Bater não!!! Não vai resolver, somente agravar. Ela deve conquistar a racionalidade dele por argumentos ou com firmeza de quem como mãe sabe o que é melhor para um filho e este deve confiar nela, o que jamais ela conseguirá pela repressão, grosseria ou violência.
A melhor sugestão para este adolescênte é manter o seu cérebro sempre ocupado. Este menino tem que ter muito DEVER DE CASA, PROBLEMAS DE MATEMÁTICA, DE QUÍMICA, DE FÍSICA, ETC.; TRABALHOS ESCOLARES, PESQUISAS E LIVROS PARA LER. Deve se dar uma grande carga que exija dele empenho, esforço para dar conta dos estudos. Caso a escola que ele estude seja muito fraca, vale a pena colocá-lo em aulas de reforço, cursos de línguas, de informática. O importante é ele ter uma agenda cheia. Ele pode fazer aula de música, aprender a tocar um instrumento ou ainda fazer um esporte, xadrez, natação, basquete, capoeira, etc. , as opções são muitas e ela pode combiná-las de maneira muito equilibrada e agradável para ele. Religião também faz muita falta, um adolescente precisa obter valores, conviver com bons exemplos, mesmo que posteriormente ele decida trocar de religião ou simplesmente não participar de nenhuma, mas nesta fase é importante e as religiões bem ou mal dão a sua contribuição.
A juventude carece de perspectivas, não vê um cenário nada atraente, só morte, violência, destruição. O mundo ao qual eles estão inseridos é perturbador! É falta de natureza, de mata, de rio. Um mundo de shoppings, de videogames, de computadores está transformando estes jovens em mutantes. A nossa saída é a educação, é através dela que poderemos conseguir cérebros saudáveis e corações serenos para tentar conduzir este mundo para um rumo diferente deste que aí está. O problema da tua colega é um problema do mundo.
Espero ter ajudado.
2007-02-27 11:44:06
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Humm ... eu tenho 14 anos, e de vez em quando ainda passo por isso. Mas ao invés de xingar e gritar, eu ignoro o que ouço, entra por um ouvido, sai pelo outro ... esse é o segredo pra ninguém se aborrecer ... ^^
Mas deixa então eu te falar ... castigo não vai solucionar muito, pelo menos pra mim nunca deu certo. pq eu sempre dou um jeito de fugir do castigo. Mas se ela for uma mãe energética e tiver tempo, ela pode deixá-lo um tempo sem sair de casa . Cortar os passeios e tal ...
Mas no meu caso, eu só melhorei dos ataques de rebeldia quando falei tudo oq eu sentia pra minha mãe . pq eu tinha certeza de que ela estava querendo me educar de uma maneira ridícula . Fui sincera e falei tudo que você possa imaginar, e eu acho que ela deveria sentar com ele, e primeiramente pedir pra ele deixar os palavrões do lado de fora, e simplesmente dizer tudo que ele sente, perguntar no que ele acha que ela está errando, ou exagerando . Só conversar e pedir pra parar, não adianta, a mudança tem que vir dos pais, e dos filhos!!!
E eu também acho que bater não vai solucionar, pois quanto mais ele apanha, mais nervoso ele vai ficar, e desobediente . Chega um momento que nem dá mais pra sentir dor, só raiva, de se sentir um escravo, apanhando de seus próprios pais ... rsrs
Espero ter ajudado. Sorte!!
bjoos .
2007-02-25 07:36:55
·
answer #2
·
answered by * Galatéia ~ 4
·
1⤊
0⤋
BEM A MEU VER, ISTO DEVERA SER RESOLVIDO LOGO, POIS A MEDIDA EM QUE O TEMPO PASSAR A TENDENCIA É PIORAR.
MEU CONSELHO É O CASTIGO, TIRAR DELE TUDO O QUE + GOSTA, VIDEO GAME, PASSEIOS, ALGO QUE ELE GOSTE REALMENTE. BATER ACREDITO QUE NÃO RESOLVA, POIS TENHO UMA IRMÃ CASADA E ATÉ HOJE NÃO SE EMENDOU E APANHOU BASTANTE, DIALOGO AJUDA MUITO TAMBEM, VERIFICAR SE NÃO HA ALGO QUE O ESTEJA PERTURBANDO INCOMODANDO.
TAMBEM TENHO UMA MENINA NESTA IDADE, ELA TENTA ME ENFRENTAR, MAS DOU LOGO UNS CORTES NELA E ELA FICA QUIETA NO SEU LUGAR.
O RESPEITO É TUDO
BOA SORTE
2007-02-27 08:12:32
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
continuar o método conversa e aconselhamento é importante;
colocar no castigo, mas que esse seja não receber grana pra mesada, não sair, não receber coleguinhas em casa
nunca bater, violencia gera violencia e se nada disso resolver procure orientação de um (a) profissional competente.
2007-02-26 03:38:03
·
answer #4
·
answered by Armadilha 4
·
0⤊
0⤋
Criei tres filhos sem o pai, trabalhei como uma condenada e minha mãe olhava eles para mim, mas eu sempre dei toda atenção e criei eles com carinho e muita educação, mas meu filho aos 09 anos levou uma surra boa.. desobediencia terrivel, aos 17 outra maior ainda....chorei muito e pensei que ele fosse sair de casa....bem pelo contrário., é o melhor filho que tenho hoje com 28 anos, sempre trabalhou, nada me pede e paga sua faculdade no bolça escola (rala aos sabados e domingos) para pagar... e agradece muito essas surras, disse que fez ele entender melhor o mundo e virar um homem e sua filha de 07 anos é educadíssima
Valeu.....Filhos de hoje não saem de casa e nem usam dorgas se vc colocar rédia firme.....e se fizerem isso, voltará melhor pq o mundo ensina
abraços
2007-02-25 23:54:25
·
answer #5
·
answered by karinhosa52 3
·
0⤊
0⤋
Depende de qual é o grau que ele a respeita. Se ele não respeitar ela nada nada mesmo, daí é complicado.
Se fosse meu filho, já teria educado e imposto limites antes de chegar a adolescência, pois é a fase crítica de todo relacionamento entre pais e filhos. Mas já que isso não foi feito, a mãe deve mostrar que é ela quem manda, ela quem dita as regras por enquanto. Ameaçar tirar coisas que ele gosta, como dinheiro, cd player, essas coisas acho que funcionam. E conversar MUITO sobre o assunto.
2007-02-25 13:23:52
·
answer #6
·
answered by Carol_M 2
·
0⤊
0⤋
Continuar com o metodo conversa e conselho , no momento é a melhor opção, , pois bater só provocaria danos maiores.
2007-02-25 11:36:54
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
talvez o erro tenha sido ela ser liberal no começo
agora é tentar de td pra ver se ainda é tempo
de-lhe castigo ,quem sabe Deus a ajuda
boa sorte
2007-02-25 07:50:06
·
answer #8
·
answered by liacd2006 3
·
0⤊
0⤋
Castigo e conversa.
Abandonar o diálogo nunca é uma boa opção. Talvez ele esteja rebelde por algum motivo, e se ela conseguir descobrir, poderá ajudá-lo com muito mais eficiência.
Castigo também é uma boa opção, não tenho como aconselhar o melhor método pois não conheço a criança, mas tirar as coisas que ela gosta (TV, videogames, computador, passeios) é uma boa opção para manter o bonitinho na linha.
Espero ter ajudado!
2007-02-25 07:46:18
·
answer #9
·
answered by Carmela 2
·
0⤊
0⤋
surra e castigo!
2007-02-25 07:28:47
·
answer #10
·
answered by Mick 5
·
0⤊
0⤋