Tenho visto isso sim.
Sou Professora de Língua Portuguesa e respondo perguntas muito interessantes que às vezes têm equívocos ortográficos. Passo por cima disso a avalio sempre a coerência e a coesão dos textos.
Parabéns pela pergunta. Ela valoriza as idéias e a construção textual.
Quanto ao ensino fundamental, o grande problema está nas séries do 1º segmento. Há um desespero da escola e das Professoras de 1ª a 5ª séries em enfiar regras GRAMATICAIS na cabeça de crianças, fazê-las memorizar essas regras ( muitas vezes ensinadas de forma equivocadas ) e aliadas ao pensamento dos pais de que ensino bom e frte é aquele que faz a decoreba de nomenclaturas e verbos em Português.
Resultado dessa salada: o aluno que chega a quinta série, mal sabe se usa S ou Z, X ou CH, SS ou Ç, L ou U, E ou I, M ou N, qual a posição da sílaba tônica numa palavra, não sabe divisão silábica de palavras mais complicadas, não inicia substantivos próprios com letra maiúscula, não inicia frase com letra maiúscula ( o que mais tarde atrapalha a localização do início de um período ).
Posso te dizer isso com segurança pois dei aula para crianças de 1ª a 4ª série durante 17 anos e hoje ministro aulas de Português de 5ª a 8ª, Ensino Médio e Universitário. O quadro é deseperador, mas não por culpa dos alunos, mas pelo que mencionei acima.
Enfim, o ensino da LÍNGUA vai muito mal obrigada. Mas o de REGRAS GRAMATICAIS... é 10!
2007-02-25 03:40:11
·
answer #1
·
answered by Belinha 7
·
1⤊
1⤋
Nascemos no Brasil e herdamos a língua portuguesa. Não concordo com a simplificação e muito menos com a adoção do internetiquês. Acho que o mínimo que se espera de nós é escrever de acordo com as normas, pelo menos as básicas. E não acho que se possa passar um conteúdo inteligível sem uma ortografia e gramática aceitáveis. Eu mesmo, muitas vezes deixo de responder uma questão porque não entendi exatamente o que a pessoa quer dizer.
2007-02-25 07:20:25
·
answer #2
·
answered by Olívia 5
·
2⤊
0⤋
As escolas e educadores lutam para aperfeiçoar o modo do discente de falar, escrever. As escritas erradas são o reflexo da preguiça de aprender, afinal temos muitas bibliotecas no país, livros são dados, emprestados, a maioria do povo tem acesso à escola...
A língua portuguesa é dificil, mas não impossível, aí cabe o interesse de cada um por ela.
2007-02-25 04:25:42
·
answer #3
·
answered by belzinha 2
·
2⤊
0⤋
José ...veja a pergunta de Alex 171 -faculdades ....é a resposta .
2007-02-25 03:21:26
·
answer #4
·
answered by Oscar D 4
·
2⤊
0⤋
Caro amigo do YR, Todo mensagem é bem passada desde que a outra pessoa compreenda o que o interlocutor que dizer, não cabe a nós o veredito dos erros gramaticais e ortográficos que acontecem, somos passivos de erros e acertos. Eu me dedico a perceber primeiros os acertos dos outros. Fica mais fácil fazer-mos nossa própria avaliação. OK
2007-02-25 04:21:12
·
answer #5
·
answered by LEOTATO 5
·
1⤊
1⤋
Bem vista e focado esta questão. Parabéns!
O YR é um incentivo a escrever, o que para muitos professores de escola é um verdadeiro sufoco (fazer com que os alunos escrevam), aqui as fazem "brincando".
Não estaria eu neste grupo se não teria essa possibilidade, a de "depois de 25 anos no exterior (alemao falado e escrito)" melhorar minhas dissertações em português Tenho que confessar que estou recuperando muito com todos vocês e parabéns aos compreensíveis também.
2007-02-25 03:42:59
·
answer #6
·
answered by hillrivero 3
·
1⤊
1⤋
seria o mesmo que corrigir um texto de redação levaraimos horas para dar notas e o que conta é se fazer entender em suas respostas
2007-02-25 03:23:30
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋