Quando se conhece a si mesmo, entender o próximo fica mais fácil, já que, a verdade absoluta está dentro de nós, portanto, não precisamos procurar no exterior o que já possuímos no interior... quando a autora diz que "o conhecimento do mundo exterior sem o conhecimento de si mesmo desertifica o mundo", quer dizer que, as coisas só fazem sentido quando as compreendemos... quanto mais aumentamos nosso conhecimento exterior, mais evidente fica nossa ignorância... o deserto de nossa ignorância aparece... não confunda jamais conhecimento com sabedoria, um o ajuda a ganhar a vida e o outro a construir uma vida....
"Ignorante não é aquele sem instrução; é aquele que não conhece a si próprio". ( Krisnamurti )
Não procures a verdade fora de ti, ela está em ti, em teu ser. Não procures o conhecimento fora de ti, ele te aguarda em tua fé interior. Não procures a paz fora de ti, ela está instalada em teu coração. Não procures a felicidade fora de ti, ela habita em ti desde a eternidade. ( Mestre Khane)
A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive, porque a vida não mede o tempo, mas o emprego que dela fazemos.
2007-02-25 05:34:04
·
answer #1
·
answered by Danilo M. 4
·
0⤊
0⤋
Isso nos elva a aqiela velha questão do "Cuida da sua vida", as vezes a gente se preocupa tannto com os outros que acabamos por não cuidar de nos mesmose acabamos por cair num buraco extremamente profundo.
2007-02-27 08:38:35
·
answer #2
·
answered by Tuomas Halopainen 2
·
0⤊
0⤋
E GRANDE SÃO OS DESERTOS DA ALMA...
2007-02-25 14:43:06
·
answer #3
·
answered by LILITH IN FUGA 7
·
0⤊
0⤋
Conhecer o exterior apenas, é um grande mal, precisamos nos conhecer também, inclusive é mais importante. Ficamos vazios ao não nos conhecermos, uma população sem amor é um mundo deserto.
Um abraço!!!
Luz_______
2007-02-25 14:26:27
·
answer #4
·
answered by Luz__ Deus é Amor Infinito construindo 7
·
0⤊
0⤋
Pedro,
Desde pequenos vamos descobrindo o mundo ao nosso redor e descobrindo quem somos nós, experimentando um pouco de cada coisa. Neste meio tempo, nossa cultura acaba por colocar regras e nem sempre são regras que nos ajudam a se conhecer melhor. Depois que o tempo passa e quando temos que passar estas mesmas "regras" para nossos filhos a gente avalia estas regras e começamos a nos questionar se vale a pena, se estamos certos ou errados.
A verdade é que se não seguimos nossos instintos e não ouvimos o que o nosso interior está dizendo, vamos acabar agindo de forma errada, não vamos agregar nada de novo ao mundo e não vamos encontrar felicidade.
Muito bonito e sábio o pensamento!
2007-02-25 14:03:37
·
answer #5
·
answered by Aninha 3
·
0⤊
0⤋
Eis um milenar provérbio chines:
"quem conhece os outros é sábio que conhece a si mesmo é iluminado"
Nós seres humanos que de humanos pouco temos somos o mundo exterior, Acredito que as primeiras mudanças devem ocorrer em si próprio, em cada pessoa, só então poderemos entender aos outros melhor, mas para isso devemos estar inclinados a mudaça, ou seja ver um ao outro como que por espelho, então vemos - nos face a face, as vezes nos indentificamos com os outros naquilo que eles tem de bom e ao contrário nos irritamos e criticamos os outros ou aquilo que eles tem de ruím sem perceber que temos o mesmo defeito e achamos que eles devem mudar, mas e nós se quer tentamos ou temos muita dificuldade e permanessemos constantes mas errônios, sempre identificando os defeitos dos outros através dos nossos e são tão abomináveis que nem se quer suportamos ficar ao lado de alguém, cujos os defeitos são os mesmos que os nossos e traz uma sensação de desconforto, mas como gostariamos de encontrar pessoas como nós, somente naquilo que temos de bom, logo tratemos então de corrigimos - nos nossos piores defeitos, para que possamos entender aos outros melhor e então sermos menos infelizes, etc.
E...
2007-02-25 09:22:50
·
answer #6
·
answered by Ráffa 2
·
0⤊
0⤋
Falta ao homem o conhecimento de si mesmo. Seus gostos, aptidões, sentimentos, seus defeitos e qualidades.
Não adianta ter um julgamento do mundo sem saber julgar a si mesmo.
2007-02-25 08:50:13
·
answer #7
·
answered by Baarbara 2
·
0⤊
0⤋
Muito relativo ...
A ciência é objetiva, o saber, subjetivo.
Conhecer é bom, é prazeroso. Transferir sentimentos à descoberta, apenas enobrece e enriquece o aprendizado. A ser "infeliz" apenas por saber, vai uma grande distância.
2007-02-25 08:47:20
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O q eu tenho a dizer é q a maioria das pessoas só si preocupam com o conhecimento exterior, e isso é o q nos causas tantos problemas, para vc ter uma idéia o aquecimento global é uma causa desse problema, antes só queriam evolução, investimento, tecnologia..., e não pensaram em si mesmo o problemas q isso podem lhe oferecer.
2007-02-25 08:44:44
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
parangari cutirimirruaro!
2007-02-25 09:10:19
·
answer #10
·
answered by Anonimo 1
·
0⤊
1⤋