English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2 respostas

Olá Lilica,

Para Georg Wilhelm Friedrich Hegel: "Tese x Antítese = Síntese".

Ou seja, para Hegel: "A dialética é a única maneira pela qual podemos alcançar a realidade e a verdade como movimento interno da contradição".

Ele divergia, portanto, do pensamento de Platão e Aristóteles, quais acreditavam que as idéias semelhantes, o consenso produzia o resultado mais satisfatório (Síntese). A dialética é o método, portanto, do choque entre opostos, a fim de ser obter a melhor alternativa (Síntese). Ok?!

B-jos para todos.

2007-02-24 05:25:40 · answer #1 · answered by Si 7 · 0 0

A dialética hegeliana estabelece a relação do "ser em si" com o "ser para si", formando o espírito absoluto. Ou seja, o "ser em si mesmo" são as idéias presentes no pensamento. O "ser para si mesmo" são as idéias postas no mundo como conhecimento humano. O "espírito absoluto" é a transformação do conhecimento produzido no pensamento presente: o momento de reflexão do objeto absoluto. Como está fundada essencialmente na Idéia humana, a dialética hegeliana é também conhecida como dialética idealista. Marx e Engels, fazem a inversão do modelo dialético de Hegel, transformando-o em dialética materialista, onde a ação humana ("em si"), e os fatos ("para si"), determinam a história humana ("Ser absoluto"). A dialética marxista é também conhecida por "Materialismo histórico).

Beleza?

(A)!

2007-02-24 13:31:10 · answer #2 · answered by WILÃO 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers