English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

o umbigo é uma cicatriz do cordao umbilical que liga a mae no bebe,
mas,
e o adao, sera que ele tinha umbigo?????

2007-02-24 07:25:54 · 10 respostas · perguntado por Thiago I 4 em Artes e Humanidades Filosofia

10 respostas

Para quem leu o livro "Banquete", de Platão, há uma outra explicação (mítica) para a existência do umbigo. Segundo consta do livro em questão, os seres humanos eram duplos (duas cabeças, quatro pernas, quatro braços, etc.).

No entanto, para acabar com o orgulho e a arrogância dos seres humanos, Zeus determinou que Apolo (o Deus Grego da medicina, entre outras coisas), separasse os seres humanos. O umbigo seria a comprovação dessa separação...

No que diz respeito à pergunta feita, o umbigo de Adão é uma questão que só possui relevância para quem crê que tudo na Bíblia é um relato de fatos concretos e verídicos.

Eu, por exemplo, não penso assim...

Muitas coisas na Bíblia são, evidentemente, simbólicas, como é o caso de Adão ser o primeiro homem (o que faria com que a humanidade tivesse pouco mais de 5.000 anos).

Basta observar que o livro do "Gênesis" diz que Caim, após matar Abel, foi para a região de Nod, onde conheceu sua mulher e teve um filho de nome Henoc.

Obviamente, vocês perguntarão: mas, se Adão foi o primeiro homem e Eva a primeira mulher, como poderia Caim ter conhecido uma mulher em outra região?

Respostas:

1) Em primeiro lugar, a história de Adão e Eva, assim como grande parte das históricas bíblicas, é um mito. Entenda-se a palavra mito não como uma mentira, uma falácia, mas sim como uma história simbólica, metafórica que, na verdade, procura explicar uma verdade interior, transcendente.

Adão e Eva comendo do fruto da árvore da vida (árvores em histórias mitológicas geralmente representam imortalidade), após o ardil utilizado pela serpente (que, na maioria dos mitos de diversas culturas, representa sabedoria, mudança, aprendizado) é uma história que revela o momento em que o ser humano deixa a dimensão dos instintos e passa a desenvolver o raciocínio (eles descobrem que estavam nus, cobrem-se, Deus diz que o homem terá que trabalhar, etc., etc.).

Portanto, o mito de Adão e Eva representa, simbolicamente, o momento em que o ser humano passou a ter conhecimento de si mesmo, com todas as consequências boas e ruins daí decorrentes.

2) Os povos que elaboraram o mito de Adão e Eva, como todos os povos da época, eram centrados em si mesmos. Em outras palavras, eles estabeleceram a criação do homem a partir da criação do seu próprio povo. Assim, o fato de Caim ter encontrado sua mulher em outra região era irrelevante para eles, pois, no fim das contas, a origem do homem que importava para eles era a de Adão e Eva.

3) Na Antiguidade, o tempo era compreendido de modo circular (não tinha começo, nem meio, nem fim). Na mitologia grega, por exemplo, Zeus era pai das musas. No entanto, as musas cantaram quando Zeus nasceu. Ora, como isso seria possível? Simples, se o tempo era circular - como um anel - os fatos apenas se sucediam e repetiam em uma cadeia infinitiva, não existindo antes, durante e depois, mas apenas o presente.

Somente com o Cristianismo a história passou a ser encarada de forma linear (passado, presente, futuro).

Muitas das confusões entre ciência e religião devem-se ao fato de que as pessoas interpretam mitos e histórias simbólicas como verdades históricas, o que acaba gerando incongruências.

Todos os povos e culturas fizeram e fazem uso de mitos como forma de representaram verdades transcendentes, espirituais, psicológicas, inconscientes, que não podem ser demonstradas por simples palavras.

O problema se dá quando esses mitos são tidos como fatos concretos.

Além disso, muitos fatos concretos são, posteriormente, revestidos por uma aura mitológica e, por isso mesmo, deve-se buscar, tanto quanto possível, separar o fato concreto da visão simbólica que ele representa, a fim de que sejam dissipadas as distorções de interpretação.

2007-02-24 08:24:54 · answer #1 · answered by Ludovico 2 · 1 0

É A PERGUNTA DO SÉCULO!


YAE CRENTAIADA, ALGUEM SE ANIMA A RESPONDER?

2007-02-24 15:36:12 · answer #2 · answered by RMM 3 · 1 0

Por uma questão de logica não,mas seria muito estranho ele não ter.

2007-02-24 15:36:05 · answer #3 · answered by Thiago Nisiyama ★ 4 · 1 0

Huahuahua..Ótima pergunta.
Se formos seguir a lógica, ele não tinha umbigo, pois é uma cicatriz do cordão umbilical, não é?

2007-02-24 18:17:23 · answer #4 · answered by Menina triste 4 · 0 0

Acho que sim. Ele pode ter vindo de Deus. Afinal quem disse que Deus é homem?

2007-02-24 17:29:49 · answer #5 · answered by Aninha 3 · 0 0

.
Existe uma historinha sobre o umbigo de Adão...

Deus chegou prá ele e perguntou :
"Você quer um companheiro ou uma companheira"...

Adão respondeu : "Uma companheira, claro, Senhor ".

Então, Deus deu um sorriso e cutucou o dedo na barriga de adão, dizendo : "Aí, héin, seu sabido !!!"

E, então, ficou lá o buraquinho marcado pela unha de Deus, na barriga de Adão.



Um abraço.

2007-02-24 15:44:58 · answer #6 · answered by Roberto Moura 7 · 0 0

Mistérios que a Igreja não conta!

2007-02-24 15:41:56 · answer #7 · answered by Arthur 2 · 0 0

eu axo que sim

2007-02-24 15:39:32 · answer #8 · answered by AmandINHA 2 · 0 0

acho que nao.

2007-02-24 15:34:55 · answer #9 · answered by Capixaba ;) 4 · 0 0

Não necessariamente.

2007-02-24 15:31:21 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers