English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Discutam, por favor...

2007-02-24 08:10:23 · 9 respostas · perguntado por Alexandre 4 em Ciências Sociais Sociologia

9 respostas

ATÉ QUE ENFIM ESTÁ CAINDO A FICHA DOS BRASILEIROS , AAAAARRRRREEEE ÉGUA !*

2007-02-24 08:15:53 · answer #1 · answered by SEM NOME ! 7 · 0 1

Esta politica de quotas está aí para reparar um erro da politica antiga dos coroneis que vigorava no brasil império e Republica também sobre a educação dos negro e indios (até porque os coronéis também eram uns ignorantes a ponto de se denominarem coronéis), mas este erro, se nós observarmos, existe até hoje e recaiu também sobre todos os menos favorecidos financeiramente: branco, negros, indios e mestiços que são a maioria, pois a educação pública neste país é pessima e, como não há tempo de reparar esta falha com os negros que já estão em idade de ir para a faculdade , a solução é esta. Eu, como pedagoga e negra que sou opino por uma educação mais séria de agora em diante e só ela será a responsável pela diminuição da violência crescente deste país.

2007-02-24 19:54:26 · answer #2 · answered by yohana7 2 · 0 0

Como Cláudio M disse, sua pergunta exige uma explicação jurídica. Não sou advogado, mas analiso:

A cotas são para as universidades (e para algumas outras entidades que não educacionais), e não para algum processo judicial. Qualquer assunto levado à Justiça certamente não será analisado considerando a cor da pele dos participantes, a menos que o assunto trate disto.

São perfeitamente legais, caso contrário a questão já teria sido levada ao Supremo Tribunal Federal, e este a consideraria inconstitucional.

As cotas devem ser analisadas como políticas de inclusão social, haja vista o contexto histórico de subjugação social, política e econômica dos negros e índios.

Espero ter ajudado,

F.

2007-02-24 19:01:46 · answer #3 · answered by F. 2 · 0 0

Tem toda razão, isto está expresso no Artº 5º da atual Carta Magna Brasileira, de 05.10.1988. Esta aberração legislativa vem comprovar a existencia da DISCRIMINAÇÃO RACIAL, que o Brasil internacionalmente proclama aqui não mais existir desde o dia 13 de Maio de 1888. A capacidade intelectual não pode ser avaliada pela cor da epiderme, sexo, idade, origem, classe social, etc. A capacidade intelectual somente pode ser avaliada através de testes de capacitação, uma vez aprovado o candidato ou candidata estara apta a frequentar a Faculdade escolhida. Só não entendo porque as Faculdades Federais e Estaduais, estão com os estacionamentos lotados de carros zero km, e os pobres? os de baixa renda?ficam de fora? e a moral?onde fica?

2007-02-24 16:37:22 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Adorei sua questão, pois ajuda a refletir sobre o debate a respeito da política de ações afirmativas (e também sobre as cotas).
A igualdade perante a lei está contida na constituição brasileira (e de outros países). Existe também um paragrafo que diz que é dever do Estado estabelecer medidas para que exista essa igualdade. O que ocorre no Brasil é que as pessoas são tratadas diferentemente de acordo com a cor. A política de cotas visa eliminar esse tipo de diferenciação.

2007-02-24 16:27:48 · answer #5 · answered by Misteriosa 4 · 0 0

esse questionamento é simplista, posto que a questão vai muito além da "igualdade perante a lei". temos que analisar a realidade.
no brasil, a escravatura nunca foi abolida no sentido pleno. botou-se os escravos na rua, sem ter onde morar e mesmo trabalhar devido ao extremo preconceito da época. então, a solução para eles foi refugiar-se em áreas rurais (vide quilombos) ou formar agrupamentos de casebres simples, uma forma primitiva da nossa favela....
então;
sabemos que pobreza e educação de má qualidade estão intimamente ligados, já que um fator leva a outro. portanto, esse ciclo nunca se rompe. por exemplo: entre hoje num restaurante (nem precisa ser muito caro) e olhe ao seu redor. qual a proporção de clientes negros em relação aos brancos? entre então em uma favela e analise essas mesmas proporções.
você ainda vai conseguir acreditar que "igualdade perante a lei" existe??

acho que as cotas são uma medida justa - a curto prazo-, por darem a oportunidade de mais pessoas terem uma perspectiva de futuro melhor. não sei se vc se lembra da época da escola, mas na minha época de colégio público muitos jovens desistiam de terminar o ensino médio porque se convenciam de que "não ia servir de nada".
sem dúvida, um investimento em amplitude e qualidade da educação pública seria muito mais eficaz. porém, é uma medida a longo prazo - e no brasil medidas a longo prazo não dão voto (aí já viram......)

2007-02-24 16:25:59 · answer #6 · answered by vira-latas 4 · 1 1

realmente todos são iguais perante a lei, e a política de cotas vem distorcer essa afirmação já que cria uma situação injusta, pois serão reservadas vagas por um critério de seleção baseado na cor da pele e não no desempenho do candidato, o que ao meu ver é injusto. No entanto, tb é injusto e desigual o espaço e as oportunidades existentes para a população negra, e isso é uma herança da época do descobrimento, mas que insiste permanecer na sociedade atual, e corrigir isso é sem dúvida mais que necessario, mas talvez política de cotas não seja a solução mais adequada ao problema, é pois simplista e insuficiente, reflexo exato da competencia pobre de nossos deputados e senadores, que criaram o projeto e o aprovaram, na realidade fizeram o que mais sabem:enrolaram e não resolveram o problema, que requer trabalho serio e mudanças profundas nos diversos setores da sociedade: educação, saúde, empregos, distribuição de renda......

2007-02-24 20:52:08 · answer #7 · answered by Cacau 1 · 0 1

Grande Alexandre ou devo chama-lo de Alexandre o Grande?
Essa sua pergunta vale isso acima.

Sua pergunta tem fundamento jurídico, mas é uma pena que vivemos em um país em que o presidente da república é semi-analfabeto e não enten de direito o que é uma sociedade, não que todos os semi-analfabetos sejam como ele, peço desculpas aos demais que por falta de oportunidade não puderam ter acesso as escolas e a uma maior cultura.

Em um país em que o governo afirma que não existe o racismo, o racismo é crime, nesse mesmo país que o governo afirma não existir o racismo o próprio governo cria quotas nas Universidades.

No país que não existe racismo o povo nordestino esta na mais absoluta miséria por falta de investimentos do governo federal em obras sociais.

O governo meu caro Alexandre, não distorce essa afirmação, apenas não cumpre a LEI como ele deveria ser cumprida.

Essa afirmação é apenas Teoria, na pratica a coisa é completamente diferente.

O governo também diz no ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, que todos os menores tem direito a escola, alimentação e uma vida digna, pare nos semáforos e me mostre a dignidade desses Menores e Adolescentes.

Esse é o pior governo que o Brasil já teve. É um governo populista, cheio de homens sem personalidade.

"O PRINCIPAL É O BARBUDO".

2007-02-24 17:20:59 · answer #8 · answered by ? 6 · 0 1

entaum velho.....
hj ateh a biologia jah entra nessa parada....
pela definiçao da biologia......raças diferentes tm filhos estereis
e nos sabemos q , normalmente, filho de negro c branco pode ter filhos.....
se somos da msm raças, pq cota?
p aumentar o preconceiro de cor

2007-02-24 16:20:25 · answer #9 · answered by Bunitu 1 · 0 1

fedest.com, questions and answers