English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

4 respostas

Olá Soraya

Sou assistente social há 3 anos e me formei pela UFF.

Primeiramente, pq vc quer ser AS? Faço esta pergunta, pq muitas pessoas confudem a profissão com solidariedade, com caridade, filantropia e outras coisas. Então se a sua intenção é ser caridosa, escolherá a profissão errada.

No serviço social vc trabalhará com questões sociais. A realidade social será seu objeto de trabalho. A vantagem em ser AS só virá para quem se identificar com a profissão. Não pense que a vantagem "é ajudar o povo"...essa idéia de ajuda é equivocada, pq na verdade nós, assistentes sociais, trabalhamos com os direitos sociais que foram conquistados.
A desvantagem da profissão é que vc poderá enfrentar algumas situações que talvez em outras profissões vc não enfrente, como: "bater sempre de frente" com pessoas que se dizem AS e enfrentar clientelismo no poder público (talvez é a profissão que mais enfrente, pq lida mais habitualmente, porém não são os únicos usuários, com a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica). Agora não pense que serviço social é psicologia ou que ambos se assemelham...numa equipe se completam, mas são campos totalmente diferentes. Digo isso, pq conheço assistentes sociais que entraram na profissão pensando em psicologia.

Qto ao campo de trabalho: a profissão tá crescendo. Há 3 anos atrás saiu no jornal hoje como uma das profissões do futuro. A descentralização permitiu que o mercado de trabalho abrisse mais espaços para o profissional de serviço social. As prefeituras contratam bastante. No concurso do Rj em vigor já foram chamadas 150 AS, com previsão de chegar a 400. Tem as ONGs que tbm estão crescendo. A área judiciária tbm vem abrindo concursos para AS, ministério público tbm. Empresas privadas para trabalhar em consultoria ou com próprios trabalhadores. Tem tbm a Petrobras. Mas, é aquele tal negócio: o maior empregador do AS continua sendo o poder público (executivo e judiciário), portanto concurso público é a melhor alternativa para o assistente social, principalmente os da justiça, que é aonde se tem a melhor remuneração.
Desculpe-me se escrevi muito e sucesso pra vc!

2007-02-24 12:53:09 · answer #1 · answered by debi 3 · 0 0

Você deve ter sonhado ou bebeu muito não ??
Assistente Social no Brasil ???
Essa profissão ainda não foi nem inventada minha filha.

2007-02-24 22:14:04 · answer #2 · answered by Bad Dream 4 · 0 0

Como o nome diz, Assistente Social! campo no Brasil é que não falta! mas se esta pensando em salário bom, gordo etc. então o seu negócio é se amoitar em concurso público, que não sei porque sempre recebem muito e fazem nada!!! gerando toda esta miserabilidade social em que estamos mergulhados, até quando que os miseráveis trabalhadores da iniciativa privada vão aguentar sustentar esta sem vergonhisse é que é a questão???

Mas trabalhar com o social, deve ser um ideal, e os salários são médios p/baixo!!!

2007-02-24 20:41:04 · answer #3 · answered by msfbrpr 6 · 0 0

Eu sou ass social moro no Es. Me formei em janeiro de 2006 to desempregada desde então e por isto me arrependi de nao ter feito um curso de mais mercado profissional (no meu estado). O curso não é ruim,mt pelo contrário, mas por ser um curso onde o monopolio é de mulheres (a maioria sao mulheres),há muita intriguinha, uma querendo se aparecer mais que a outra. Qd uma sabe de uma vaga, so passa informação para a panelinha. O salario esta em torno de 800 à 1 600 por ai. Em Brasilia paga-se mais. Quiser saber mais, entre em contato: jackiemelo@gmail.com. Te conto os detalhes rs

2007-02-24 20:38:47 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers