English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

leiam "A inquisição e seu mundo" e "O mito da Idade média"

2007-02-24 10:38:13 · 5 respostas · perguntado por montofrt 2 em Artes e Humanidades História

5 respostas

Caro montofrt,

Muito boa a sua pergunta eu já anotei os títulos dos livros e irei procurá-los o quanto antes.
Realmente poucos objetos de estudo são tão surpreendentes e ricos como a "Inquisição Católica". E o que mais surpreende é constatar o quanto muitas vezes um mito, que não corresponde à um décimo da realidade se torna presente e vivo nas mentalidades coletivas por séculos e séculos até. De fato, a "Inquisição Católica" nunca foi a máquina de tortura e morte como nos é apresentada em filmes de Hoolywood. Mesmo quando se considera que a tortura era algo perfeitamente aceitável para o homem medieval, ainda repleto de conceitos e valores herdados do mundo antigo, o Tribunal do Santo Ofício não tinha como regra aplicá-la em todos os processos interrogatórios e, quando o fazia, era em termos e condições extremamente controladas. Quero assinalar duas regras que eram observadas pelo Inquisidor no caso de um interrogatório com a aplicação da tortura: A exigência da presença de um médico e a não permissão de abuso por parte do algoz. Em outros termos a tortura, aplicada como um último recurso pelo inquisidor do Santo Ofício em seu processo de investigação, era disciplinada e muito restrita e racionalizava uma prática comum ao período que antecedeu a Idade Média. Por mais absurdo que nos possa parecer hoje, a tortura medieval da Inquisição era um avanço quando comparada à de épocas anteriores.
Mas por que então a Inquisição é tão mal-falada nos dias atuais? Para entendermos o porquê disso seria preciso considerar o século XVIII, período em a Inquisição católica estava já em franca decadência e abolida em sua quase totalidade e se deu por um lado o reafirmamento do protestantismo (pululando em novas seitas) e das filosofias humanistas anti-clericais. Nesse perído se cumpria aos reconheciodos "filósofos iluministas" fazer uma contraposição entre o "Século das Luzes" e a "Idade das Trevas", entre o "Munda da Razão" e o mundo dominado pela religião; aos protestantes interessava ocultar os abusos praticados por suas referidas "igrejas" - de fato a "Inquisição Protestante", essa sim foi extremamente intolerante, irracional e sanguinária, para se ter uma base, na Irlanda, uma população de 12 milhões de católicos fôra reduzida em dois séculos a pouco mais de 4 milhões pelas hordas protestantes. Assim, veio à tona toda uma literatura anti-católica que atacava a Igreja e, sobretudo, seu mais notável instrumento de poder, a Inquisição. A "Propaganda Protestante" (mas não apenas destes) foi, por assim, dizer, bastante eficaz e retomou seu fôlego (nunca deixou de respirar) descrevendo o "Santo Ofício" como um mecanismo de opressão utilizado por um clero fanático e sempre obcecado em confiscar as riquezas dos inocentes aos quais eram aplicadas as mais inimagináveis torturas. Esse ímpeto contra as instituições eclesiais católicas foi tão forte que utilizou-se também da arte, misturando realidade e ficção para confundir e difamar, talvez o mais conhecido resultado dessa "técnica propagandística" seja a obra de Edgar Poe, "O Pôço e o Pêndulo" que nos apresenta um Torquemada lúbrico e sanguinário. Outros autores foram mais longe, e apelaram até para a mais pura pornografia quando trataram de representar o inquisidor espanhol como um insaciável abusador de prisioneiras judias.
Tudo isso é construção e não tem, nem de longe, a ver com a realidade histórica constatável; contudo foi muito bem implementado e continua, conforme vc mesmo pôde ver, até por algumas respostas que recebeu aqui, muito presente junto à mentalidade das pessoas que pouco ou nada conhecem da Inquisição católica e da Idade Média.
Um grande abraço, parabéns pela pergunta e tudo de bom,



Clayton.

2007-02-27 14:05:49 · answer #1 · answered by Lavs Deo! 7 · 0 2

Inquisição ser caluniada?

És ou estás doido?

2007-02-27 18:18:56 · answer #2 · answered by Enzo- 7 · 1 1

A inquisição sofre? Não, ela fez sofrer e muito. Até o papa já reconheceu isto e pediu perdão à humanidade pelas atrocidades cometidas por ela. Se considere feliz por não ter vivido naquela época.

2007-02-25 06:38:44 · answer #3 · answered by celisse 5 · 1 1

Você é defensor das barbaridades feitas pela inquisição ?
Eu sou contra totalmente !
fim
ps: Se entendi errado, desculpe !

2007-02-24 21:55:49 · answer #4 · answered by vitor m 6 · 1 1

Acredite, os torturados sofreram mais. Torquemada ficaria feliz com sua pergunta, e certamente teria uma resposta pronta.

2007-02-27 17:42:39 · answer #5 · answered by Genio 5 · 0 1

fedest.com, questions and answers