English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-02-24 03:51:35 · 11 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Biologia

11 respostas

Entre algumas das funções do fígado, podemos citar:

destruição das hemácias
emulsificação de gorduras no processo digestivo, através da secreção da bile
armazenamento e liberação de glicose
síntese de proteínas do plasma
produção de precursores das plaquetas
conversão de amônia em uréia
purificação quanto a diversas toxinas

impossível viver sem ele !!

+

2007-02-24 03:56:30 · answer #1 · answered by ♡Sophia♡ 7 · 0 0

O fígado, junto com o baço e a medula óssea são os órgãos responsáveis pela hematopoese, formação e desenvolvimento das células sanguíneas. São também denominados órgãos hematopoiéticos.

As funções do fígado são as seguintes:

- Integração entre os vários mecanismos energéticos do organismo.

- Armazenar e metabolizar as vitaminas.

- Fazer a síntese das proteínas plasmáticas.

- Desintoxicação de toxinas químicas produzidas pelo organismo.

- Desintoxicação de toxinas químicas externas ao organismo.

- Filtragem mecânica de bactérias.

- Controlar o equilibrio hidro-salínico normal.

- Secreção da bile

Ele participa do processo de digestão, armazena vitaminas, anula o efeito de drogas, estoca energia, produz compostos necessários à coagulação do sangue - apenas para citar alguns de seus trabalhos mais conhecidos. É de se imaginar que um órgão assim tão importante deva ser extremamente complexo, de difícil tratamento. E ele é, de fato. O fígado ainda representa um intrincado desafio para a medicina. Tanto que ainda não existe remédio capaz de reavivar as funções de um fígado que já entrou em falência. Uma vez mortas, as células hepáticas (de hepar, palavra grega para fígado) não se recuperam. Contudo, se é difícil curar um fígado doente, a incrível versatilidade de um fígado saudável tem dado esperança de vida a milhares de pessoas em todo o mundo.

Ele é um dos órgãos mais propícios ao transplante, causando menos rejeição do que outros já rotineiramente transplantados, como coração ou rins. Outra característica peculiar desse órgão é sua capacidade de continuar funcionando mesmo quando é cortado ao meio: o fígado é capaz de se regenerar, voltando ao tamanho normal. Assim, um mesmo órgão pode ser usado para salvar a vida de duas pessoas. Ou um simples pedaço do fígado de uma pessoa saudável pode salvar a vida de outra. Por isso, é na área dos transplantes que os hepatologistas têm obtido as maiores conquistas.

2007-02-24 12:05:12 · answer #2 · answered by lindacir 2 · 1 0

Não é possível viver sem um fígado, meu caro amigo...

Ele é responsável pela destruição das hemácias...

Pela digestâo da gordura que você ingere...

Pela conversão da energia de seu corpo...

E muitas outras funções.

2007-02-24 11:53:49 · answer #3 · answered by Beakman 5 · 1 0

Além das funções digestivas, nas quais a bile participa como agente emulsificante das gorduras, o fígado desempenha também um conjunto de atividades para introduzir modificações em quase todas as substâncias que chegam a ele. Através da veia porta, que leva o sangue do intestino carregado de agentes nutritivos bem como possíveis agentes tóxicos, o fígado filtra todos os produtos ingeridos, papel de alta importância para a eliminação de substâncias tóxicas, mediante alterações químicas.

O fígado processa as reservas de ferro, vitaminas e minerais no corpo. Produz bile para ajudar a digestão do alimento e gorduras. Desintoxica o organismo de substâncias químicas, drogas e bebidas alcoólicas. Atua como um filtro, convertendo as substâncias que podem ser aproveitadas ou eliminadas. Converte o alimento em energia armazenada. Fabrica substâncias químicas necessárias para a vida e o crescimento. Produz proteínas novas.

O fígado é o maior e, em alguns aspectos, o mais complexo órgão do corpo humano. Uma de suas principais funções é degradar as substâncias tóxicas absorvidas do intestino ou produzidas em outras áreas do corpo e, em seguida, excretá-las como subprodutos inofensivos pela bile ou pelo sangue. Os subprodutos da bile passam para o intestino e são eliminados do organismo com as fezes. Os subprodutos do sangue são filtrados pelos rins e, em seguida, são eliminados pelo organismo na urina. O fígado produz aproximadamente metade do colesterol do organismo. O restante é oriundo dos alimentos. Cerca de 80% do colesterol produzido pelo fígado é utilizado na produção de bile.
O fígado também converte as substâncias contidas nos alimentos digeridos em proteínas, gorduras e carboidratos. Os açúcares são armazenados no fígado sob a forma de glicogênio e, quando necessário (p.ex., quando a concentração de açúcar no sangue torna-se muito baixa), são fracionados e liberados na corrente sangüínea sob a forma de glicose. Uma outra função do fígado é a sintetização de muitos compostos importantes, sobretudo de proteínas, que o corpo utiliza para realizar diferentes funções.

É impossível viver sem o fígado, e sua saúde é muto importante.

2007-02-27 19:48:14 · answer #4 · answered by Dedê 3 · 0 0

resposta
resumo sobre função do fígado no ser humano=O fígado é a maior glândula do corpo humano, e localiza-se no canto direito superior do abdómen, sob o diafragma. Seu peso aproximado é cerca de 1,5 kg no homem adulto e um pouco menos na mulher. Em crianças é proporcionalmente maior, pois constitui 1/20 do peso total de um recém nascido. Na primeira infância é um órgão tão grande, que pode ser sentido abaixo da margem inferior das costelas, ao lado direito. Funciona como glândula exócrina, isto é, libera secreções em sistema de canais que se abrem numa superfície externa. Atua também como glândula endócrina, uma vez que também libera substâncias no sangue ou nos vasos linfáticos.As funções do fígado=Em algumas espécies animais o metabolismo alcança a atividade máxima logo depois da alimentação; isto lhes diminui a capacidade de reação a estímulos externos. Noutras espécies, o controle metabólico é estacionário, sem diminuição desta reação. A diferença é determinada pelo fígado e sua função reguladora, órgão básico da coordenação fisiológica.

Entre algumas das funções do fígado, podemos citar:

* destruição das hemácias
* emulsificação de gorduras no processo digestivo, através da secreção da bile
* armazenamento e liberação de glicose
* síntese de proteínas do plasma
* produção de precursores das plaquetas
* conversão de amônia em uréia
* purificação quanto a diversas toxinas
Uma usina de processamento=Além das funções citadas acima, este órgão efetua aproximadamente 220 funções diferentes todas interligadas e co-relacionandas. Para o entendimento do funcionamento dinâmico e complexo do fígado, podemos dizer que uma das suas principais atividades é a formação e excreção da bile, ou bílis; as células hepáticas produzem em torno de 1,5 l por dia, descarregando-a através do ducto hepático. A transformação de glicose em glicogênio, este conhecido como amido animal, e seu armazenamento, se dá nas células hepáticas. Ligada a este processo, há a regulação e a organização de proteínas e gorduras em estruturas químicas utilizáveis pelo organismo da concentração dos aminoácidos no sangue, que resulta na conversão de glicose, esta utilizada pelo organismo no seu metabolismo. Neste mesmo processo, o sub-produto resulta em uréia, eliminada pelo rim. Além disso, paralelamente existe a elaboração da seroalbumina, da seroglobulina e do fibrinogênio, isto tudo ao mesmo tempo em que ocorre a desintegração dos glóbulos vermelhos. Durante este processo, também age em diversos outros, tudo simultaneamente, destruindo, reprocessando e reconstruindo, como se fossem vários órgãos independentes, por exemplo, enquanto destrói as hemácias, o fígado forma o sangue no embrião; a heparina; a vitamina A a partir do caroteno, entre outros.

O fígado, além de produzir em seus processos diversos elementos vitais, ainda age como um depósito, armazenando água, ferro, cobre e as vitaminas A, vitamina D e complexo B. Durante o seu funcionamento produz calor, participando da regulação do volume sanguíneo; tem ação antitóxica importante, processando e eliminado os elementos nocivos de bebidas alcoólicas, café, barbitúricos, gorduras entre outros. Além disso, tem um papel vital no processo de absorção de alimentos.
Morfologia=Nos humanos, o fígado tem formato em forma de prisma, com ângulos arredondados, dando-lhe aparência ovalizada, sua coloração é vermelho-escuro, tendendo ao marrom arroxeado, os tecidos que o compõem são de natureza muito frágil, sua aparência e consistência seguem o padrão de outros animais, sua localização é na parte mais alta da cavidade abdominal, embaixo do diafragma no hipocôndrio direito. É formado por três superfícies: superior ou diafragmática, inferior ou visceral e posterior. Alguns anatomistas dividem o órgão em dois lobos, o direito é bem maior que o esquerdo, tendo ainda mais dois lobos bem menores situados entre o direito e o esquerdo. A superfície superior fica imediatamente abaixo do diafragma e o ligamento falciforme divide-a em dois lobos: o direito e o esquerdo. A superfície inferior é plana, dividida por três sulcos, dando uma forma de H. Na parte anterior do sulco direito, encontra-se a vesícula biliar, que é uma bolsa membranosa que armazena bílis; na parte frontal do sulco esquerdo, está situado o ligamento redondo que é uma extensão da veia umbilical.

Existe ainda um sulco transverso determinado pelo hilo, que é por onde entram e saem todos os vasos sangüíneos, excetuando-se as veias hepáticas. Os sulcos dividem a superfície inferior do fígado em quatro lobos: o direito ou quadrilátero; o esquerdo ou triangular; o quadrado, situado na parte da frente do hilo e, por último, o alongado ou na parte posterior também chamado de Spiegel.

O fígado tem grande parte da superfície externa revestida pelo peritônio, que forma os ligamentos que o conectam ao abdômen e às vísceras vizinhas. Envolvendo-o, há um invólucro especial, formado pela chamada cápsula de Glisson, esta, reveste todo o órgão, sem interrupção, como uma capa, que na parte mais próxima do hilo envolve a artéria hepática, a veia porta hepática, o condutor hepático e os nervos.

Embora o tecido hepático seja macio, a cápsula que o recobre é extremamente resistente e diminui a possibilidade de lesões traumáticas, em caso de ruptura, as consequências são gravíssimas, pois o tecido interno se lacera com grande facilidade.

O órgão é constituído por aproximadamente cem mil lóbulos, que são minúsculos agregados celulares formados pelas células hepáticas que se organizam em cordões dispostos em volta da veia chamada de centrolobular. A veia porta contém muitas pequenas ramificações, ligadas às sinusóides, que são espaços compreendidos entre as diversas camadas de células hepáticas.

[editar] Hematologia e irrigação

O fígado é irrigado pela artéria hepática, cuja função é levar sangue arterial oxigenado necessário ao seu metabolismo. O sangue procedente do baço e do intestino vem da veia porta; este é rico em substâncias nutritivas, absorvidas durante a digestão. O sangue é recolhido pela veia centrolobular e conduzido para veias cada vez mais grossas, até chegar à veia supra-hepática.

[editar] Processamento químico e sub produtos

As impurezas são filtradas pelo fígado, que destrói as substâncias tissulares transportadas pelo sangue. Os lipídios, glicídios, proteínas, vitaminas, etc, vindos pelo sangue venoso, são transformados em diversos sub-produtos. Os glicídeos são convertidos em glicose, que metabolizada se converte em glicogênio, e, novamente convertida em açúcar que é liberado para o sangue quando o nível de plasma cai. As células de Kupfer, que se encontram nos sinusóides, agem sobre as células sangüíneas que já não tem vitalidade, e sobre bactérias, sendo decompostas e convertidas em hemoglobina e proteínas, gerando a bilirrubina, que é coletada pelos condutores biliares, que passam entre cordões dessas células que segregam bílis; esta, por sua vez, vai se deslocando para condutos de maior calibre, até chegar ao canal hepático, (também chamado de ducto hepático, ou duto hepático); neste, une-se numa forquilha em forma de Y com o ducto cístico, chegando à vesícula biliar. Da junção em Y, o ducto biliar comum estende-se até o duodeno, primeiro trecho do intestino delgado, onde a bílis vai se misturar ao alimento para participar da digestão. O alimento decomposto atravessa as paredes permeáveis do intestino delgado e suas moléculas penetram na corrente sangüínea. A veia porta conduz estas ao fígado que as combina e recombina, remetendo-as para o resto do organismo.

[editar] A importância do fígado e seu poder de regeneração

Em casos de impactos muito fortes, pode haver ruptura da cápsula que recobre o fígado, com a imediata laceração do tecido do órgão. As lesões em geral são importantes e de extrema gravidade, podendo ser muitas vezes fatais, devido à enorme quantidade de sangue que pode ser perdida, dado o grande número de vasos sangüíneos que compõem o órgão. Se em caso de acidente grave, e consequente lesão, a pessoa sobreviver, o fígado geralmente demonstrará alto e rápido poder de regeneração.

[editar] Enfermidades

Entre as principais enfermidades que acometem ao fígado estão, as Hepatites agudas de etiologia desconhecida, chamadas de hepatites criptogênicas, as hepatites B, C, D e E, as doenças alcoólicas do fígado, as doenças hepáticas tóxicas, as insuficiências hepáticas, as fibroses e cirroses hepáticas, entre outras.

2007-02-26 08:58:01 · answer #5 · answered by neto 7 · 0 0

O fígado processa as reservas de ferro, vitaminas e minerais no corpo. Produz bile para ajudar a digestão do alimento e gorduras. Desintoxica o organismo de substâncias químicas, drogas e bebidas alcoólicas. Atua como um filtro, convertendo as substâncias que podem ser aproveitadas ou eliminadas. Converte o alimento em energia armazenada. Fabrica substâncias químicas necessárias para a vida e o crescimento. Produz proteínas novas.

2007-02-24 15:51:29 · answer #6 · answered by arianariri 2 · 0 0

principalmente metabólico, pela produção de acidos biliares que nos ajudam na digestão de lipídeos(gorduras)
participa na manutenção do sangue pela produção de fatores de coagulação.
deposita vitaminas principalmente as lipossoluveis vit A vit D vit E e vit K.
tem funções na integridade do sistema imunitário.
funciona como centro de detoxicação do organismo.
ainda como reserva de energia através do glicogenio hepático.
creio que é impossivel qualquer mamífero viver sem fígado.
saudações gordo

2007-02-24 15:19:09 · answer #7 · answered by gordo 4 · 0 0

Sem fígado não é possivel viver, a função destruir e equilibrar o volume de gordura que ingerimos, através da bílis.

2007-02-24 12:02:29 · answer #8 · answered by Boca dura 4 · 0 0

Não podemos viver sem o fígado..

O fígado é a maior glândula do corpo humano, e localiza-se no canto direito superior do abdómen, sob o diafragma. Seu peso aproximado é cerca de 1,5 kg no homem adulto e um pouco menos na mulher. Em crianças é proporcionalmente maior, pois constitui 1/20 do peso total de um recém nascido. Na primeira infância é um órgão tão grande, que pode ser sentido abaixo da margem inferior das costelas, ao lado direito. Funciona como glândula exócrina, isto é, libera secreções em sistema de canais que se abrem numa superfície externa. Atua também como glândula endócrina, uma vez que também libera substâncias no sangue ou nos vasos linfáticos.

Entre algumas das funções do fígado, podemos citar:

- destruição das hemácias
- emulsificação de gorduras no processo digestivo, através da secreção da bile
- armazenamento e liberação de glicose
- síntese de proteínas do plasma
- produção de precursores das plaquetas
- conversão de amônia em uréia
- purificação quanto a diversas toxinas

2007-02-24 11:58:44 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Fígado

O fígado é o maior órgão do nosso organismo, pesando cerca de 2% do peso de todo o corpo e, num adulto, corresponde ao tamanho de uma pequena bola de futebol. Suas características físicas (cor, textura, consistência são semelhantes àquelas que observamos no fígado de outros animais como o boi ou a galinha.

O fígado não tem forma muito definida, pois se deixa moldar ao contato com seus vizinhos, como o rim direito e o estômago. Está localizado atrás das costelas, na parte superior do lado direito do abdomen. É responsável por um grande número de funções do nosso organismo e duas são de destaque: o armazenamento e filtragem do sangue e a secreção de uma substância esverdeada chamada de bílis, que desempenha um importante papel na digestão da gordura. O fígado é conectado ao intestino através do duto biliar que carrega a bile até o duodeno. Parte da bile é coletada na vesícula biliar, uma pequena bolsa localizada entre o fígado e o duodeno.

Quase todo o sangue que deixa o estômago e os intestinos passa pelo fígado e em um determinado momento, cerca de 25% do volume total de sangue do organismo encontra-se no fígado.

Aprenda mais sobre o fígado aqui

Enquanto se atribui ao coração a capacidade de sediar as emoções, ao fígado se associa o humor. Não é por acaso que a palavra melancolia, que designa um estado de tristeza e depressão, vem do grego melanós (negro> e chlé (bílis), ou seja, a tristeza teria a ver com a secressão da bílis.

Para os chineses, o fígado está sempre associado à raiva. Por essa razão a Medicina chinesa assegura que o tratamento dos males do fígado deixa a pessoa mais calma e as técnicas de relaxamento fazem muito bem ao órgão. Mas não é só na china que esses conceitos fazem parte do imaginário popular. Com o propósito de desopilar o fígado fazemos algo para promover a alegria. Embora a ciência ocidental não consiga estabelecer uma relação entre uma obstrução nas vias biliares e um acesso de cólega, o gosto amargo de bílis está presente no melancólico "Grito de Alerta" de Gonzaguinha:

Primeiro você me azucrina
Me entorta a cabeça
e me bota na boca
um gosto amargo de fel
Depois vem chorando desculpas
assim meio pedindo
querendo ganhar
um bocado de mel
Não vê que então eu me rasgo
engasgo, engulo
reflito e estendo a mão
E assim nossa vida
é um rio secando
as pedras cortando
eu vou perguntando
até quando?

O fígado é o único órgão que se regenera. Isso permite com que ocorra transplante de fígado inter-vivos. A parte remanescente do fígado do doador, por vezes pouco mais de um terço, restabelece toda a massa extraída. Essa propriedade de regeneração do fígado está bem cracterizada até mesmo na mitologia e foi com base nela que Prometeu recebeu um castigo eterno, porque ousou distribuir o fogo entre os mortais. Zeus mandou amarrá-lo a uma pedra, a fim de que uma águia todos os dias comesse um pedaço do seu fígado que a noite se regenerava.

Mesmo com essa capacidade de regenerar-se, por vezes o fígado falha de modo que a sua insuficiência atinge um grau incompatível com a vida. Neste caso único tratamento é um transplante. Essa situação pode ser resultado de diversas condições, sendo a principal delas a cirrose que é, por sua vez, causada, na maior parte dos casos, por alguns tipos de hepatite ou uso abusivo do álcool. O câncer hepático primário é considerado uma indicação para trans-plante de fígado, embora a malignidade apresente tendência a produzir metástases. Câncer hepático secundário, ou seja, provenien-tes de outras partes do corpo, não é indicação para transplante. A obstrução das vias biliares (atresia biliar) é a principal causa de indicação de transplante hepático em crianças.

Um fígado torna-se disponível para ser transplantado quando uma pessoa morre em um hospital, vítima de acidente cerebral tendo como causa um trauma resultante de acidente de automóvel ou arma de fogo ou provocado por hemorragia ou isquemia.

Um transplante de fígado custa mais de R$ 50.000,00

2007-02-24 12:28:13 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers