Oi thaís, uma geladeira a gás é uma máquina térmica, que tem um motor que fornece a energia mecânica necessária para forçar o fluxo de calor do interior, onde estão os alimentos (fonte fria) para o exterior (fonte quente). Ou seja, a entrada de energia não se restringe à energia elétrica, mas sim a qualquer tipo de energia mecânica. Neste ponto, podemos lembrar que um motor a diesel (ou mesmo a vapor!) poderia executar o trabalho de girar o compressor do gás, e sua geladeira funcionaria da mesma maneira. A geladeira, freezer ou ar-condicionado, funcionam como ha mais de 100 anos atrás, basicamente com um reservatório de gás(poderia ser o próprio ar da atmosfera, mas não seria tão eficiente), onde o gás é comprimido por uma bomba, se vc observar na geladeira existe uma serpentina atrás dela, por onde o gás é pressionado para dentro de um reservatório, nesta serpentina o calor é liberado qdo a bomba está comprimindo o gás, já dentro da geladeira no congelador existe uma válvula que regula a saída de gás do reservatório para outra serpentina dentro da geladeira(congelador), ao ser libertado de sua prisão o gás aumenta de volume e absorve calor do ambiente, diminuindo a temperatura do congelador(no caso), simples demais não!. Ou seja a eletricidade serve apenas para impulsionar a bomba que comprime o gás. Espero ter ajudado!
2007-02-25 07:18:31
·
answer #1
·
answered by Patricia 7
·
0⤊
0⤋
Tenho um artigo sobre sua pergunta interessa? posso te enviar
2007-02-26 01:06:47
·
answer #2
·
answered by paulocesarmais 2
·
0⤊
0⤋
O ciclo comum de refrigeração usa um compressor mecânico que comprime um gás que, por sua vez, é resfriado num condensador e em seguida evaporado (o que produz o resfriamento) e finalmente retorna ao compressor, formando o ciclo.
O aquecimento pode aumentar a pressão de um gás mas, por si, não tem como fazê-lo fluir continuamente em um circuito fechado. A solução foi dada pelo ciclo de refrigeração por absorção, que usa a lei de Dalton para manter o fluxo.
Segundo a lei de Dalton, a pressão de uma mistura de gases e/ou vapores que não reagem quimicamente entre si é igual à soma das pressões parciais de cada, ou seja, das pressões que cada um teria se ocupasse isoladamente o mesmo volume, na mesma temperatura.
O ciclo por absorção usa amônia como gás refrigerante e hidrogênio / água como substâncias auxiliares. A pressão total é teoricamente a mesma em todos os pontos do circuito. O que muda são as pressões parciais. Em um trecho, a pressão parcial da amônia é menor que a do hidrogênio e o contrário em outro trecho. Assim, ambos os gases circulam pelo sistema. Tal diferença de pressões parciais é produzida pela água, que tem grande afinidade pela amônia e quase nenhuma pelo hidrogênio.
o vaporizador recebe solução concentrada de amônia em água. O aquecimento vaporiza a solução e a amônia, por ser mais volátil, é separada da água no separador. Assim, a água que sai do mesmo é uma solução diluída de amônia em água.
O vapor de amônia é liquefeito no condensador e, ao sair, se mistura com hidrogênio. Portanto, a pressão da amônia diminui devido à presença de outro gás na mistura.
A mistura de amônia e hidrogênio passa pelo evaporador, produzindo o resfriamento. Em seguida, se encontra com a água quase pura do separador e ambas passam pela serpentina do absorvedor.
Conforme já dito, a água tem elevada afinidade com a amônia e quase não tem com o hidrogênio.
Assim, na saída do absorvedor, a amônia está dissolvida na água e o hidrogênio está livre, retornando ao evaporador. A solução concentrada de amônia em água retorna ao vaporizador, reiniciando o ciclo.
2007-02-25 20:25:51
·
answer #3
·
answered by jorge oberdan 3
·
0⤊
0⤋
QUE COISA!
2007-02-25 12:14:03
·
answer #4
·
answered by ÍNDIO 7
·
0⤊
0⤋