English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Qual deus é o mais poderoso e soberano com seus adoradores ou sem adoradores, segundo suas lendas e histórias? Não estou falando do Deus da Bíblia e nem Jesus Cristo.

2007-02-23 23:01:11 · 9 respostas · perguntado por ungida 2 em Sociedade e Cultura Mitologia e Folclore

9 respostas

Depende.

Politeísmo refere-se a inúmeros sistemas religiosos que se caracterizam por er não um único, mas diversos deuses.

Entre os Gregos, tradicionalmente se vê que o Senhor e mais poderoso entre os deuses era Zeus - representação do próprio céu cuja ira se manifestava pelo raio, mas se fores ler o Corpus Hermeticum , escrito provavelmente no séc. II ou III a. C. por Hermes Trismegistus - sumo sacerdote do deus Hermes-Thoth em Alexandria - verás que acima dos deuses havia outro Deus Maior, de aspcto tríplice - Nous, Logos e Demiurgo - muito semelhante à Trindade católica.

Entre os egípcios o Deus criador era, geralmente, Ptah - isto variava conforme a época e o lugar - o mais poderoso entre os seus deuses variou entre Ptah, Osíris/Horus, Ra, Amon e Amon-Ra. Durante o reinado de Amenhotep IV - que posteriormente assumiu o nome de Akhenaton - todos os deuses do panteão egípcio foram substituídos por um único - Aton - representado com a figura do Disco Solar cujos raios terminam em mãos dadivosas.

Entre os Romanos havia um panteão muito similar ao grego. Lá o bambambam era Júpiter - divindade em tudo semelhante ao Zeus dos gregos.

Entre os povos nórdicos, um panteão ligeiramente diferente do greco-romano era comandado por Odin (também chamado Wotan, Woddan ou Wedden) Deus da sabedoria e do conhecimento.

Outro exemplo de politeísmo são as religiões afro-brasileiras. Cada Orixá (orisa) é um deus, sendo que o principal deles é Oxalá, sincretizado com o Senhor do Bonfim. Outro orixá extremamente poderoso é Exu, sincretizado com St.º Antônio, para quem é preciso pedir licença antes de adorar qualquer outro orixá, inclusive Oxalá.

Finalmente, retomo os gregos, com seu Deus trino acima dos deuses - ensinamento que, ao que parece, era iniciático e passado somente aos sacerdotes para chamar a atenção sobre como aquele sistema é similar à crença católica. Ao se apropriar do cristianismo, transformando-o em religião oficial, o Império Romano converteu-o em um politeísmo disfarçado. Pois até hoje - ao contrário do que pregava Jesus - os católicos preferem se valer de divindades intermediárias (aqui chamadas de "santos") em vez de dirigir-se diretamnete a Deus.

Acredito que o essencial é procurarmos os texos sagrados de todas as religiões - não interessa se pol ou monoteístas - e vermos a essência ética e moral destes ensinamentos.

Tirando os aspectos sócio-culturais inerentes a cada cultura, veremos que há uma série de ensinamentos que está presente em TODAS as religiões. Esta é a verdadeira Palavra de Deus, seja Ele Um ou Muitos,

2007-02-24 00:19:20 · answer #1 · answered by O Pantera 5 · 0 0

Não obstante ser falsa, a crença politeísta é uma das mais antigas e espalhadas.

A concepção de um Deus único não poderia existir no homem, senão como resultado do desenvolvimento de suas idéias. Incapaz, pela sua ignorância, de conceber um ser imaterial, sem forma determinada, atuando sobre a matéria, conferiu-Lhe o homem atributos da natureza corpórea, isto é, uma forma e um aspecto e, desde então, tudo o que parecia ultrapassar os limites da inteligência comum era, para ele, uma divindade. Tudo o que não compreendia devia ser obra de uma potência sobrenatural. Daí a crer em tantas potências distintas quantos os efeitos que observava, não havia mais que um passo. Em todos os tempos, porém, houve homens instruídos, que compreenderam ser impossível a existência desses poderes múltiplos a governarem o mundo, sem uma direção superior, e que, em conseqüência, se elevaram à concepção de um Deus único.

curto e rapido a resposta ideal pra sua pergunta,isso e o politeísmo:adoraçao de divindades!!

bjks no coraçao e mta paz!!

2007-02-25 07:28:16 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Politeismo é um sistema de crença ou religião, que admite vários deuses, ao contrário de monoteismo, que admite apenas um deus.

2007-02-24 16:37:33 · answer #3 · answered by infante de selva 2 · 0 0

POLI = VÁRIOS THEOS = DEUS SENTIDO LITERAL = VÁRIOS DEUS.... o que quer dizer sistema religioso que consiste em adoração de vários Deus

Antigamente acreditava-se que determinados deuses prevaleciam em cada determinada área ou local , assim temos deuses do amor, da saúde, ..... e das campinas , dos morros, dos vales, a própria Bíblia relata que, após a derrota do sírios para os judeus eles afirmaram....talvez os deuses deles sejam da campina vamos ataca-los nas montanhas.........

Na fé, que é acreditar em algo.......não admite-se que sua crença seja inferior a outra, assim, se vc acredita nas crenças de origens afro, por certo acreditará que existe um deus maior (oxalá) que permite que outros deuses inferiores atuem nas outras áreas ....yemanjá no mar ...oxossi na caça, etc....

Os cristãos acreditam em um Deus inicio com 3 atuações (pai, filho e Espírito santo) logo, não é monoteísmo ...todavia, quando admitem que santos podem fazer milagres e que existe uma intercessora (Maria) para atuar como auxiliar passam do monoteísmo para o politeísmo.......até pq a Bíblia afirma: Só o Senhor é Deus...logo (cristão = fonte de fé a Bíblia) tem que ser monoteísta e acreditar que todo pode emana de Deus.......

2007-02-24 12:36:23 · answer #4 · answered by uma questão de injustiça 3 · 0 0

Não existe no politeísmo, "deuses" mais ou menos poderosos. O que existe são "deuses" mais ou menos cultuado. Como você mesmo disse, o politeísmo é cheio de lendas e histórias, inventadas pelo homem. Portanto, o que não existe não pode ter poder.

CRISTO É REAL

2007-02-24 07:44:36 · answer #5 · answered by June2000 3 · 0 0

resposta
resumo bobre politeísmo=Politeísmo consiste na crença em mais do que uma divindade de género masculino, feminino ou indefinido, sendo que cada uma é considerada uma entidade individual e independente com uma personalidade e vontade próprias, governando sobre diversas actividades, áreas, objectos, instituições, elementos naturais e mesmo relações humanas. Ainda em relação às suas esferas de influência, de notar que nem sempre estas se encontram claramente diferenciadas, podendo naturalmente haver uma sobreposição de funções de várias divindades.

O reconhecimento da existência de múltiplos deuses e deusas, no entanto, não equivale necessariamente à adoração de todas as divindades de um ou mais panteões, pois o crente tanto pode adorá-las no seu conjunto, como pode concentrar-se apenas num grupo específico de deidades, determinado por diversas condicionantes como a ocupação do crente, os seus gostos, a experiência pessoal, tradição familiar, etc.

São exemplos de religiões politeístas as da antiga Grécia, Roma, Egipto, Escandinávia, Ibéria, Ilhas Britânicas e regiões eslavas, assim como as suas reconstruções modernas e ainda o Xintoísmo e algumas ramificações do Wicca e Hinduísmo.

2007-02-24 07:24:11 · answer #6 · answered by neto 7 · 0 0

Deus é um só ,muda de nome em cada cultura ,algumas delas coloca uma hierarquia de Deuses ex: Deus do fogo,da natureza,da beleza etc...mas veja que sempre há um Deus soberano,

2007-02-24 07:14:08 · answer #7 · answered by ? 6 · 0 0

Simplificando.
Politeismo-Pratica de adorar vários Deuses ou divindades.

Abraços
@

2007-02-24 07:06:11 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Politeísmo significa, numa determinada cultura, a adoração de vários Deuses. Um exemplo foi o antigo egito que adorava Isis, Hórus, entre outros Deuses, cada um zelava por algo diferente.

2007-02-24 07:05:40 · answer #9 · answered by Capiroto Pimenta 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers