English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Alguem pode me informar quem inventou a tv ,e em que ano foi inventada e se for possivel qual foi a primeira rede de tv a pegar?
Obrigada

2007-02-24 15:55:29 · 4 respostas · perguntado por harumy 2 em Entretenimento e Música Televisão

4 respostas

Tudinho sobre a tv, e ainda tá resumido...



A televisão é um dos mais utilizados objectos no mundo. Hoje em dia não existe nenhuma casa em que não haja uma televisão ou mais, embora existisse desde 1926.

Quem inventou a televisão?

O inventor da televisão foi John Baird , um escocês. Foi apenas a partir de 1934, quando Vladmir Zworykin, um russo a viver nos EUA, criou o iconoscópio, que surgiram as primeiras aplicações práticas. O iconoscópio permitia decompor uma imagem em milhares de pontos convertidos num sinal modulado.

Será que a televisão tem um papel importante na sociedade actual?

Sim, a televisão tem um papel importantíssimo na sociedade actual, sendo o meio de comunicação de maior impacto junto da opinião pública.
Até ao final da II Guerra Mundial, assistiu-se ainda à era da rádio. A televisão só se expandiu definitivamente na década de 50, com a multiplicação das vendas de aparelhos. Diversificaram-se as produções (que eram ainda todas ao vivo, por imperativo de ordem técnica), aumentou o número de programas transmitidos diariamente e de horas de emissão. A rápida expansão da televisão às mais variadas regiões do mundo provocou, sem uma ruptura aparente, uma verdadeira mutação qualitativa e quantitativa dos meios de comunicação de massas. A televisão fez-se agente de uma revolução que impôs o audiovisual como uma realidade central da cultura e do quotidiano de larguíssimas camadas da população.
Como veículo de informação e instrumento lúdico, a televisão influencia a vida dos cidadãos, modela-lhes as crenças e os valores. Pelas suas características técnicas, acaba por condicionar o espectador a uma atitude de observação passiva das mensagens que recebe. Ao mesmo tempo, a própria força audiovisual dessas mensagens impõe-se de tal forma que os analistas chamam frequentemente a atenção para os perigos de manipulação que podem advir do contacto exclusivo com um meio de comunicação de massas tão imediato e, por isso, tão pouco estimulador da reflexão independente.
Mas, por outro lado, a dimensão informativa e democratizante da televisão no mundo actual não pode deixar de ser apreciada. Com a revolução das telecomunicações, ligada à utilização de cabos e satélites, multiplicaram-se as possibilidades de envio de informações à escala mundial. As populações podem manter-se informadas muito rapidamente, tanto quanto os órgãos de decisão

A televisão em Portugal

Em Portugal, a televisão deu os primeiros passos, a preto e branco, a 4 de Setembro de 1956. As emissões regulares tiveram início a 7 de Março de 1957. Nessa altura, só podia ser captada na região de Lisboa. Nos anos seguintes, a Radiotelevisão Portuguesa (RTP) chegaria ao Porto, à Madeira e aos Açores, e depois cobriria todo o território nacional, com delegações nas diversas regiões. Em 1968 tiveram início as emissões do segundo canal da RTP.
As fases da sua evolução no nosso país confundem-se com os ciclos políticos, económicos e sociais. Durante o Estado Novo, a RTP pertencia ao Estado, à Igreja e à Rádio Renascença, e era o aparelho ideológico do regime. Depois do 25 de Abril de 1974, procedeu-se à nacionalização da empresa. Foi através da RTP que o país assistiu ao maior duelo político a seguir ao 25 de Abril, durante quatro horas, a 6 de Outubro de 1975, entre o líder do PS, Mário Soares, e o líder do PCP, Álvaro Cunhal. É em 1977 que se inaugura a era das telenovelas, com a transmissão da telenovela brasileira Gabriela, que fez parar o país. A transmissão a cores começou em 1980.
Em 1992, com Cavaco Silva como primeiro-ministro, arrancaram as emissões da Sociedade Independente de Comunicação (SIC), o primeiro canal privado de televisão, e em 1993 tiveram início as da Televisão Independente (TVI), canal também privado e inicialmente de inspiração cristã. Estes canais conseguiram em pouco tempo impor mudanças no estilo da informação e da programação em geral. A transmissão da televisão por cabo surgiu em Portugal em 1994 e permitiu o aparecimento de mais canais televisivos nacionais e estrangeiros, proporcionando ao telespectador um leque mais variado de escolhas.

Bjocas gostei da pergunta, resgata interesse sobre algo que nós estamos vivenciando até hoje, e que a maioria são viciados totalmente como eu....

2007-02-24 20:30:35 · answer #1 · answered by Alê na área! 2 · 7 0

A invenção do aparelho de TV


Não se pode dizer precisamente quem inventou a televisão. Os cientistas, desde o início do século XIX, vinham buscando transmitir imagens a distância e, apenas em 1842, com o invento de Alexander Bain, obteve-se a primeira transmissão telegráfica de uma imagem sem movimento (fac-símile), atualmente conhecido como fax. Antes, em 1817, o químico sueco Jakob Berzelius descobriu o selênio, mas só 56 anos depois, o inglês Willoughby Smith chegou a conclusão de que o selênio podia transformar energia luminosa em energia elétrica. Através desta descoberta, pôde-se transmitir imagens por meio de corrente elétrica.

Um passo importante para a criação da TV foi a descoberta do francês, Maurice Le Blanc. Em 1880, ele percebeu que imagens sucessivas apresentadas numa certa velocidade davam a impressão de velocidade. Então, Julius Elster e Hans Getiel inventaram a célula fotoelétrica (1892). Arbwehnelt criou um sistema de televisão por raios catódicos em 1906, sendo que o mesmo ocorreria na Rússia por Boris Rosing. O sistema usava espelhos junto ao tubo de raios catódicos.

Em 1920, realizaram-se as verdadeiras transmissões, graças ao inglês John Logie Baird, através do sistema mecânico baseado no invento de Paul Nipkow – um disco de ferro com furos eqüidistantes, dispostos em espiral. Ao girá-lo, se podia dividir um objeto em pequenos pontos e que em alta velocidade voltava a forma novamente a imagem do objeto.

Quatro anos depois, o inglês Jonh Lodgie Baird transmitiu contornos de objetos a distância e, no ano seguinte, fisionomias de pessoas. Já em 1926, Baird fez a primeira demonstração no Royal Institution em Londres para a comunidade científica e assinou depois contrato com a BBC para transmissões experimentais. O padrão de definição possuía 30 linhas e era mecânico.

Nesse período, em 1923, o russo naturalizado americano Wladimir Zworykin patenteou o iconoscópio, um tubo a vácuo com uma tela de células foto elétricas que permitia a análise eletrônica da imagem: o olho da TV. Usando o iconoscópio, ele transmitiu imagens numa distância de 45 quilômetros. Logo a RCA (Radio Corporation of America) convidou Zworykin para conduzir a equipe que produziria o primeiro tubo de televisão.

Em 31, a RCA já tinha antena no último andar do Empire State Building em Nova Iorque. Os estúdios NBC (National Broadcasting Corporation), embora sua primeira transmissão tenha sido apenas em 1939 com inauguração da Feira Mundial de Nova Iorque. Em março de 1935, emite-se oficialmente a televisão na Alemanha e em novembro, na França, sendo a Torre Eiffel o posto emissor.

Em 1936, Londres utiliza imagens com definição de 405 linhas e inaugura-se a estação regular da BBC (British Brodcasting Corporation). No ano seguinte, três câmeras eletrônicas transmitem das ruas para a TV londrina a cerimônia de Coroação de Jorge VI, com cerca de cinqüenta mil telespectadores. Na Rússia, a televisão começa a funcionar em 1938.

A televisão era então uma realidade, mas o iconoscópio exigia uma quantidade exagerada de luz e a imagem reproduzida era deficiente. Zworykin inventou, então, uma válvula de raios catódicos muito sensível, chamada orticon, que adaptada a câmera equilibrava a luz e dava uma qualidade técnica melhor a imagem. O orticon passou a ser produzido em escala industrial a partir de 1945. O sistema passou a ser, depois, totalmente eletrônico.

A tecnologia da TV ficou parada durante a Segunda Guerra Mundial. A Alemanha foi o único país da Europa a manter a televisão no ar. Paris voltou as transmissões em outubro de 1944, Moscou em dezembro de 1945 e a BBC em junho de 1946, com a transmissão do desfile da vitória. Somente no início de 50 a telinha passou a fazer parte da realidade de todos os países e se firmou como meio de comunicação de massa.

Neste ano: a França possuía uma emissora com definição de 819 linhas, a Inglaterra com 405 linhas, os russos com 625 linhas e os Estados Unidos e o Japão com 525 linhas, enquanto o Brasil inaugurava sua primeira TV.

2007-02-24 16:32:08 · answer #2 · answered by Josi 4 · 3 0

Só sei alguns detalhes:
A tv foi inventada em 1950 em preto e branco.(nos Estados Unidos)
Em cores, foi em 1970.
O sistema de cor adotado no Brasil foi o PAL-M pela Telefunken.
Já o inventor do rádio foi Marconi.

2007-02-24 16:07:25 · answer #3 · answered by henrique t 3 · 1 2

Bem, o nome do inventor eu não sei, posso te ajudar a pesquisar, mas ela foi inventada com base nas transmissões de rádio, cujas informações são interpretadas e convertidas a gerar imagens. Pergunte ao Beckman, ele te responderá melhor.

2007-02-24 16:19:31 · answer #4 · answered by Brown GT 2 · 0 3

fedest.com, questions and answers