English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eu não tenho nada contra drogados, fumantes e alcoolatras, mais sempre tive essa dúvida: é proconceito também não gostar deles?

2007-02-24 15:33:54 · 24 respostas · perguntado por Lu Angel =D 1 em Ciências Sociais Sociologia

24 respostas

Não gostar, manter-se distante deles e não fazer comentários sobre os mesmos, não é preconceito. Pior é quando você torna isso público, vizível, explícito. Aí é preconceito, sim. Mas, tente entendê-los...

2007-02-25 00:19:10 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 1

Não vejo isso como preconceito e sim como uma opção escolhida por vc p q se sinta melhor. Se vc ñ fuma, ñ bebe e ñ se droga é normal q queira se manter distante de quem o faz. Mas cuida p ñ exagerar e ser vista como preconceito.

2007-02-24 15:45:24 · answer #2 · answered by Paphy Gallagher 5 · 3 1

Não acho que seja preconceito voce não gostar de pessoas cujos hábitos te incomodem, os quais vc não acha corretos nem sádios não é preconceito, é sua opinião.

2007-02-24 18:05:20 · answer #3 · answered by kamunguesi 2 · 1 0

preconceito é vc julgar uma pessoa antecipadamente,
um pré-conceito...
pode ser o que for.se vc julgar antes,somente pela aparencia ,$$$,e o que falam dele...
é preconceito sim.

2007-02-24 17:27:21 · answer #4 · answered by Vulto 4 · 1 0

A resposta está na palavra "pré - conceito".
Sempre que julgamos algo, sem permitir um amplo diálogo de entendimento... estamos sendo preconceituosos.

Há preconceito em muitas coisas... porque pensar, dialogar, é difícil.

Os abastados podem ter preconceito dos pobres... e estes(como provam movimentos comos os sem teto e sem terra, muitas vezes criam preconceitos a respeito dos que possuem bens).

O preconceito é a ignorância aplicada.
Podemos negar as drogas, o fumo, o alcool, justificando as razões científicas(ou pelo menos, de ordem social). Todavia, para muitos, a palavra "maconha", já evoca uma fértil imaginação do mal... embora, como quem estuda possa ver, que do canhamo, existam inumeras qualidades economicas...

O preconceito, infelizmente, nos impede de ver as coisas com clareza. O preconceito estimula a sociedade a se arraigar em regras... "imutáveis".

Se você pensar um pouquuinho, vai ver que o preconceito não é a mera opinião, mas a negação de se discutir, com ampla ciência, um determinado assunto.

Assim, devido à posição da religião, do governo e das pessoas que não pensam, sim, existe um imenso preconceito contra as drogas e contra os seus usuários... e note: quem pratica o preconceito, via de regra, nem sequer sabe do que está falando... seguem "opiniões de grupo".

Precisamos ser inteligentes. Precisamos ver a quem interessa "manter as coisas como estão". Se descobrirmos este segredo, saberemos quem manipula nossa opinião... e porquê.

Sejamos livres... aceitemos que é preciso abertura ao diálogo. Só assim poderemos conduzir a sociedade para práticas mais sadias. Você e eu nascemos livres. Só depois, com a educação e os falsos conceitos, passamos a aceitar dogmas... e eles são muitos.

Todos somos, em algum aspecto, tendenciosos.
A imparcialidade é um ideal, não uma realidade.
Mesmo dizendo "não tenho nada a ver com isso", estamos apoiando facções. Os que dão de ombros, simplesmente largam a guerra... e apoiam os dominantes... assim, a opinião é o primeiro passo para sair do preconceito.

A mesma opinião que destrói, que mata, é a opinião que liberta.
A liberdade social e o preconceito são, ambos, gerados por opiniões individuais. Portanto, é preciso ter opinião e invocar um amplo diálogo, permitindo à outra parte, o direito de expressão.

Tudo o que se traduz em "inversão" social de costumes... possui tendência a um preconceito. Observe:

Paranormalidade
Excepcionais
Negros pela parte de Brancos
Brancos pela parte de Negros
"Polícia" para "bandido"
"Bandido" para "polícia"
"Drogado" para "careta"
"Careta" para "drogado"
Ricos - pobres
Pobres - ricos
"Comunistas para capitalistas"
"Capitalista para um comunista"
etc.

Os diferentes, por mais bem intencionados que sejam... são diferentes, e porisso, são menos compreendidos.

Por intimidação, as pessoas, em sua maioria, fogem das drogas. A repressão faz elas adquirirem um "pavor" das drogas. Este pavor gera um pânico social... e disto, torna-se impossível falar no assunto de uma maneira mental. As emoções mandam... e a calamidade ocorre...

Podemos melhorar... questionando porque agimos desta ou daquela maneira. Podemos diminuir o preconceito... pois nunca se consegue acabar com uma idéia pela força... a idéia fica mais forte, ou se suprimida, renasce com uma forma e uma resistência insuperável...

O preconceito contra um artista pobre pelos "acadêmicos de Viena"... gerou talvez o pior monstro da história. Milhões perderam a vida na II Guerra por culpa deste simples ato de preconceito...Pensemos nisto.

2007-02-24 16:53:18 · answer #5 · answered by Paul K 2 · 1 0

Se vc dissesse que não gosta de "drogas ilícitas, cigarros e bebidas" [não seria preconceito] porém, quando vc diz que " não gosta dos drogados, fumantes e alcoólatras" passa[no meu ponto de vista] a ser um preconceito!
Pois vc está se isentando deles!
Vivemos num mundo de diversidade!
Não precisamos ser "amigos do peito" dessas pessoas, porém não podemos julgá-las, pois nós[eu vc] podemos ter outros erros que podem ou não ser [maiores] que os delas!
Jesus nos ensinou uma lição de amor:
" Ele viveu em meio à diversidade, nunca discriminou ninguém no entanto, não compartilhou dos erros dos outros!"

@@@@@Abraços!@@@@@

2007-02-24 16:03:50 · answer #6 · answered by Cristina P 2 · 1 0

Claro que sim...nós devemos amar á todos! Mas não aos seus defeitos.

2007-02-24 15:52:09 · answer #7 · answered by Eu 7 · 1 0

Ja diz a palavra preconceito - Pré conceito - ou seja , tu vai cria um conceito de uma pessoa por causa de uma opção ( ou talvez doença) que ela tem sem nem conhecer ela e saber se ela é divertida, religiosa, braba, etc..

Por isso acho que é um preconceito sim!
abraço

2007-02-24 15:51:49 · answer #8 · answered by thiago 1 · 1 0

A princípio, a palavra PRECONCEITO se refere a julgar )determinado indivíduo, atitude, modo de agir, etc.) sem que haja um conhecimento prévio de suas razões, nesse caso eu diria que não gostar dos mesmos é discriminação!!!

Eu também não gosto de álcool, cigarro, etc. Tenho bem claro que o que eu não gosto é das atitudes e hábitos e não da pessoa, conheço pessoas muito boas, divertidas, etc. Que bebem e fumam, mas ainda sim gosto delas...

2007-02-24 15:41:03 · answer #9 · answered by Tôro 2 · 1 0

.
Não... Não chega a ser um preconceito.

É, apenas, uma opinião sua.



Um abraço.

2007-02-24 15:38:34 · answer #10 · answered by Roberto Moura 7 · 2 1

Na minha concepção é uma forma de preconceito sim,pois vc está se referindo a pessoas, se fosse ao hábito seria diferente, vc estaria opinando a um determinado hábito.

2007-02-24 22:45:48 · answer #11 · answered by ♡Sophia♡ 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers