Não podemos falar de poder sem submissão,tem poder aquele que tem a capacidade,de manter a submissão:
Os Estados Unidos mantém submisso os países de terceiro mundo ou chamados em desenvolvimento.
Os pais mantém os filhos submissos porque está sustentando....
A policia submete os presos e até mesmo a sociedade a atos agressivos. Isso é abuso do poder!!!!
Todos somos submissos a um sistema capitalista que dita regras para que possamos viver em um mundo consumista.....
Poder dominância de situações através da submissão.
Em relação a minha pessoa gosto de me sentir poderosa quando consigo manter o meu namorado ligado em mim e sempre sendo corteja-da.
2007-02-24 09:28:32
·
answer #1
·
answered by regi 2
·
0⤊
0⤋
Superman,
Defini-se poder, na sua mais pura essência, como capacidade ou possibilidade de agir, de produzir efeitos. Essa capacidade é bastante abrangente pode se referir a pessoas- indivíduos e/ou grupos sociais- coisas e animais.
Tenho o poder de persuasão que para mim é o mais importante dos poderes, o poder da sedução que também não é um poder menor.
Claro que se sentir poderoso por menor que seja este poder deve ser muito bom!!
Um abraço!
2007-02-25 16:41:29
·
answer #2
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
poder, varia em sentidos: força-poder adquirido-poder tomado-poder ofertado e o poder supremo
poder em sentido de força tds temos.
poder adquerido quando lutamos pra vencer p o bem ou p o mal.
poder tomado quando trapaceamos ou superamos alguem antes superior a nos.
poder ofertado, quando damos nosso voto ou cargo e ou nomeamos alguem para decidir e deter tds criterios da vida em sentido geral
poder supremo o poder sem inicio e sem fim..... o poder de Deus-jeová o todo poderoso acima de tds e bem direcionado pq é usado com amor e justiça e força na medida exata!
o homem noa foi feito para ter poder em razão da imperfeiçao adquerida e imcapaciade de ser imparcial!!
adailton
2007-02-24 10:07:43
·
answer #3
·
answered by adailton t 2
·
0⤊
0⤋
Oi Clark
Poder é aquela coisa que todo mundo quer e muita gente acha que tem, mas quando "aquela que não faz acordo" passa e carrega o "poderoso" para a eterna morada, é tarde demais para ele perceber que poder, quem tem é Deus.
Aí o único jeito é morrer, ficar quietinho no caixão, não se mexer e ser enterrado e comido pelos vermes, mesmo. rsrsrs
Nós mortais temos, no máximo, força política.
Jean Jacques Rousseau tem um livro chamado "Do Contrato social" e tanto Rousseau como outros pensadores encaram o poder, não como uma coisa em si (objetiva), mas como um jogo de relações (subjetivas). Então não irão estudar o poder, mas as relações de poder e a forma mais lógica de entender essa relação é através do contrato social no qual o dominado delega o poder para um governante (dominador) por bem ou por mal.
Então, a muito grosso modo, pois o assunto é extenssíssimo, é assim:
No inicio os homens vivem no chamado "Estado de Natureza. Aqui ele é um bicho que se vira por conta própria. Vale a lei do mais forte. Com o passart do tempo ele vai se organizando em grupos, primeiro a família, depois os clãs, as aldeias, as cidades-Estados, até chegar à complexidade dos países/nações.
Enquanto o homem se defende e defende a sua família (prole) ele está vivendo num Estado de Natureza, mas a partir do momento em que ele se une a outros homens e fundam um clã, ou seja, juntam duas ou mais famílias e escolhem (não importa como se dá essa escolha, se pelo voto ou pela força) um chefe, essa escolha passa a se chamar "Contrato social", pois ele abre mão de algumas regalias para obter proteção.
Um exemplo fácil de ser entendido é o de uma ocorrência que assisti envolvendo o ex presidente da federação das indústrias do Paraná e um funcionário demissionário do Senai.
O rapaz acabara de fazer o exame de sangue requerido pelo exame demissional e ao sair foi tomar café na lanchonete do saguão do prédio da Fiep. O tal presidente que era uma pessoa extremamente arrogante e metido a poderoso, chegou com dois outros senhores, empurrou o rapaz e se colocou frente ao balcão. Quase caiu café sobre o terno do presidente. O rapaz se assustou e educadamente alertou o presidente: "Opa! Cuidado. Quase derrubei café no senhor".
O prepotente presidente, acostumado à relação de poder que exercia com mão de ferro sobre os seus funcionários e era piamente obedecido, encarou-o e disse:
"Cuidado porque? Não sei se você sabe, mas sou o presidente de tudo isso aqui. Sai da frente, rapaz!"
O rapaz jogou a chícara de café e umas bolachas salgadas na cara do presidente:
"Enfia a sua presidência no Ku. Não preciso disso aqui (o café da Federação)!"
E foi embora tranquilamente.
O poder do presidente da Federação sessou no momento em que o rapaz foi demitido, ou seja, o Contrato Social havia sido quebrado e o prepotente presidente não percebeu. Porisso tomou um banho de café e pagou o maior mico aos presentes.
Menos de um ano depois esse imbecil morreu e ninguém dos 1800 funcionários da Federação foi ao seu enterro. Isso é poder?
Notou que a relação de poder se encerra no momento que o contrato social se desfaz?
Então não é poder, não é?
O pode em sí, é algo inatingível ao homem e muito relativo enquanto tratado sob uma visão política.
Portanto as relações de poder sempre ocorrerão de forma dialética, ou seja, existirá sempre uma tensão ou conflito onde elas se estabelecerem. A isso damos o nome de "Domínio".
Espero não ter sido muito complicado porque a pergunta que você fez é a pergunta mestra de uma profissão inteira chamada "Ciência Política".
O FHC é bom nisso.
Eu odeio!!! rsrsrs
Não sou politicólogo. Sou Antropólogo.
Vê se você consegue "do Contrato social" e dê uma lida nele. Acho que você irá gostar.
Depois disso, você irá querer saber mais. Então aconselho você procurar pelo "O Leviatã" de Thomas Hobbes, o"Ensaio sobre a Natureza Humana" de John Locke e "Da Democracia" de Alexis de Tocqueville (não falei que o assunto era extenso e complicado? rsrsrs).
Ah, sim !
Na minha empresa, na minha casa e na faculdade na qual leciono, tenho um relativo poder sim, mas procuro evitar de onsiderá-lo como uma posição social e somente usá-lo quando necessário, como uma ferramenta de trabalho, ou seja, tenho poder, mas não gosto de usá-lo.
Alguém disse que "O poder corrompe" e eu concordo com o autor desconhecido dessa frase.
Abs
2007-02-24 06:45:06
·
answer #5
·
answered by Químico 7
·
0⤊
0⤋
O verbo?
eu posso, tu podes, ele pode.nós podemos, vós podeis,
ELES podem....
rsrsrsrs
2007-02-24 06:21:04
·
answer #6
·
answered by Juninha. 7
·
0⤊
0⤋