Ofereço aos colegas uma pergunta reflexiva.
A influência exercida pelo poder da maioria numa sociedade(econômico, cultural, religioso ou étnico), formata o alcance do pensamento, do imaginário e dos valores compartilhados pelos seus cidadãos?
A desigualdade é a evidência da inexistência da plena liberdade de escolha numa sociedade, ao nível do indivíduo? (Uma vez que a divergência produz, em muitos casos, discriminação ou marginalização?)
Quando a maioria dos cidadãos vivem de forma precária ou na miséria, um regime pode ainda ser considerado realmente como democrático? (Onde o poder emana do povo e para o seu "próprio" bem é exercido?)
Ou a Democracia, na prática, apresenta-se como uma "Boa Intenção"(ditadura dos fortes), da qual o inferno, há muito tempo, se encontra cheio?
2007-02-25
01:19:18
·
9 respostas
·
perguntado por
Peregrino
6
em
Artes e Humanidades
➔ Filosofia
Observação:
Quem define as regras numa sociedade é a Maioria do Poder, não necessariamente, a maioria das pessoas.
Em muitos casos, a minoria detém na prática a Maioria do Poder (Econômico, Cultural, Religioso, ou até mesmo Étnico)
2007-02-25
01:38:35 ·
update #1
Puro egoísmo.
Os sonhadores, geralmente desprovidos de atitudes mais violentas, gesticulam muito, brandindo o braço em busca de justiça, mas só sonha. Têm soluções milagrosas que nunca coloca em prática.
Os egocêntricos, só conseguem enxergar o próprio umbigo nada mais lhes importando, não agem e nem se envolvem com o "outro".
Os que sonham um pouquinho, se preocupamum pouquinho se preocupam muito mais, e em primeiro lugar, com os seus. Não sobrando espaço para mais ninguém de fora.
Portanto, sobramos todos nós egoístas, que temos soluções para tudo mas sempre achamos que "alguém" tem que fazer...
2007-02-25 01:44:43
·
answer #1
·
answered by Naonda do YR 7
·
1⤊
1⤋
Por uma nova ordem secular e a idéia de um ser uno universal, é representado pela ponta superior da pirâmide. Não por acaso, isto está impresso nas notas de um dólar. É a demonstração da divisão em classes sociais e a aceitação de uma sociedade sujeita a uma hierarquia natural. Os mais poderosos em cima. E, para subir é necessário competir. Nem que para isso acabe a solidariedade e armas sejam planejadas e industrializadas
2007-02-25 01:47:04
·
answer #2
·
answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7
·
1⤊
0⤋
HÁ INDIFERENÇA. E A INDIFERENÇA É PIOR QUE O ÓDIO.
2007-02-25 02:20:20
·
answer #3
·
answered by YECHIDAH 3
·
0⤊
0⤋
eu acredito que a diferença se transforma em desiqualdade social
pq as proprias pessoas inclusive as que sao descriminadas fazem parte de uma cadeia de conceitos que facilmente se transforma em preconceitos quantas vezes eu ja vi clientes chegarem num etabelecimento e os vendedores olharem seus trages e seus carros para decidirem se atendem ou deixa para os vendedores novatos, esse exemplo que parece bobo diante da complexidade da pergunta reflete com perfeiçao a ideia que o proprio respeito pode ser um sinal de preconceito desde que ele nao seja mutuo.
ou seja se respeitam vc e nao me respeitam da mesma forma visto que temos posiçaoes diferentes na sociedade já é preconceito.. abraçao
2007-02-25 01:40:17
·
answer #4
·
answered by angelo a 3
·
0⤊
0⤋
eu nao entendi uma palavra
sera que o meu portugues ta tao ruim?
2007-02-25 01:38:08
·
answer #5
·
answered by ladysorrow 7
·
0⤊
0⤋
Diferença em si, já contém o conceito de desigual. O problema é como se trata a diferença. Se as pessoas compreenderem as questões sócio-políticas que produzem abismos culturais e sociais entre as pessoas e partilharem de uma atitude mais responsável socialmente no sentido de diminuir - sempre e cada vez mais as diferenças - é possível chegarmos a uma sociedade mais equitativa em todos os seus aspectos. E, claro, há muito mais discriminação do que respeito.
2007-02-25 01:37:41
·
answer #6
·
answered by _LadY HawKE_ 5
·
0⤊
0⤋
A influência que vira racismo ou discriminação nem sempre é exercida pela maioria. É exercida pelos que tem alguma forma de poder, mesmo que apenas ideológico. Não precisa ser maioria.
Acho que quando a maioria das pessoas vivem na miséria esse regime não pode ser considerado democrático, porque democracia não é apenas o voto ou igualdade perante a lei. Sem igualdade efetiva nunca vai existir igualdade perante a lei e o Brasil é uma boa prova disso.
2007-02-25 01:32:01
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Eu não acredito que você não sabe a resposta dessa pergunta! É tão simples!!!!!! É tudo culpa do pato que bicou o cachorro por causa da girafa que estava olhando a borboleta!
2007-02-25 01:22:35
·
answer #8
·
answered by Anonimo 1
·
1⤊
1⤋
a sociedade brasileira é caótica,os ricos cada vez mais ricos,os pobres cada vez mais pobres,se todo patrão colocas-sem um
premio,sobre seus faturamentos, não ficariam no prejuizo,se aumentar a renda do trabalhador,as vendas serão maiores e eles ,ganharão mais,mas eles não pensam no funcionario,mas sim em seus lucros exorbitantes.......
2007-02-25 01:31:37
·
answer #9
·
answered by SombrA 2
·
0⤊
1⤋