English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-25 00:16:12 · 8 respostas · perguntado por Thiago I 4 em Ciências e Matemática Biologia

8 respostas

A ostra não faz pérolas, mas estas são formadas por uma reação natural contra corpos estranhos.

Pérolas
Diz uma lenda árabe que as pérolas representam a luz da lua nas profundezas do oceano. Deve existir uma lenda árabe para cada criação da fantasia humana mas o fato é que as pérolas realmente estão ligadas a lua e associam-se a noite, muito mais do que ao dia. Amadas, veneradas, desejadas durante toda a história da civilização as pérolas representaram poder e riqueza. Quando se fala em tesouro, lembramos logo de ouro, diamante, rubi, esmeraldas e pérolas. E o que difere as pérolas desses minerais? Ela simplesmente não é uma pedra encontrada na natureza. A pé**** é produzida por um animal muito estranho e feio: a ostra.
Pérolas - perfeição rara

A pé**** é fruto do sofrimento. A ostra deixa-se penetrar por um simples grão de areia que passa a irritar o seu corpo. Para proteger-se, começa a envolver aquele corpo estranho com uma substancia chamada nácar, camada após camada durante um tempo que varia de um ano e meio em criações artificiais, até 8 anos em situações naturais. O sofrimento da ostra transforma-se nessa obra de arte que conhecemos como pé**** e que ganha destaque mundo afora no desenho de jóias de todo tipo, incluindo aí, peças extremamente sofisticadas, acessível apenas a bolsos muito recheados. As pérolas cultivadas no Taiti fogem da cor tradicional, variando do cinza até o completamente negro, passando por tons azulados e esverdeados e distinguem-se de um modo todo especial.

Pérolas negras - jóias sofisticadas para poucas pessoas

Marcas famosas como Prada, Chanel, Cartier e outras mais, colocam as pérolas na vida de celebridades ao custo de muito dinheiro e tornam as pérolas um segmento milionário no sempre fantástico mundo dos negócios. O cultivo das pérolas acontece especialmente no Taiti e na Austrália, onde verdadeiras fazendas submersas funcionam com um processo bem interessante. As ostras são inoculadas com uma partícula que as irrita e em conseqüência disso começam a fazer a gestação da pé****. O processo pode levar até 8 anos mas normalmente esse tempo situa-se entre os 18 até 24 meses e a pé**** perfeita é raríssima. A maior parte das pérolas produzidas são ovaladas ou em formato de pêra e o tamanho vaia de 6 até 18 milímetors. Nada é perdido. Há uma utilidade para cada tipo de pé**** produzido.

Pérolas negras produzidas em fazendas submarinas - perfeição rara

Existe registro de pérolas desde 3.300 a.C. pela região do Rio Indo. A Rainha Achamenid possuiu um colar de pérolas que hoje está no Museu do Cairo. Ela viveu em 2.300 a.C. e já naquela época as pérolas simbolizavam a nobreza, o poder e a riqueza. Hoje a produção de pérolas mede-se em toneladas - 70 toneladas só no Japão - e os resultados dependem desde o tipo de ostra que é utilizado até a substancia e o formato do grão que se coloca na ostra para irritá-la e começar a gestação da gema. O processo envolve alta tecnologia como em tudo onde se mete o bicho homem. Na Austrália o crescimento das pérolas é mais lento mas a qualidade, a perfeição e o tamanho do produto é muito maior, algumas pérolas chegando a atingir 18mm e um formato perfeito.

Ostras - artistas com obsessão por formas arredondadas
Só em alguns lugares do mundo as ostras produzem as substancias que tornam as pérolas negras. O Atol de Manihi, na Polinésia Francesa é o maior produtor desse tipo de pé****, de altíssimo valor comercial. Mesmo lá, apenas um pequeno percentual das ostras faz o trabalho certinho e essa raridade é que torna as pérolas negras tão valiosas e selecionadas para a confecção de jóias extremamente caras.

Jóias - destaque da nobreza
A produção natural ocorre quando um grão de areia ou outro corpo sólido qualquer invade o corpo da ostra. No processo artificial coloca-se no corpo da ostra uma partícula propositalmente esférica, fabricada com osso de um determinado molusco, provocando assim a reação de defesa do animal. Todo o processo de criação é bastante complexo, envolvendo a produção de ostras, multiplicação dos animais, inoculação por processos manuais que interferem até no metabolismo do animal na tentativa de obtenção da pé**** perfeita. A maior parte da produção é de pérolas de ma qualidade e apenas um pequeno percentual é considerado de boa qualidade. A pé**** perfeita é muito rara.

Mesmo as pérolas deformadas são utilizadas na fabricação de jóias - nada se perde

Os chineses tem inoculado pequenas imagens de Buda em ostras especiais e essas imagens são envolvidas pelo nácar, produzindo pérolas com a imagem dentro. Não é um bom resultado mas nos faz pensar que, mediante pesquisa e uso de tecnologia, futuramente teremos pérolas coloridas artificialmente em qualquer cor desejada e em qualquer tamanho. Atualmente, mesmo as pérolas produzidas artificialmente são pérolas naturais pois de artificial tem somente a produção das ostras e a inoculação do corpo estranho. Todo o processo de produção é feito realmente pela natureza.

Variedade de formas e cores - o que nos aguarda o futuro?

A ostra é uma artista com obsessão por formas arredondadas e trabalhos em tons monocromáticos, com poucas variações de tonalidade. É também uma artista extremamente paciente, capaz de esperar anos para concluir a sua obra de arte, buscando sempre a perfeição mas quase nunca atingindo-a. Nessa sua labuta incansável vem brindando a humanidade com verdadeiras obras de arte ao longo dos séculos e séculos. Modesta, jamais cobrou tributo. O verdadeiro artista é mesmo assim. Será?
Espero ter ajudado e respondido de acordo...
Bjus =]

2007-02-25 04:23:42 · answer #1 · answered by cris 7 · 4 0

Na realidade entra um grão de areia na ostra. Ela por mecanismos de segurança e instinto, reveste o grão com uma camada, aí surgi as perólas!

2007-02-28 08:50:11 · answer #2 · answered by A Tolerância é uma religião. 4 · 0 0

É um mecanismo de defesa da ostra. Quando um corpo estranho entra nela, ela o recobre com uma camada de "madrepé****". Assi, ela se isola do corpo estranho, formando a pé****.

2007-02-27 11:04:48 · answer #3 · answered by juliasno 4 · 0 0

Tiago I,

As pérolas são produzidas por organismos (moluscos), que vivem tanto em águas salgadas como em águas doces. Os moluscos produtores de pérolas mais importantes são as ostras em águas salgadas e os mexilhões em águas doces.

Estes organismos pertencem a um subgrupo de moluscos constituídos por uma concha formada por duas partes, sendo por isso denominados de bivalves.

As pérolas, ao contrário da maioria dos minerais, não necessitam de lapidação ou polimento para revelarem a sua beleza e poderem ser utilizadas em joalharia.

CONSTITUIÇÃO

Segundo alguns autores, o processo natural de formação da pé**** tem início quando uma substância estranha – um grão de areia, por exemplo – se deposita no interior do bivalve, causando-lhe uma irritação, que desencadeia uma reacção para tentar isolar o "invasor", que inclui a produção de uma secreção que recobre o corpo estranho.

Esta secreção é constituída por nácar, composto quase exclusivamente por carbonato de cálcio (sob a forma de cristais de aragonite) e por uma substância proteica denominada conchina.

Os cristais de aragonite dispõem-se em camadas finas e concêntricas sobrepostas com a conchina e é esta estrutura que produz o brilho especial das pérolas dito de nacarado. No entanto, alguns investigadores sugerem outras causas para a formação das pérolas, nomeadamente alterações fisiológicas que conduzem à produção do nácar.

Um abraço!

2007-02-25 11:06:20 · answer #4 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 1 1

A pé**** é formada quando um corpo estranho entra na ostra e essa se defende recobrindo esse corpo com uma substância que é formada principalmente de Carbonato de Cálcio.

2007-02-25 08:19:15 · answer #5 · answered by Beakman 5 · 1 1

são fenômenos da natureza

2007-02-25 08:25:57 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 2

ORAPOIS QUANDO ENTRA UM CORPO ESTRANHO DENTRO DA OSTRA ELA REVESTE COM UMA CAMADA ESPECIAL DE PROTEÇÃO,ASSIM SURGE A PEROLA.

2007-02-25 08:24:32 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 2

Conhecida como "Lágrima dos Deuses" pela mitologia, a pé**** traz também significados místicos e religiosos. Na tentativa de desvendar seu surgimento, o homem fez uso de muita imaginação para compreender este maravilhoso milagre da natureza. A formação da pé**** contém toda esta magia por ser a única gema que é oferecida pronta pela natureza, por isso a consideramos um presente. Graças à ousadia humana, hoje a pé**** pode ser produzida em larga escala - é o que chamamos de pé**** cultivada.

Gema orgânica produzida por moluscos perlíferos, a pé**** pode ser natural ou cultivada, e tanto uma quanto outra podem se originar em água salgada ou doce

A pé**** natural é aquela que provém de uma ostra sem a ajuda do homem, onde um agente externo entra acidentalmente dentro da mesma e este agente irritante provoca a formação de uma substância chamada nácar que vai envolvendo o grão até a formação completa da pé****.

A pé**** cultivada tem basicamente o mesmo princípio de formação da pé**** natural, só que nesta o homem dá sua contribuição para que a mesma possa ser produzida em uma escala comercial. Esta acontece da seguinte maneira: As ostras são criadas em cestos ou gaiolas, até atingirem a idade de 3 a 4 anos, são então introduzidos esferas de madrepé**** para serem o núcleo e um pedaço do epitélio para ser o agente irritante, assim inicia-se a produção de nácar. Após a inserção do núcleo, as ostras são devolvidas à água, permanecendo por um período de 2 a 3 anos (se permanecerem por mais tempo corre-se o risco das pérolas deformarem ou os animais adoecerem). Após este período o nácar adquire uma espessura de aproximadamente 0,8 a 1,2 mm, então os moluscos são retirados da água e as pérolas colhidas de seu interior. Geralmente os moluscos morrem neste momento.

As pérolas cultivadas de água-doce são também denominadas pérolas Biwa. Nos anos cinqüenta, o lago Biwa, em Kyoto (Japão) foi o pioneiro no processo de cultivo de pérolas.

No processo de avaliação de uma pé**** devemos levar em consideração seu formato, cor, tamanho e brilho. Quanto ao formato, podemos dizer que as pérolas podem variar de perfeitamente esféricas a barrocas, sendo as esféricas as mais valiosas.
As pérolas são encontradas em várias cores e as mais comuns são: rosa, branca, bege e amarela. As pérolas cultivadas no Thaiti podem ser encontradas nas cores preta, cinza, azul, roxa e marrom. Das pérolas cultivadas, a preta é a mais rara.

Para melhorar ou mudar suas cores, as pérolas podem passar por processos de descoramento, tingimento ou radiação. Seu tamanho é influenciado pelo tamanho do núcleo inserido (se houver) e pelo tempo de cultivo - sendo que o mesmo pode variar desde o tamanho de uma cabeça de alfinete até o tamanho de um ovo de um pombo. A maior pé**** encontrada tem 5cm de diâmetro, pesa 450 quilates e se encontra no museu de South Kensington (Londres).

Podemos também avaliar o grau de brilho da pé****. Quanto mais lustro ou brilho ela tiver, mais valorizada será.

2007-02-25 08:36:33 · answer #8 · answered by Baarbara 2 · 0 3

fedest.com, questions and answers