English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

6 respostas

A Religião pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que a humanidade considera como sobrenatural, divino e sagrado, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.

E mitologia é o estudo dos mitos: lendas e/ou histórias de uma cultura em particular creditadas como verdadeiras e que constituem um sistema religioso ou de crenças específicos.
Espero ter ajudado...
Bjus =]

2007-02-24 04:26:25 · answer #1 · answered by cris 7 · 3 0

A diferença consiste que a mitologia já foi uma religião e hoje não passa de um mito, ou seja, de algo que nossos antepassados creram como verdade; e, a religião atualmente, é tida como única e verdadeira, mas no futuro, a religião de hoje, será uma simples mitologia.

2007-02-27 16:15:06 · answer #2 · answered by kareca 4 · 2 0

Não.

Joseph Campbell, estudioso norte-americano de mitologia, autor de várias obras sobre o assunto, disse certa vez que: "Mitologia é a religião dos outros."

Aquilo que chamamos de mitologia grega, por exemplo, era a antiga religião dos gregos. Da mesma forma, a mitologia romana era a antiga religião de Roma.

Se pudéssemos voltar ao passado, qualquer grego ficaria irritado se disséssemos a ele que Zeus é um mito.

Da mesma forma, aquilo que chamamos de mitologia hindu ou indiana, nada mais é do que a religião Hinduísta, praticada por milhões de pessoas, principalmente na Índia.

Infelizmente, a maioria das pessoas considera apenas a sua religião como expressão da "verdade" e pensa que qualquer outra religião nada mais é do que mitologia, "seita" (expressão pejorativa utilizada sempre com a intenção de diminuir determinada religião ou pensamento religioso), mentira, lenda, "pecado", blasfêmia, etc.

O ser humano e sua intolerância...

2007-02-24 18:01:16 · answer #3 · answered by Ludovico 2 · 2 0

resposta
resumo sobre religião=A Religião pode ser definida como um conjunto de crenças relacionadas com aquilo que a humanidade considera como sobrenatural, divino e sagrado, bem como o conjunto de rituais e códigos morais que derivam dessas crenças.

resumo sobre mitologia=Mitologia é o estudo dos mitos: lendas e/ou histórias de uma cultura em particular creditadas como verdadeiras e que constituem um sistema religioso ou de crenças específicos.O que é mitologia

Os Mitos são, geralmente, histórias baseadas em tradições e lendas feitas para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturais e qualquer outra coisa a que explicações simples não são atribuíveis. Mas nem todos os mitos têm esse propósito explicativo. Em comum, a maioria dos mitos envolvem uma força [sobrenatural] ou uma [divindade], mas alguns são apenas lendas passadas oralmente de geração em geração.

Figuras mitológicas são proeminentes na maioria das religiões e a maior parte das mitologias estão atadas a pelo menos uma religião. Alguns usam a palavra mito e mitologia para desacreditar as histórias de uma ou mais religiões.

O termo é freqüentemente associado às descrições de religiões fundadas por sociedade antigas como Mitologia romana, Mitologia grega,Mitologia Egípcia e Mitologia nórdica, que foram quase extintas. No entanto, é importante ter em mente que enquanto alguns vêem os panteões nórdicos e célticos como meras fábulas outros os têm como religião (ver Neopaganismo).

Pessoas de muitas religiões tomam como ofensa a caracterização de sua fé como um conjunto de mitos, pois isso é afirmar que a religião em si é uma mentira. Mesmo assim, muitas pessoas concordam que cada religião tem um grupo de mitos os quais desenvolveram-se somados às escrituras.

resumo sobre Yavé=O Tetragrama YHVH (também conhecido simplesmente por tetragrama), latinizado para JHVH, refere-se ao nome do Deus de Israel, יהוה. É formado pelas consoantes Yud י Hêi ה Vav ו Hêi ה e era escrito da direita para esquerda, יהוה ou seja, HVHY. O Tetragrama YHVH aparece mais de 6 800 vezes - sozinho ou em conjunção com outro "nome" - no Texto Massorético do Antigo Testamento.

Os nomes YaHVeH (vertido em português para Javé), YeHVah ou YeHoVaH (vertido em português para Jeová), são transliterações possíveis nas línguas portuguesas e espanholas , no entanto, muitos eruditos preferem o uso mais primitivo do nome das quatro consoantes YHVH, que por via do latim, lê-se Javé Iavé ou JaHWeH.

resumo sobre Júpilter=Júpiter (em latim, Iuppiter) era o deus romano do dia, comumente identificado com o deus grego Zeus. Também era chamado de Jovis (Jove).

Filho de Saturno e Cíbele, foi dado por sua mãe às ninfas da floresta em que o havia parido.

Os fados tinham comunicado ao seu pai, Saturno, que ele havia de ser afastado do trono por um filho que nascesse dele. Para evitar a concretização da ameaça do destino, Saturno devorava os filhos mal acabavam de nascer. Quando Júpiter nasceu, a mãe, cansada de ver assim desaparecer todos os filhos, entregou a Saturno uma pedra, que o deus engoliu sem se dar conta do logro.

Criado longe, na ilha de Creta, para não ter o mesmo destino cruel dos irmãos, ali cresceu alimentado pela cabra Amalteia. Quando esta cabra morreu, Júpiter usou a sua pela para fazer uma armadura que ficou conhecida por Égide.

Quando chegou à idade adulta enfrentou o pai e, com a ajuda de uma droga, obrigou-o a vomitar todos os filhos que tinha devorado. Após libertar os irmãos do ventre paterno, empreendeu a revolta titanomaquia. Saturno procurou seus irmãos para fazer frente ao jovem deus rebelde que, com seus irmãos, reuniram-se no Olimpo. Casou-se com Juno, sua irmã e filha preferida de Cibele.

Júpiter teve muitos filhos, tanto de deusas como de mulheres. Marte, Minerva e Vénus são seus filhos divinos, entre outros. Quando se apaixonava por mortais, Júpiter assumia diversas formas para se poder aproximar delas.

Baco era seu filho e da mortal Sémele. A jovem durante a gravidez insistiu que queria ver o pai do seu filho, em toda a glória. Júpiter tentou dissuadi-la, mas sem êxito. Quando o rei dos deuses se apresentou abertamente à sua amante, esta caiu fulminada. Júpiter tomou então o feto e colocou-o na sua barriga da perna, onde terminou a gestação.

Para conquistar a Princesa Europa, transformou-se em touro branco. A jovem aproximou-se e Júpiter mostrou-se meigo. Quando Europa montou sobre o seu dorso, ele elevou-se nos ares e levou a princesa para a ilha de Creta, onde se uniu a ela. Dessa união nasceram Minos, Radamante e Sarpédon.

Noutra altura apaixonou-se por Alcmena, esposa de Anfitrião. Para a conquistar, assumiu a forma do próprio marido e contou com a ajuda de Mercúrio, que tomou a forma do criado Sósia. Dessa união nasceu o semi-deus Hércules.

2007-02-28 10:41:59 · answer #4 · answered by neto 7 · 0 0

A rigor, creio que não. Acho que o cristianismo (assim como outras crenças monoteístas) é que se autocaracteriza como religião e chama todo o resto de mito...

Mas Iavé e Júpiter são diferentes, sim. A começar pelo fato de Júpiter ser o "líder" dos deuses romanos, mas não ser necessariamente o mais poderoso, e muito menos o único, ao contrário do Iavé hebraico.

2007-02-24 16:36:43 · answer #5 · answered by Drika 3 · 0 0

Yave, Júpiter, Alá, Krishina, Tupã, Deus, Jeová são os diversos nomes para o mesmo Ser Superior que criou tudo e todos, pode ser chamado, tb de Energia Cósmica, dependendo da crença de cada um.

2007-02-26 02:02:56 · answer #6 · answered by miauuu 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers