English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-24 11:24:50 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Política

6 respostas

A operação foi montada pelos regimes militares dominantes na América do Sul, inclusive com a participação brasileira, no sentido de eliminar os desejosos de impor na região o regime comunista com base em Cuba e financiado pela antiga URSS.

2007-02-24 11:50:36 · answer #1 · answered by anjogodoy 4 · 0 0

A Operação Condor foi uma colaboração entre os vários regimes militares da América do Sul — Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai — para coordenar a repressão a opositores de esquerda ("subversivos"), montada a partir do início dos anos 1970 e durou até a onda de redemocratização na década seguinte. O movimento foi liderado por militares da extrema direita da América Latina.

A operação foi batizada com o nome do condor, ave típica dos Andes e símbolo da astúcia na caça às suas presas.

2007-02-24 19:28:13 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Foi uma operação feita para estirpar um câncer social dos mais graves, pena que não deu resultado, pois o tumor mesmo depois de estirpado, sempre volta. Acho que está na hora de operar novamente, pois o negócio já está MUITO feio.

2007-02-24 19:44:04 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

Embora alguns historiadores afirmem que a Operação Condor tenha se iniciado em meados de 1970, sabe-se que as torturas, assassinatos e desaparecimentos de muitos cidadãos do cone sul se iniciaram logo após o golpe militar de 1964 no Brasil.
Na verdade, a Operação Condor foi um acordo costurado por todos os países do cone sul com a intermediação do governo norte-americano na tentativa de legitimar ações de caça, prisões, torturas, assassinatos e desaparecimentos de cidadãos dos países envolvidos nas ditaduras militares.

Ocorreram ainda durante o período das atividades trocas de prisioneiros e desaparecimentos não importando quais eram as suas nacionalidades. A jurisdição da operação se dava em todos os países envolvidos ao mesmo tempo, e era dinâmica de forma a evitar a burocracia nas trocas de informações.

Aos acusados e perseguidos pelos agentes, eram negados todos os direitos jurídicos e políticos, pois poderiam facilmente ser levados de um território a outro sob a acusação de terrorismo.
Em 1978, ocorreu um caso famoso chamado de o "Seqüestro dos Uruguaios", em Porto Alegre com o sequestro de Lilian Celiberti e Universindo Diaz, casal uruguaio residente no Brasil, pelas polícias do Uruguai e brasileira, numa operação conjunta. O caso foi revelado através de uma ligação anônima recebida pelo diretor da sucursal da Veja em Porto Alegre, Luiz Claudio Cunha, que ao tentar verificar a denuncia, acabou por testemunhar o sequestro.


....

2007-03-01 15:19:17 · answer #4 · answered by 7 · 0 0

É tudo que falaram os colegas acima,acrescento ainda que a chamada operação condor que perdurou por muitos anos na América do Sul foi patrocinado pelos EUA.

2007-02-26 21:04:08 · answer #5 · answered by nevermore 2 · 0 0

A famosa Operação Condor foi um acerto entre os governos ditatoriais da década de 60/70, entre vários países da América latina, entre eles, Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, e outros, que violando os direitos internacionais e humanos, permitiam o seqüestro, prisões, tortura, assassinatos de cidadãos considerados de esquerda, ou como se chamava na época de, subversivos, sem obedecer as convenções jurídicas internacionais. Espero ter sido claro! Abraços.

2007-02-24 19:35:54 · answer #6 · answered by conquistadigital 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers