English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Essa eh pra completar a pergunta do Mestre Fernando. Agradeco aos participantes.

2007-02-24 13:21:46 · 14 respostas · perguntado por ladysorrow 7 em Sociedade e Cultura Grupos e Culturas Outras - Grupos e Culturas

14 respostas

Não sei qual foia pergunta do mestre Fernando, mas resolvi responder essa. Primeiro, gostaria de chamar a atenção para o sufixo fobia, pois fobismo não existe. É um tipo de aversão, intolerância, que pode produzir medo, mas não é o medo, senão homofobia seria medo dos homens, como um internalta interpretou, por não saber seu significado. Acho que a razão, o motivo, sim, é um medo; da concorrência, da superação daquele que vem de fora, que é desconhecido, que pode ser melhor.

2007-02-24 13:38:58 · answer #1 · answered by pizza 5 · 1 1

Temos a tendência natural a repelir, por medo; por não entender, algo que é estranho aos nossos costumes.

Se entregar a esse sentimento é exatamente o que se denomina como xenofobia,

2007-02-25 01:29:15 · answer #2 · answered by Enzo- 7 · 1 0

Ladysorro,

A xenofobia apresenta várias origens que podem convergir no mesmo sentido.
Uma delas é a formação que se dá à criança, e que ela reproduz depois na adolescência e em adulta.
A outra é fomentada por interesses políticos, que depois saiem caros.
Por exemplo, quando uma das respostas aponta claramente que os estrangeiros se aproveitam do Brasil, esquece concerteza os milhares de Brasileiros que estão na Europa, e a maioria deles ilegais, o que não me parece que seja uma construção psíquica equilibrada, o que me leva a crer que quem proferiu essa afirmação sofre de xenofobismo.
O diferente e o novo não mete medo à criança, quem lhes incute esses medos são os Pais e a sociedade.
Repare por exemplo que não se tenta fazer uma distinção e identificação de quem vem por bem, mas se tenta a todo o custo impedir a circulação de pessoas. Mas então não nos podemos queixar, quando os dentistas em Portugal sofreram alguma pressão para não exercer a sua profissão naquele País.
A xenofobia é o contrário da liberdade de circulação de bens e pessoas, o que nos levaria ao isolamento, quando hoje discutimos a globalização, mas não nos termos que deveria ser discutida.
A evolução na Europa da tecnologia, levou que fossem desprezados empregos considerados menores, que pessoas vindas de outros Países aproveitam para ganharem a vida, como os catadores de papel no Brasil por exemplo.
A xenofobia é uma forma de pensar monolítica, cuja identificação com a era Paleolítica, se traduz na sua semelhança com o pensamento arcaico e primitivo, em que só se pretende ver um lado das coisas, ignorando os outros aspectos.
Os governos manejam a seu belo prazer, quando isso é do seu interesse particular, a questão da xenofobia, impondo no espírito das pessoas, que aqueles que chegam ocupam o posto de trabalho dos que estão, mas esquecem-se daqueles que partem que vão ocupar o emprego daqueles que estão no seu País de origem.
O xenófobo não raciocina, só olha para o seu umbigo, o que será se não um pensamento dos homens primitivos e metidos a besta ?

Um abraço

2007-02-24 22:25:28 · answer #3 · answered by joão a 3 · 1 0

O fenômeno do racismo e da xenofobia, aumenta a olhos vistos na Europa, designadamente, nos países de cultura cristã e humanista. Pode muito bem ser uma reacção contra os surtos migratórios do Sul e de alguns países do ex-bloco soviético a que veio juntar-se uma evidente crise social e económica. A Europa industrializada tolerou a emigração enquanto contribuiu para o seu desenvolvimento e o desempenho de tarefas julgadas menos nobres como, por exemplo, a construção civil e o trabalho do campo.
Tendo atingido uma certa qualidade de vida, os europeus receiam uma quebra daquele nível devido à imigração.

2007-02-24 21:27:34 · answer #4 · answered by Crys 5 · 2 1

Esse tipo de preconceito, parece que não existe no Brasil. Todo estrangeiro que chega aqui é muito bem recebido, consegue fazer fortuna, constituir família, sendo até mais bem tratado que os brasileiros.

- Na minha cidade tem anualmente uma competição internacional, as famílias recebem os participantes em suas casas, com o maior carinho. Moro numa região de colonização italiana. ( não sou descendente).

2007-02-24 21:46:44 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

O Brasil é um país muito deocrático e as vezes até demais. Isso faz com que muitos estrangeiros admirem e queram construir algo aqui ou memso conhecer à férias. O que acontece é q hoje em dia, o Brasil tb virou sinônimo de "TUDO É LIBERADO" o que atrai cada vez mais estrangeiros q se aproveiam do povo brasileiro achando q aqui é realmente o lugar onde eles fazem o q não podem fazer no país deles. Por muitos casos de impunidade para com estrangeiros é q outros experimentam tb a vinda ao Brasil. Esse tipo de comportamento muitas vezes ajuda ao xenofobismo. Ou possível causa é o brasileiro ficar literalmente abestalhado com as coisas vindas da Europa.

2007-02-24 21:45:38 · answer #6 · answered by Stephy I 3 · 0 0

É aquela coisa: é vc ter medo, pavor, repugnância a tudo e qualquer coisa que é diferente de vc.

Vc é assim! Qualquer coisa estranha, seja um ruído desconhecido, uma pessoa com três olhos ( !!! ) ou um estrangeiro, no caso dos países dos quais não citaremos nomes, llhe causa um certo "desconfio". Esse é o embrião da xenofobia. Porém, há de se convir que todos nós temos preconceitos, a questão é quem toma conta de quem: se nós domamos o preconceito ou ele nos toma!!

Um abração e até mais!!!

Espero ter ajudado!

2007-02-24 21:40:39 · answer #7 · answered by FePalma 2 · 0 0

Acho que o medo do diferente, do desconhecido reflete uma insegurança pessoal , um certo complexo de inferioridade. Quando se está seguro de si mesmo, fica fácil encarar os outros com respeito, sem agressividade ou submissão. Acho que os xenófabos são apenas covardes.

2007-02-24 21:30:58 · answer #8 · answered by Erica 5 · 0 0

Xenofobia é o medo natural (fobia, aversão) que o ser humano normalmente tem ao que é diferente (para este indivíduo).

Xenofobia é também um distúrbio psiquiátrico ao medo excessivo e descontrolado ao desconhecido ou diferente.

Xenofobia é ainda usado em um sentido amplo (amplamente usado mas muito debatido) referindo-se a qualquer forma de preconceito, racial, grupal (de grupos minoritários) ou cultural. Apesar de amplamente aceito, este significado gera confusões, associando xenofobia a preconceitos, levando a crer que qualquer preconceito é uma fobia.

2007-02-24 21:30:05 · answer #9 · answered by LiLi-Jba 2 · 0 0

Não vi a pergunta do Mestre Fernando, mas, na minha opinião, xenofobismo nada mais é do que MEDO, que é resultado da ignorãncia com relação aos estrangeiros.
Aliás, a própria palavra já diz, PHOBIA.
As pessoas têm medo do que desconhecem, têm medo das pessoas diferentes delas, têm medo dos estrangeiros, imaginando que lhes farão mal.
E às vezes, levam a extremos perigosos.
A pergunta anterior, de LUZ, mostra como poderíamos ter um mundo muito melhor se nos respeitassemos e amassemos uns aos outros.

2007-02-24 21:27:55 · answer #10 · answered by Vovó (Grandma) 7 · 1 1

fedest.com, questions and answers