English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2 respostas

Depende muito da éspecie,mas no geral aranhas são carnívoras e se alimentam de insetos,pequenos anfíbios,roedores e pássaros.

2007-02-25 05:50:42 · answer #1 · answered by jorge oberdan 3 · 0 0

Estudioso da biodiversidade dos aracnídeos, ele analisou o comportamento alimentar desses animais e identificou diferenças ligadas à evolução e seleção das espécies. O trabalho inédito foi apresentado em Brasília durante o 24º Encontro Anual de Etologia, em novembro de 2006 e em Londrina durante o XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, realizado em fevereiro de 2006.

Na pesquisa, foram analisadas 86 aranhas de 48 espécies. Algumas eram classificadas como fazedoras de teia e outras, aracnídeos de chão. O intuito era investigar se todas se alimentavam de borboletas da subfamília Ithomiinae, extremamente bonitas, mas que produzem uma defesa química (alcalóides pirrolizidínicos) tóxica aos predadores. De modo geral, aranhas de teia, acostumadas a capturar insetos voadores, comem as borboletas; e as de solo rejeitam a presa e se alimentam de outros insetos.

“As aranhas de teia, mais recentes do ponto de vista evolutivo, desenvolveram um mecanismo fisiológico que as protege contra o veneno das borboletas e permite que possam se alimentar delas”, explica Motta. Segundo ele, essa adaptação foi essencial para a sobrevivência desse tipo de aracnídeo, que se alimenta de insetos voadores.

“As aranhas de chão, como não tiveram muito contato com as borboletas, não desenvolveram essa defesa. Por isso, quando sentem o cheiro da borboleta tóxica, simplesmente se afastam dela”, completa. As únicas aranhas de solo que comiam as borboletas eram as caranguejeiras (Theraphosidae). Esse fato, segundo o professor, é bastante curioso, pois provavelmente não está relacionado com a seleção natural darwiniana clássica, é uma característica de origem não-adaptativa. A parte da pesquisa com as aranhas de chão foi feita no laboratório de Aracnídeos da UnB e a parte com as de teia no campo, nas regiões de Uberlândia e de Brasília. Ambas se basearam na observação.

2007-02-28 17:26:04 · answer #2 · answered by FlorParisotto 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers