Francisco de Vitória, um filósofo dominicano preocupado com a questão do direito natural segundo o ponto de vista da Nova Escolástica, afirmou que o homem jamais viveu sozinho, mesmo em seu estado de natureza ele já apresentava uma disposição para a associação e buscava o outro, o jesuíta Francisco Suarez foi outro filósofo envolvido com tal questão, para ele o poder sobre as comunidades não reside no homem enquanto indivíduo e sim numa associação voluntária. Portanto, para os tomistas era fundamental a tese que defendia a idéia de que a vida social e comunitária era inerente à natureza humana, o homem apresentaria, por sua natureza, uma tendência social, não política. 11 Neste caminho os alicerceis para as teorias sobre o contrato social e político foram assentados. Como defender a idéia de que os homens eram naturalmente sociáveis, livres e iguais, se se sujeitavam às leis positivas? Segundo Gonzaga, já na introdução de sua obra, as leis positivas seriam consentidas e necessárias para proclamar a ordem e a manutenção da paz. Sem elas os homens cairiam em desgraça e ficariam entregues às suas paixões, à injustiça e guerras que caracterizavam o estado natural.
2007-02-23 21:02:03
·
answer #1
·
answered by marofransa 3
·
0⤊
0⤋
Francisco Suárez (Granada, 5 de janeiro de 1548 — Lisboa, 25 de setembro de 1617) foi um jesuÃta, filósofo, jurista e pensador dos séculos XVI e XVII, destacando-se como uma das principais figuras do jusnaturalismo e do Direito Internacional da Idade Moderna.
Tendo retomado conceitos da Antiguidade grega e romana, pode-se considerar Suárez um dos precursores da ideia do pacto social (elaborado pelo povo de um estado por forma a torná-lo organizado e governável), mais tarde desenvolvido por outras figuras de proa como Thomas Hobbes ou, já no Iluminismo, John Locke.
Francisco Suárez fará também uma importante reformulação do conceito de soberania, anteriormente teorizado por pensadores como Jean Bodin, analisando-o muito para além daquilo que os seus precursores haviam feito: o poder vem de Deus e á atribuido a toda a comunidade polÃtica. Por outro lado, irá também estabelecer uma distinção importante entre a lei eterna, a lei natural, o direito das gentes, a lei positiva humana (direito civil) e a lei positiva divina (expressa, por exemplo, nos "Dez Mandamentos", retomando em parte a ideia já anteriormente defendida por São Tomás de Aquino, filósofo medieval).Francisco de Vitória (Francisco de Vitoria, em espanhol) (1492-1546) foi um teólogo renacentista e fundador da tradição filosófica chamada Escola de Salamanca, e é conhecido por suas contribuições para a teoria da Guerra Justa.
2007-02-24 15:42:19
·
answer #2
·
answered by patpedagoga 5
·
0⤊
0⤋
resposta
resumo sobre m Francisoc de Vitória=Francisco de Vitória (Francisco de Vitoria, em espanhol) (1492-1546) foi um teólogo renacentista e fundador da tradição filosófica chamada Escola de Salamanca, e é conhecido por suas contribuições para a teoria da Guerra Justa.
resumo sobre Francisco Suarez=Francisco Suárez (Granada, 5 de janeiro de 1548 — Lisboa, 25 de setembro de 1617) foi um jesuÃta, filósofo, jurista e pensador dos séculos XVI e XVII, destacando-se como uma das principais figuras do jusnaturalismo e do Direito Internacional da Idade Moderna.
Tendo retomado conceitos da Antiguidade grega e romana, pode-se considerar Suárez um dos precursores da ideia do pacto social (elaborado pelo povo de um estado por forma a torná-lo organizado e governável), mais tarde desenvolvido por outras figuras de proa como Thomas Hobbes ou, já no Iluminismo, John Locke.
Francisco Suárez fará também uma importante reformulação do conceito de soberania, anteriormente teorizado por pensadores como Jean Bodin, analisando-o muito para além daquilo que os seus precursores haviam feito: o poder vem de Deus e á atribuido a toda a comunidade polÃtica. Por outro lado, irá também estabelecer uma distinção importante entre a lei eterna, a lei natural, o direito das gentes, a lei positiva humana (direito civil) e a lei positiva divina (expressa, por exemplo, nos "Dez Mandamentos", retomando em parte a ideia já anteriormente defendida por São Tomás de Aquino, filósofo medieval).
2007-02-24 07:06:47
·
answer #3
·
answered by neto 7
·
0⤊
0⤋