Falta estímulo as duas partes.
2007-02-24 10:15:30
·
answer #1
·
answered by ♫♫♥ ♥ Cristinyr♥ ♫♫♫♫ 7
·
1⤊
0⤋
Os professores brasileiros não são piores que os professores dos E.U.A ou da Alemanha. O que difere um do outro são as condições de trabalho, o salário (os daqui têm que dar aula em vários lugares pra sobreviver), o investimento em educação e a realidade social de nosso País.
Os professores que dão aula em escolas particulares não são melhores do que os da escola pública (inclusive muitos não conseguiram passar em concursos públicos e por isso dão aula na particular); o que diferencia os resultados é a clientela. Na escola particular há uma seleção. Ensinar pra crianças que têm todas as suas necessidades supridas e vontade de aprender é bem mais fácil do que ensinar pra crianças que não tem suas necessidades básicas supridas e que muitas das vezes não vêem nenhum significado na escola.
Como os governantes não querem mudar, põem a culpa nos professores, querem que o professor seja psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, animador, mágico, sacerdote etc, etc.
Professor é uma profissão como outra qualquer é preciso se ter condições de trabalho pra exercê-la co êxito.
OBS: Não é verdade que os professores da escola privada ganham mais que os da pública, na maioria das vezes é ao contrário
2007-02-24 10:54:52
·
answer #2
·
answered by Clesio M 6
·
1⤊
0⤋
Estou certo que vivemos o momento em que não basta o professor ser bãozinho e sim fascinante. Porém, o educador hoje enfrenta uma série de problemas que deveriam ser analisados cautelosamente pelos os críticos. É sabido de todos que a Educação no Brasil está atrasada por muitos anos. Com a nova política do governo, no sentido de levar os alunos para a escola, os Colégios receberam novos clientes inteiramente nocivos aos estudos e portando inimigo do livro didático. A chegada dos novos clientes impactou tanto que muitos alunos de pessoas mais influentes foram para escola particular inclusive filhos de profissionais que atuam na Educação. Além do que estes alunos tem um cadeia de problemas, como; vícios de várias modalidades, questões culturais, genética, gravidez indesejada, sérios problemas com alfabetização, dificuldade na aprendizagem devido problemas mentais adquiridos no período de gestação, pobreza nos lares, falta do pai, falta da mãe, salas superlotadas ( tem sala que tem 45 alunos etc: Estes fatores certamente, deixará claro que o professor é o grande herói na Educação. Abraço!
2007-02-24 10:34:16
·
answer #3
·
answered by jeocolmeia 3
·
1⤊
0⤋
eu acho q eles recebem muito pouco, tem muitos professores que recebem menos de um salário minimo,isso é muito injusto!!
2007-02-24 10:17:28
·
answer #4
·
answered by matheus g 1
·
1⤊
0⤋
Acho que falta vocação, conheci uma professora que dizia que não estava nem aí pros alunos, se eles estavam ou não aprendendo... pois ela já estava na segunda faculdade e se eles iam pastar no futuro era problema deles... detalhe, ela é func. publica, paga com dinheiro das contribuintes, outro detalhe, o português dela é ridículo... como passou num concurso?
2007-02-24 10:17:02
·
answer #5
·
answered by SYL- Amante da Lua Cheia! 6
·
1⤊
0⤋
Bem, respondo como uma ex-aluna do ensino público estadual do Estado de São Paulo e como uma professora que irá começar sua carreira no magistério municipal ainda esta semana. Alguns podem até criticar o que falarei aqui, mas a verdade é que, pelo menos no meu estado e município, os professores não são tão mal remunerados assim. É claro que pela importância desta profissão, a remuneração devia ser, pelo menos, o triplo disto, mas em face a realidade brasileira, e o nível de salários das demais profissões, o professor (repito: em minha cidade e estado), ganha um salário razoável e muitos benefícios. Todos sabemos que a educação está passando por sua pior fase, mas o problema é muito mais profundo que a existência de maus professores, embora concorde com você que são eles que levam a culpa pela situação do ensino. A educação não deveria ser feita somente na escola, os pais são responsáveis por boa parte (senão a maior parte) daquilo que o aluno já devia trazer de casa. Como a família está alheia aos seus filhos, cabe ao professor tentar ensinar-lhes conceitos fundamentais como educação, respeito, boas maneiras, valores em geral, higiene, cidadania...tudo isso que seria, num país perfeito, função dos pais. E com que recursos ele trabalha? Talvez, nos primeiros ciclos, pelo menos em minha cidade, as escolas estão mais equipadas e preparadas, mas claro que longe do ideal, mas nos ciclos mais avançados? ( da 5ª série ao 3º colegial). As escolas estão em péssimas condições, muitas vezes depredadas pelos próprios alunos, não existem laboratórios, os professores não tem ABSOLUTAMENTE nenhuma autonomia para repreender o aluno ou mesmo para exigir dele um esforço, um aprendizado de fato. Vivem amedrontados pelo medo da violência, não são respeitados por boa parte dos alunos. E a falta de aprendizado está muito bem amparada em legislações que facilitam aprovação dos alunos sem nenhuma condição para as séries seguintes, e por isso o professor também não tem autonomia para ser um pouco mais exigente quanto ao aprendizado de seus alunos. E o contexto social que esses alunos estão inseridos é um dos principais fatores que dificultam o trabalho do professor. Eles não vão à escola para aprender, vão porque se permanecerem na escola serão beneficiado com as "bolsas" do governo, sabem que não precisam se esforçar para serem aprovados, e sabem também que mesmo que se esforcem, que aprendam, ainda estão muito longe de alcançarem oa alunos da rede privada numa disputa por uma vaga na faculdade pública, e sem nenhuma condição de pagarem por uma particular. Isso quando não vêm de lares desfeitos, com problemas com álcool e drogas, gravidez precoce, violência, descaso dos pais... Como um professor consegue ensinar algum conteúdo para esses alunos?
Existe também a realidade de péssimos professores, como bem citaram aí acima. Eu mesma já tive inúmeros professores que usaram essa bela frase: " se vocês não querem aprender o problema é de vocês, eu continuo ganhando do mesmo jeito"! Isso prova que realmente, o salário não é ruim, senão um profissional tão mal assim, que despreza o que faz, não continuaria em tão desprezível trabalho...E como bem disseram também acima, o salário das particulares não é mais alto do que o das públicas, e sim, muitos professores que lecionam nas particulares não conseguiram passar em concursos públicos, ou preferem esse tipo de escola pela realidade completamente diferente, com alunos mais interessados, pais mais participativos, contextos sociais muito melhores...Resumindo: existem professores ruins (esses, deviam ser excluídos da rede de ensino, mesmo concursados, afinal, não existe na lei uma parte que prevê a demissão de um funcionário público por incompetência?), mas muitos são de fato, heróis, que trabalham em péssimas condições, com péssima "clientela", que por sua vez está inserida num péssimo contexto social, e ainda, com gestões educacionais que privilegiam tudo o que não deviam incentivar, e "podam" a autonomia do professor.
2007-02-25 01:11:45
·
answer #6
·
answered by Prifranca 2
·
0⤊
0⤋
Sou professora, mas tenho que admitir que o problema da educação no Brasil é de toda a sociedade, não apenas do aluno, do governo ou do professor. A educação básica, a que eu acho que todo mundo deveria trazer de casa, simplesmente não existe mais... O professor, principalmente o de escolas públicas, se vê muitas vezes sem moral para lidar com certos alunos, que muitas vezes são mal educados, agressivos, etc... Daí eles acabam se acomodando (também em virtude do salário digno que recebem), achando que não vale a pena o trabalho com os alunos... É tudo um círculo vicioso... O problema só vai melhorar quando os professores receberem um salário justo e a educação começar em casa e não na escola, como muitos afirmam... Porém, mesmo com todas essas dificuldades, existem, é claro, professores que se empenham em realmente ensinar. Falo isso porque estudei em escola particular, municipal, estadual e hoje faço faculdade numa universidade federal, portanto, tenho consciência disso.
2007-02-24 11:30:46
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Acho que são poucos que lecionam com dedicação e muitos não demonstram interesse em se atualizar, eu daria nota 05 para a educação, principalmente na rede estadual, ainda precisa muita pesquisa por partes dos professores e do investimento do governo para a educação do país ganhar nota 10. pois o governo investi muito pouco nas pesquisas de campo, fazendo com que o professor desanime e com isso aqueles dedicados carregam sim, um grade peso por não poder fazer mais do que lhe é permitido.
2007-02-24 10:48:40
·
answer #8
·
answered by mluciennersouza 1
·
0⤊
0⤋
O ensino tá péssimo ( todos sabem ), mas de quem é a culpa ??
Bom acho sinceramente que cada vez mais o nível de ensino irá piorar , pela simples razão de estar cada vez mais baixo o nível intelectual dos alunos.
Em meu tempo os valores eram invertidos em relação a hoje.
Estudar em um Pedro II , uma escola técnica federal , um Visconde do Cairú , era motivo de orgulho , pois os profissionais de educação daquela época tinham estímulos (financeiros , didáticos , pedagógicos e pessoais ) para exercerem sua profissão com dedicação.
Hoje além dos profissionais não terem por parte do governo qualquer destes estímulos ainda sofrem com o baixo nível (baixíssimo) dos alunos , que a cada geração conseguem ser pior.
Portanto esses fatores conjuminados é que dão com clareza um painel do que é a educação no Brasil hoje em dia.
2007-02-24 10:41:45
·
answer #9
·
answered by Anaba Tadura 4
·
0⤊
0⤋
Não posso atribuir uma qualidade a todos os professores brasileiros, porque há professores bons e ruins, e há também opiniões diferentes.
2007-02-24 10:33:06
·
answer #10
·
answered by Jucá Costa 3
·
0⤊
0⤋