A gravidade em volta da Terra está sempre presente: não se pode retirar com nenhum "escudo anti-gravidade"... Mas em Terra podem realizar-se experiências em situações em que a força da gravidade é contrabalançada por outras forças. Por exemplo, parte do treino dos astronautas é feito com trabalho dentro de piscinas onde a gravidade é, parcialmente, pelo menos, compensada pela força de impulsão. No ar realizam-se experiências de gravidade reduzida ou mesmo, por curtos instantes, gravidade zero, em aviões que fazem os chamados vôos parabólicos.
E, claro, no espaço, a bordo do vaivém espacial ou da Estação Espacial Internacional realizam-se experiências com ausência ou quase ausência de gravidade. Mas cuidado: isso não significa que os veículos espaciais e os seus tripulantes não estejam atraídos para a Terra pela força da gravidade. Claro que estão! O movimento em órbita da Terra é que faz com que, localmente, não se sinta a gravidade. Os astronautas e tudo o resto como que flutuam,
como as imagens de telvisão e os filmes mostram. Falamos então de imponderabilidade. Têm sido feitas muitas experiências nessas condições, mas muitas estão ainda por fazer.
Os vôos parabólicos são praticamente o único meio em Terra capaz de reproduzir o efeito da gravidade zero, com tripulantes humanos a bordo.
O Avião efetua primeiro uma subida vertiginosa de 7600m, o que gera uma aceleração de 1.8g (ou seja, 1.8 vezes a aceleração da gravidade no solo) durante 20 segundos. O piloto reduz então o impulso do motor praticamente a zero, fazendo com que o avião descreva uma parábola. O avião continua a subir até atingir o ponto de inflexão da parábola, a 8500 metros, e logo depois começa a descer. A descida demora cerca de 20 segundos, durante os quais os passageiros flutuam, devido à ausência de peso criada pela queda-livre do avião. Quando o ângulo com a horizontal atinge os 45°, o piloto acelera de novo e o avião retoma o vôo horizontal estável. Estas manobras são repetidas 30 vezes por vôo.
2007-02-23 13:35:47
·
answer #1
·
answered by jorge oberdan 3
·
0⤊
0⤋
Não é possível simular a ausência de gravidade aqui na Terra. Se você estiver flutuando em uma sala, não significa que lá não existe força gravitacional. Faça uma simples experiência: Segure um livro (na horizontal) com uma das mãos e segure uma borracha (um pouco acima do livro) com a outra mão. Solte os dois ao mesmo tempo e observe bem. Repita várias vezes se necessário. Você verá que a distância entre o livro e a borracha não muda durante a queda. A borracha e o livro caem juntos, mantendo a mesma distância entre si. É como se a borracha flutuasse em relação ao livro. Isso não é ausência de gravidade, pelo contrário, isso só acontece porque existe gravidade. Quando vemos uma simulação da NASA de um astronauta flutuando numa câmara, não existe ausência de gravidade, mas sim uma queda livre de um avião por exemplo, causada pela gravidade.
2007-02-24 04:32:40
·
answer #2
·
answered by Ernesto 2
·
0⤊
0⤋
O corpo esta em queda livre.
Há torres para simulação e o "Vomit comet" (cometa vomito). O "Vomit Comet" e' um avião especial da NASA para simulação de gravidade zero por alguns minutos seguido de períodos com gravidade elevada (maior que 1).
2007-02-23 12:59:59
·
answer #4
·
answered by Sir Mycroft Holmes 2
·
0⤊
0⤋