English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-25 06:16:26 · 7 respostas · perguntado por jean m 1 em Artes e Humanidades História

7 respostas

Uma onda em física é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda e a periodicidade no tempo é medida pela freqüência da onda, que é o inverso do seu período. Estas duas grandezas estão relacionadas pela velocidade de propagação da onda.
Espero ter ajudado...
Bjus =]

2007-02-25 09:30:18 · answer #1 · answered by cris 7 · 3 0

Oriunda de ventos.

2007-02-27 18:21:56 · answer #2 · answered by Enzo- 7 · 0 0

Onda de que? Se for de água, como suponho, o vento ou sismos, são causas de formação de ondas.

2007-02-27 17:58:19 · answer #3 · answered by Genio 5 · 0 0

a força do vento sobre a agua do mar

2007-02-26 17:22:19 · answer #4 · answered by Vaninha 5 · 0 0

resposta
resumo sobre onda=Uma onda em física é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda e a periodicidade no tempo é medida pela freqüência da onda, que é o inverso do seu período. Estas duas grandezas estão relacionadas pela velocidade de propagação da onda.

Fisicamente uma onda é um pulso energético que se propaga através do espaço ou através de um meio (líquido, sólido ou gasoso). Segundo alguns estudiosos e até agora observado, nada impede que uma onda magnética se propague no vácuo ou através da matéria, como é o caso das ondas eletromagnéticas no vácuo ou dos neutrinos através da matéria onde as partículas do meio oscilam à volta de um ponto médio, mas não se deslocam.

Exceto pela radiação eletromagnética, e provavelmente as ondas gravitacionais, que podem se propagar através do vácuo, as ondas existem em um meio cuja deformação é capaz de produzir forças de restauração através das quais elas viajam e podem transferir energia de um lugar para outro sem que qualquer das particulas do meio seja deslocada permanentemente como acontece num imã; isto é, nenhuma massa transportada associada pode anular o efeito magnético. Em lugar disso, qualquer ponto particular oscila em volta de um ponto fixo.

Uma onda pode ser longitudinal quando a oscilação ocorre na direcção da propagação, ou tranversal quando a oscilação ocorre na direcção perpendicular à direcção de propagação da onda.Meios de Propagação

Meios nos quais uma onda pode se propagar são classificados como a seguir:

* meios lineares: se diferentes ondas de qualquer ponto particular do meio em questão podem ser somadas;
* meios limitados: se ele é finito em extensão, caso contrário são considerados ilimitados;
* meios uniformes: se suas propriedades físicas não podem ser modificadas de diferentes pontos;
* meios isotrópicos: se suas propriedades físicas são as mesmas em quaisquer direções.

[editar] Exemplos de ondas

* Ondas do mar , que são perturbações que se propagam através da água (veja também surf e tsunami).
* Som - Uma onda mecânica que se propaga através dos gases, líquidos e sólidos, que é de uma freqüência detectada pelo sistema auditivo. Uma onda similar é a onda sísmica presente nos terremotos, que podem ser dos tipos S, P e L .
* Luz, Ondas de rádio, Raio X, etc. são ondas eletromagnéticas. Neste caso a propagação é possível através do vácuo.

[editar] Propriedades características

Todas as ondas tem um comportamento comum em situações padrões. Todas as ondas tem as seguintes características:

* Reflexão - Quando uma onda volta para a direção de onde veio, devido à batida em material reflexivo.
* Refração - A mudança da direção das ondas, devido a entrada em outro meio. A velocidade da onda varia, pelo que o comprimento de onda também varia, mas a frequência permanece sempre igual, pois é característica da fonte emissora.
* Difração - O espalhamento de ondas, por exemplo quando atravessam uma fenda de tamanho equivalente a seu comprimento de onda. Ondas com baixo comprimento de onda são facilmente difractadas.
* Interferência - Adição das amplitudes de duas ondas que se superpõe.
* Dispersão - a separação de uma onda em outras de diferentes freqüências.
* Vibração - Algumas ondas são produzidas através da vibração de objetos, produzindo sons. Exemplo: Cordas ( violão, violino, piano, etc.) ou Tubos ( orgão, flauta, trompete, trombone, saxofone, etc.)

[editar] Ondas transversais e longitudinais

Ondas Transversais são aquelas em que a vibração é perpendicular à direção de propagação da onda; exemplos incluem ondas em uma corda e ondas eletromagnéticas. Ondas Longitudinais são aquelas em que a vibração ocorre na mesma direção do movimento; um exemplo são as ondas sonoras.

Marolas na superfície de um lago são na realidade uma combinação de ondas transversais e longitudinais, então os pontos na superfície realizam percursos elípticos.

[editar] Polarização

Ondas transversais podem ser polarizadas. Ondas não polarizadas podem oscilar em qualquer direção no plano perpendicular à direção de propagação. Ondas polarizadas no entanto oscilam em apenas uma direção perpendicular à linha de propagação

2007-02-26 05:56:23 · answer #5 · answered by neto 7 · 0 0

As ondas são causadas pelos ventos, que no contato, transferem energia para a superfície da água. Ao passar uma onda, objetos flutuantes na superfície do mar deslocam-se para cima e para baixo em movimento circular. Isso ocorre por as partículas de água moverem-se também em órbitas circulares, que diminuem de diâmetro com a profundidade.

2007-02-26 03:32:53 · answer #6 · answered by jorge oberdan 3 · 0 0

Que eu saiba a força dos ventos lá no meio do mar faz com que elas se formem.

2007-02-25 14:38:14 · answer #7 · answered by Fernanda P 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers