·
answered by Ernesto 2
·
1⤊
2⤋