English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2 respostas

A membrana plasmática age como uma barreira prevenindo o crescimento do cristal de gelo do meio interior da célula. Os sais são excluídos dos cristais de gelo em crescimento, elevando a concentração de sais na água descongelada restante. O aumento gradiente osmótico através da membrana plasmática causa difusão intracelular para fora da célula, desidratação de ambos, célula e membrana plasmática. Quando a cristalização do gelo continua no meio extracelular, as células ficam presas nos canais da solução descongelada entre os cristais de gelo. Se as taxas de congelamento são lentas o suficiente para permitir equilíbrio da água através da membrana, os canais descongelados (com células unidas) ainda existirão em temperaturas bem abaixo do ponto de congelamento da água.

A membrana plasmática pode ser comparada a uma embalagem que protege as células ao mesmo tempo em que funciona como barreita à entrada e saída de substâncias do seu interior.

2007-02-27 11:39:09 · answer #1 · answered by Dedê 3 · 0 0

A membrana plasmática é formada por uma bicamada lipidica. Esta bicamada é formada por três tipos principais de lipídeos: fosfolipídeos, esterois (colesterol) e glicolípideos. Estes lipideos conferem características fundamentais como fluidez e permeabilidade. As membranas são formadas por uma mistura de diferentes fosfolipídeos misturados o que garante que elas não cristalizem mesmo quando em temberaturas mais baixas. Além disso, as moléculas de colesterol, por serem estruturas bastante rígidas, e por se localizarem entre as moléculas de fosfolipideos, dificultam a cristalização da membrana, mesmo em temperaturas mais baixas.

2007-02-25 00:24:28 · answer #2 · answered by Carol 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers