Na realidade não existem registros escritos que expliquem como as pirâmides foram construídas e, portanto, tudo o que se diga a respeito não passa de especulação, ainda que baseada em indícios.
Na visão de Heródoto, turmas de 100 mil trabalhadores, revezando-se em turnos que duravam três meses, levaram 20 anos para construir a Grande Pirâmide. Atualmente os egiptologistas acreditam que aquele monumento foi edificado por um número menor de trabalhadores e em menos tempo. A idéia de que as pirâmides foram construídas por escravos para um faraó tirânico está hoje descartada. É improvável que os egípcios tivessem escravos naquela época, pois sua sociedade era basicamente composta por camponeses. Impossibilitados de trabalhar nos campos durante três meses do ano por causa da inundação, esses homens estavam condenados à ociosidade nesse período.
O empenho que demonstravam na construção das pirâmides pode ser explicado pelo fato de que acreditavam que o faraó era um deus e ajudar a construir o seu túmulo era, antes de tudo, uma honra.
Além dos camponeses que executavam um trabalho puramente braçal, havia muito mais pessoas com habilidades específicas envolvidas no empreendimento. A enorme demanda de pedras exigia especialista na tarefa de extraí-las, os quais trabalhavam em turmas. Eles pintavam nas pedras, com ocre vermelho, o nome de suas turmas. Turma da Pirâmide de Degraus, Turma Vigorosa, Turma do Norte, Turma do Sul e Turma do Cetro, por exemplo, são alguns dos nomes encontrados nas pedras de revestimento da pirâmide de Meidum. Na Grande Pirâmide pode-se ler em um dos blocos: Turma dos Artesãos. Quão poderosa é a Coroa Branca de Khnum Khufu!. Também era necessário que as pedras fossem transformadas em blocos e recebessem acabamento de outros tantos mestres e, finalmente, homens hábeis na arte da costrução acentavam os blocos com precisão. Embora a maioria da força-tarefa envolvida com o deslocamento das pedras só entrasse em ação quando não havia o que fazer nos campos, os demais operários estavam permanentemente dedicados ao seu trabalho, seja nas pedreiras, seja no monumento em si. A oeste da pirâmide de Kéfren foram desenterrados alojamentos para 4000 homens, cifra que talvez represente o número total de operários permanentes, e as ferramentas lá encontradas sugerem que se destinavam a abrigar os trabalhadores das pirâmides.
Ver mais em "AS PIRÂMIDES DO ANTIGO EGITO"
http://www.geocities.com/tioisma2002/piramides.htm
2007-02-25 03:50:39
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Na construção das pirâmides, os egípcios inicialmente nivelavam o terreno pela observação da estrela Polar, a partir de um ponto fixado no vértice norte da futura pirâmide. A precisão alcançada com esse processo é espantosa.
Os instrumentos usados eram o merkhet- barra horizontal equipada com um fio de prumo -e o bay - vara de madeira com uma alça de mira na extremidade superior. Com o auxílio desses instrumentos, as posições do nascente e do poente da estrela do Norte (Polar) eram marcadas sobre um círculo. Para encontrar o norte, os egípcios determinavam a bissetriz do ângulo formado pela posição do nascente e do poente da estrela. Descoberto o norte, os egípcios ligavam cordas a vários pontos fixados sobre o eixo norte-sul, o que tornava possível a determinação de um dos lados da pirâmide. Com o auxílio de varas, usadas como instrumento de medida, obtinham o ângulo reto com um conjunto de arcos de círculo. Elas eram construidas para serem os túmulos dos FarO mais ricos.
Realmente, as pirâmides de Gisé mereceram o título de maravilha do mundo. Há detalhes em sua construção que deslumbram o leigo e impressionam o matemático.
2007-02-25 03:47:18
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Existem várias teorias, uma delas é que que eles faziam as construções de cima para baixo, cavando em volta dela. Em outra diz que era usado o betume (um tipo de graxa com óleo natural) e plataformas e rampas para empurrar as pedras até o lugar mais alto. Nenhuma delas foi comprovada mas o que chama mais atenção é medições feitas por engenheiros atuais mostram que a maioria das pirâmides são simetricamente perfeitas e não poderiam (ou não podem) ser reproduzidas nos dias atuais mesmo com toda tecnologia disponível.
Espero ter ajudado..
Abraço
2007-02-25 03:46:59
·
answer #3
·
answered by Marcos S 1
·
1⤊
0⤋
Pra mim foram construidas por seres de outros planeta.
2007-02-25 03:45:11
·
answer #4
·
answered by *Anica* 2
·
1⤊
0⤋
Foram construídas com pedras. Os blocos eram retirados de pedreiras a dezenas de quilômetros, e já vinham cortados. O transporte era feito por arrastamento sobre um terreno lubrificado (existem alguns hieróglifos mostrando isso) com óleo vegetal (talvez azeite). De qualquer jeito esse método empregava muita gente, e não se sabe com certeza, quantos eram trabalhadores pagos e quantos eram escravos. As pedras eram encaixadas, o cimento ainda não tinha sido inventado.
As pirâmides são os túmulos da realeza egípcio. Suas proporções exatas demonstram os excelentes conhecimentos de engenharia e geometria dos egípcios.
2007-02-25 04:22:08
·
answer #5
·
answered by ha_ver_o_sol_poente 4
·
0⤊
0⤋
Muito se tem discutido sobre as técnicas que eventualmente poderiam ter sido usadas pelos antigos egípcios para cortar os enormes blocos que formam as grandes pirâmides de Gizé. Menor atenção tem sido destinada aos métodos que podem ter sido usados para transportar e levantar blocos ciclópicos de pedra.
A solução proposta pela visão clássica é a de que os blocos foram movidos e colocados em seus lugares apenas com o uso da força braçal. Entretando, especialistas em movimentação de grandes pesos com emprego de modernos guindastes levantam dúvidas a respeito.
Christopher Dunn, um engenheiro mecânico inglês que trabalha nos Estados Unidos e que desde 1977 vem se questionando sobre a maneira pela qual as pirâmides foram construídas, escreveu um artigo para uma revista americana no qual debate a questão.
Minha empresa instalou recentemente uma prensa hidráulica pesando 65 toneladas — ele escreveu. Para erguê-la e depois baixá-la pelo telhado, foi necessário um guindaste especial. O guindaste foi trazido para o local desmontado e foi transportado de uma distância de 128 quilômetros, consumindo cinco dias de viagem. Depois de 15 descarregamentos terem sido feitos, o guindaste foi finalmente montado e ficou pronto para uso. Um dos manobristas que executou a tarefa informou que o maior peso que ele havia erguido tinha sido uma peça de 110 toneladas de uma usina nuclear. Quando eu falei a ele sobre os pesos de 70 e 200 toneladas dos blocos de pedra usados no interior da Grande Pirâmide e do Templo do Vale, ele expressou assombro e descrença quanto aos métodos primitivos que são propostos pelos egiptólogos.
A seguir Christopher Dunn faz referência ao único homem no mundo que, baseado em experiência própria, afirmou com todas as letras conhecer o segredo de como foram construídas as pirâmides do Egito, mas que morreu sem revelá-lo. Esse homem foi um imigrante da Letônia, um eremita excêntrico chamado Edward Leedskalnin, que construiu sozinho, no interior dos Estados Unidos, um Castelo de Coral com pedras que chegam a pesar até 30 toneladas, como é o caso da que aparece apoiada no chão na foto acima formando um muro. Ele descobriu uma maneira de erguer e manobrar blocos de coral dessa envergadura usando apenas meios manuais. Seria possível para um homem de um metro e meio de altura e 50 quilos de peso realizar tal feito sem conhecer técnicas estranhas ao nosso entendimento contemporâneo de física e mecânica? As realizações desse homem surpreenderam muitos engenheiros e tecnólogos que procuraram compará-las com aquelas conseguidas por trabalhadores que manuseiam pesos semelhantes na indústria atual.
para maiores detalhes e curiosidade, segue o endereço eletronico.
2007-02-25 04:09:35
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu vou te indicar um site que mostra direitinho como foram constrídas, inclusive como eles transportavam aquelas pedras gigantescas, muito bom:
http://www.expoente.com.br/professores/kalinke/projeto/piramide.htm
2007-02-25 03:50:27
·
answer #7
·
answered by Lula Lelé 4
·
0⤊
0⤋
Como: com muito sacrifício e esforço humano.
Porque: motivos religiosos e políticos.
2007-02-25 03:49:11
·
answer #8
·
answered by Enzo- 7
·
0⤊
0⤋
Até o dia de hoje não se tem certeza de como este admirável monumento foi construído. O historiador grego Herodoto escreveu que 100.000 homens trabalharam durante 20 anos na construção da Grande Pirâmide. A maioria dos especialistas acredita que foram usadas rampas feitas de tijolo e areia para levantar os blocos, alguns pesando mais de 16 toneladas, para a sua posição devida.
Apesar de que as pirâmides foram feitas para salvaguardar o corpo e posses dos reis mortos, as estruturas foram atacadas e roubadas não muito depois de terem sido acabadas. Quando os exploradores modernos entraram na Grande Pirâmide, os tesouros nela enterrados juntamente com Qufu já tinham desaparecido, e até mesmo o revestimento de calcário das pedras já tinha sido roubado por ladrões.
+
2007-02-25 03:46:11
·
answer #9
·
answered by ♡Sophia♡ 7
·
0⤊
0⤋
Foram construídas pelos escravos para guardar as múmias e os tesouros das famílias reais e suas dinastias.
2007-02-25 03:44:56
·
answer #10
·
answered by Monalisa 2
·
0⤊
0⤋